Detinha



Detinha PL

Aniversário: 01/01
Profissão: Assistente Social
E-mail: dep.detinha@al.ma.leg.br

Biografia


Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues, conhecida como Detinha, natural de Carius-CE, 40 anos, graduada em Serviço Social, presidente estadual do PR-Mulher, casada com o deputado federal Josimar Maranhãozinho e mãe de três filhos.

Em 2005, Detinha iniciou sua trajetória política quando assumiu a Secretaria de Assistência Social do município de Maranhãozinho, onde desenvolveu importantes projetos.

Em 2008, foi convidada a disputar as eleições municipais para o cargo de prefeita, no município de Centro do Guilherme (vizinho a Maranhãozinho) e foi eleita com 52% dos votos. Durante a sua gestão, conseguiu elevar a posição nacional quanto aos índices de desenvolvimento no município. Resultado alcançado a partir de uma política de forte impacto social, com serviços essenciais nas áreas de infraestrutura, políticas de saúde e educação, que possibilitaram o desenvolvimento de Centro do Guilherme. Em razão de todo esse trabalho, disputou a reeleição em 2012, sendo reeleita com 82% dos votos válidos.

Após a experiência como gestora, em 2016, ampliou o seu trabalho social nos municípios acompanhando o seu esposo, deputado Josimar Maranhãozinho, na formulação de políticas públicas para as cidades maranhenses. Dessa forma, comprovou a sua capacidade técnica, político-administrativa e com forte disposição para seguir trabalhando pelo Estado do Maranhão com a mesma característica, sua política de compromissos voltada para o desenvolvimento socioeconômico e fortalecimento dos municípios.

Em 2018, Detinha disputou as eleições concorrendo ao cargo de Deputada Estadual, onde conseguiu com êxito a vitória, sendo a deputada estadual mais bem votada das eleições desse ano, com o total de 88.402 votos.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA