15/05/2019 - Tempo dos Blocos Vinicius Louro

Vinicius Louro

Aniversário: 24/01
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (sem revisão do orador) – Senhor presidente, Senhoras e Senhores Deputados, membros da galeria, internautas, telespectadores da TV Assembleia, funcionários deste Poder. Senhor Presidente, eu venho aqui à tribuna justamente para tratar da questão desses vetos que foram transferidos para próxima semana. Eu queria a atenção dos deputados estaduais que nós temos um Projeto de Lei, de autoria do Deputado Raimundo Louro, no ano de 2013, está aqui até pelo relator da CCJ, pela rejeição do veto, que ele trata, Deputada Detinha, sobre a isenção dos doares de sangue e medula óssea, de taxa de inscrição junto ao vestibular da Universidade Estadual do Maranhão e de concursos públicos no âmbito do estado do Maranhão. Olhe a importância desse projeto de lei! Ou seja, todos os doadores de sangue serão isentos à taxa de vestibular da UEMA e de concursos públicos. Por que chamo a atenção? Porque a gente pode ver a todo momento os diretores de hemonúcleos precisando de doadores de sangue. A gente vê a todo momento campanhas na televisão, gastando milhões de reais pedindo para que as pessoas possam ir doar sangue. E aqui a gente tem um projeto de lei, de autoria do Deputado Raimundo Louro, que vai fazer justamente incentivar as pessoas a doarem sangue, que sangue, Deputada Helena Duailibe, é vida, nós podemos perceber a escassez de sangue nos hemonúcleos, às vezes, muitas pessoas vão aos batalhões da Polícia Militar pedir que policiais, ou em Tiro de Guerra, que o Exército chame seus combatentes para doar sangue. Às vezes, em casos extremos de um acidente grave, a pessoa precisa da transfusão de sangue, portanto, esse projeto é muito importante para a sociedade maranhense e brasileira, haja vista que nós temos sangue que é escasso, como é o caso do O negativo. Com esse projeto de lei, a gente vai fomentar e incentivar que essas pessoas possam ir doar sangue. Eu estava aqui conversando agora há pouco com o líder do governo e ele também entende a importância do projeto. Nós iremos ver como o governo se posiciona dentro da questão e dizer que a própria CCJ desta Casa já teve um parecer pela rejeição do veto governamental em 2013, e aí eu quero pedir a V.Ex.ª, na próxima semana, que a gente possa aprovar esse projeto de lei que é de suma importância para o estado do Maranhão, possibilitando a esses doadores não onerar no seu bolso no caso dos concursos públicos, no caso do vestibular da Uema. Isso é importante, é um projeto de lei que nós temos que observar com cuidado, observar com carinho e aprovar, deputado Rildo Amaral, porque nós vamos garantir vida às pessoas, porque sangue é vida. Então, eu quero aqui pedir atenção e carinho a esse projeto de lei, ao líder do governo, ao governo, que o líder vai consultar o governo, ao presidente desta Casa para que a gente possa aprovar esse projeto de lei sobre a questão da isenção da taxa do vestibular da Uema e de concurso público para as pessoas que doarem sangue.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL - Deputado Vinícius.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Pois não, deputado.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL (aparte) - Deputado Vinícius, eu queria parabenizá-lo e, por conseguinte, seu pai também pelo projeto e lembrá-lo, lembrar a todos aqui, que inclusive o próprio governo, quando abriu o concurso da Polícia Civil, no ano de 2017, Polícia Militar, as pessoas que fossem doadores de medula óssea, havendo comprovação, já estavam isentas. Portanto, não tem por que vir esse veto. Corroboro com sua opinião por conta de que o próprio governo já leva isso em prática e aumenta ainda mais a necessidade de doação de tecidos. Para V.Ex.ª ter uma ideia, cidade como Augustinópolis, no Tocantins, que é menor do que a maioria dos bairros de Imperatriz, que já faz inclusive o teste de medula óssea, e Imperatriz não faz, e isso tem que estar sendo ampliado, tem que ser discutido. Parabenizo pela fala.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Obrigado, deputado Rildo Amaral. Quero aqui até chamar a atenção do deputado Marco Aurélio que essa observância do deputado Rildo Amaral foi muito importante. O próprio governo, na época do concurso para delegado de Polícia Civil, já isentou essas pessoas que fossem doadores de medula óssea e de sangue. Então, eu quero aqui pedir a compreensão e pedir o apoio de todos os deputados para que a gente traga na próxima semana, senhor presidente, e sua força, seu apoio, porque eu até pedi aqui à Mesa que a gente deixasse para tratar esse assunto, deputada Andreia, amanhã com o nosso governador Othelino, né? Com certeza ele ia ter oportunidade de um grande ato como governador já, trazendo à população a questão da doação de sangue. Muito obrigado, Senhor Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA