15/05/2019 - Expediente Final Mical Damasceno


Aniversário: 14/01
Profissão: Administradora

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (sem revisão da oradora) – A Deus seja a glória. Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, Mesa Diretora, profissionais da imprensa, funcionários desta Casa, pessoas que ocupam a galeria, hoje só tem três pessoas aí em cima, telespectadores da TV Assembleia, internautas, graça e paz. Expresso aqui a minha gratidão a Deus pela oportunidade de estar mais uma vez nesta tribuna defendendo as famílias maranhenses. Hoje eu tenho motivo especial. Faz exatamente, Deputado Yglésio, Deputada Daniella Tema e nosso amigo Deputado Edivaldo Holanda, 104 dias que eu subi pela primeira vez, Deputada Helena Duailibe, à tribuna desta Casa. Lembro-me que neste dia, naquele dia, eu iniciei externando a minha satisfação, a minha gratidão a Deus, cantando um louvor e exaltando o nome de Deus. Mas eu nunca imaginei que devido àquela minha manifestação pudesse incomodar, chamar a atenção de muitas pessoas, de alguns profissionais da imprensa. Eu fui bombardeada. Mas nem todas as coisas vem para o mal. E eu fico muito feliz, Presidente Othelino, que, depois daquele meu primeiro discurso, os nossos seguidores nas redes sociais aumentaram. E, pela graça de Deus, tive apoio da nossa base evangélica, que isto é que mais importa para nós, e também das autoridades eclesiásticas e de várias pessoas de outras denominações. E isso nos alegrou muito. Então quer dizer que nem tudo é mau. Valeu à pena ser atacada, ser bombardeada, mas houve um retorno muito bom devido àquela manifestação. Eu jamais poderia deixar de externar a minha alegria de chegar aqui, porque eu sei da grande dificuldade, Deputado Hélio Soares, de chegar aqui a esta Casa. Nós sabemos que há grandes barreiras para chegar aqui. E hoje eu tenho também a felicidade de comemorar junto com o PTB, que hoje está completando os seus 74 anos de fundação. Nós temos a felicidade de ser a primeira Deputada Estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Então estou aqui querendo falar aos meus eleitores, aos nossos irmãos evangélicos, que são os nossos amigos, que nos deram o voto de confiança para chegarmos até aqui. Dizer que não estamos aqui parados. Embora eu não suba a esta tribuna todos os dias, porque eu defendo uma linha de pensamento que na multidão de palavras, há sempre transgressão. Então eu quero dizer ao povo evangélico, à nossa comunidade evangélica que estou aqui trabalhando e fiscalizando, juntamente com a nossa equipe, todos os temas, todas as matérias que tramitam nesta Casa. Nós estamos aqui fiscalizando e de olho para que nada possa impedir a nossa liberdade e também para defender os valores éticos e morais. Sim, permito o aparte, meu deputado. Vamos ouvir primeiro o Hélio Soares que pediu o aparte.

O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES – É Aleluia, irmãzinha, que Deus a ilumine sempre.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Amém.

O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES (aparte) – Deputada, parabenizo-a pelo seu pronunciamento, é bem-vindo a esta Casa e a senhora representa o símbolo da alegria, o símbolo da simplicidade, o símbolo do homem que persegue os seus objetivos e consegue. Na verdade é uma satisfação grande para nós, quando nós nos candidatamos pela simples ideologia e pela vontade de representar os nossos eleitores, de representar o nosso Maranhão com sentimento de poder transformar a vida de cada um para o bem. Não se preocupe com algumas pessoas que a senhora se referiu aí que foi bombardeada, mas isso são pessoas desafortunadas pela própria animação em si, não tem horizontes e não procuram os caminhos de Deus, como Vossa Excelência segue, pratica e fica, a exemplo de todos nós, aqui nesta Casa e fora do Maranhão. Eu queria compartilhar com a senhora essa satisfação que V.Exa. expressa aí de estar representando bem a nossa Casa, representando o Legislativo e continue fazendo aquilo que seu sentimento e que a senhora expressa nesse momento e que a liberdade é constituída e assegurada pela liberdade de expressão, que é a nossa própria Constituição nos ampara. Então, parabéns e adiciono o meu ao seu pronunciamento o mesmo sentimento de evolução, de respeitabilidade, e de fazer com que a nossa sociedade procure acreditar, primeiro, em Deus, depois em si mesmo que nós somos capazes de fazer essa transformação tão sonhada pelos nossos políticos. Muito obrigado.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Muito obrigada, deputado Hélio Soares. Deputado Edivaldo Holanda.

O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO - Deputada Mical, depois me conceda um aparte, deputado Wellington do Curso.

O SENHOR DEPUTADO EDIVALDO HOLANDA (aparte) - Deputada Mical, V. Exa. é filha de um grande pastor, um grande líder no meio evangélico do Maranhão, que é o Pastor Pedro Aldir Damasceno. V. Exa. nasceu num lar cristão evangélico e V. Exa. não pode porque está nesta Casa negar a fé, seu modo de ser, a convivência que V. Exa. sempre teve dentro da sua casa, da sua congregação e da sua vivência no meio dos cristãos evangélicos. Ninguém joga pedra em árvore sem fruto, V. Exa. tem dado bons frutos nesta Casa, é uma deputada atuante, se não está constantemente na tribuna, tribuna é importante, mas é importante também aquilo que o parlamentar faz nas Comissões, no Plenário, e na sua vivência de gabinete, no seu atendimento. Isso V. Exa. faz muito bem quando faz bem quando vai à tribuna, se pronuncia de forma agradável para todos nós e para o Maranhão. Eu quero dizer que V.Exa. é bem quista, V.Exa. angaria simpatia de todo este plenário. Eu sinto isto na relação de V.Exa. no dia a dia neste plenário. Os colegas gostam de estar perto de V.Exa. Eu gosto. Sinto que a Daniela também, o nosso deputado Yglésio, que está ali, a bancada do fundão aqui, o deputado Wellington do Curso, nós gostamos de V.Exa. Sinta-se bem quando uma notícia lhe elogiar ou não. Muitas vezes a notícia que bate em V.Exa. é muito boa, porque a torcida, como V.Exa. disse, aumenta. Nem todo mundo é flamenguista, porque muita gente torce pelo Vasco, então as torcidas crescem porque há essa discussão no dia a dia das esquinas e dos estádios. V.Exa. tem uma torcida crescente, inclusive minha. Parabéns, um abraço pelo seu pronunciamento e pela sua atuação.

O SENHOR DEPUTADO CÉSAR PIRES (aparte) – Deputada Mical, eu estou na frente aqui porque eu sou mais velho do que Wellington do Curso. Deputada, eu quero parabenizar o seu PTB pela escolha que fez para a senhora poder enfileirar os quadros dele. Não podia ser mais bem-sucedido do que o foi. Hoje pela manhã, quando eu fui lhe dar um abraço matinal, eu dizia para a senhora do carinho que esta Casa tem com V.Exa. Isso está traduzido agora aqui nas palavras do Hélio e do Edivaldo e será também com certeza do Wellington do Curso e de tantos quantos outros assim quiserem se pronunciar, pois diriam a mesma coisa. A sua genética não nega, a origem sua como cidadã é mais importante que a origem política, a sua formação do lado religioso ainda se soma muito a sua postura ética, que a senhora construiu ao longo do tempo. Eu fico feliz de, ao longo desse pequeno espaço de tempo aqui, ter construído uma relação de amizade muito boa com V.Ex.ª. Quero lhe desejar sucesso na sua trajetória e digo mais, V.Ex.ª fala muito bem e devia vir mais à tribuna dizer para nós e traduzir esse sentimento para nós. Sucesso na sua trajetória, deputada Mical, V.Ex.ª merece.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – A recíproca é verdadeira. Muito obrigada, deputado César Pires. Deputado Wellington do Curso, por favor.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Depois. Aqui, deputada, Deputado Yglésio.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Sim, deputado Yglésio.

O SENHOR DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO (aparte) - Deputada Mical, eu quero somar a minha voz às vozes do deputado Hélio Soares, Edivaldo Holanda e César Pires. Eu fui contemplado, inclusive com a fala do deputado Edivaldo Holanda, porque a conhece há bastante tempo, e eu já a conheço há mais de dez anos, mas com certeza deputado Edivaldo Holanda tem um conhecimento bem mais amplo da sua trajetória de vida, da trajetória do seu pai, da trajetória familiar e, principalmente, do trabalho que faz na igreja, na Assembleia de Deus. Então, seu pai, um homem de Deus, um homem honrado no estado do Maranhão, com certeza a senhora também honra, a sua família, honra a igreja na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O deputado Edivaldo Holanda foi muito feliz em resgatar, não só sua trajetória, mas a sua origem cristã, uma origem cristã, a senhora nasceu no seio cristão e, portanto, não poderia ser diferente. Com certeza seria um ledo engano alguém tentar ou imaginar que a senhora iria trair as suas convicções, sua origem, e principalmente ao seu Deus, ao nosso Deus. A Ele toda a honra e toda a Glória. E aí daquele que ousar blasfemar, que ousar de alguma forma questionar o nosso Altíssimo. Que Deus continue abençoando a sua vida. Fique bastante à vontade nesta Casa, quando quiser orar, quando quiser cantar, fique à vontade nesta Casa. E essa é a essência do parlamento. Quando aqui cheguei, também me sentia um pouco estranho, um pouco diferente, mas a gente consegue ir se adaptando. E, ao chegar nesta Casa, encontrei grandes oradores, Deputado Edivaldo Holanda, inclusive ex-constituinte e muitos outros que aqui nesta Casa estão. Nós temos a permanência de um ex-presidente desta Casa, o Deputado Arnaldo Melo. Enfim, com certeza, essa convivência é salutar. Ela é muito importante. E a senhora pode ter a certeza que está em casa e está entre irmãos. Fique à vontade. E é muito bom tê-la nesta legislatura. Eu estive na legislatura passada com grandes homens, que hoje não estão mais, Cabo Campos, Júnior Verde, Fábio Braga, muitos outros que não estão, Deputado Rogério Cafeteira. Estamos na convivência do segundo mandato, na segunda legislatura com outros grandes homens e com grandes mulheres. Eu cito aqui a Dra. Helena. Cito aqui a Dra. Daniella. Cito aqui também a senhora. Então muito obrigado pelo convívio, pela convivência. E que Deus continue abençoando sua vida abundantemente.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada, Deputado Wellington do Curso. Deputado Yglésio.

O SENHOR DEPUTADO YGLÉSIO (aparte) - Deputada, fazer um aparte aqui, mas terreno do que celestial, ao contrário do Deputado Wellington, que fez uma fala muito bela, Deputado César e Deputado Edivaldo, que me antecederam. Queria dizer apenas que fico muito feliz por poder conviver com V. Exa. aqui. É uma amiga que a gente conquistou nesses 104 dias de parlamento. Temos visões em muitos aspectos completamente antagônicas, mas nos respeitamos muito. Brincamos muito aqui no ponto de vista da convivência. Isso é importante essa leveza que V. Exa. traz a este parlamento. E parabenizo não apenas por isso, parabenizo pela produção que V. Exa. tem uma atuação que não é midiática, mas ela é muito efetiva. Tem apresentado bons projetos. Destaco aí até a PEC que V. Ex. colocou para permitir que o servidor, que o militar de carreira tenha uma segunda ocupação aqui dentro do Estado. Porque isso é um aceno importante que V. Exa. fez a essa classe tão expressiva aqui dentro do nosso Estado. Tem a generosidade por vezes de nos apresentar matérias que poderiam ser suas, mas que, por conveniências da própria orientação ideológica que V. Exa. tem, V.  Ex.ª oferece a outros colegas. Então muitos a gente ver às vezes não tendo esse comportamento e V. Ex.ª dá uma lição a cada um de nós com essa humildade bonita que tem, contagiante e a generosidade, que brota de um coração bom como o de V. Ex.ª. Então para nós aqui... Tenho certeza que a Deputada Daniella está aqui até o final para esperar para nós falarmos a respeito, o Deputado Zito aqui, que está conosco, todos aqui desta fileira, da quarta fileira da Casa. Comunga o Deputado Edivaldo, que tomou falta aqui da fileira, todos comungam desse pensamento. E ficamos felizes por tê-la tão próxima de nós. Eram essas as nossas palavras.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Muito obrigada, Deputado Yglésio.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA – Deputada, um rápido aparte aqui me conceda, por favor.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Pois não, Deputada.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA (aparte) – Eu também não poderia deixar aqui de externar a V.Exa. o carinho que eu, como todos os colegas deputados, tenho certeza de que tem. V.Exa. tem conquistado aqui nesta Casa o seu espaço justamente por esse seu jeito de ser, o jeito verdadeiro. Eu acredito que V.Exa. está indo no caminho certo. E parabenizo-a também pela coragem, pela força, pela determinação, e por não baixar a cabeça diante de algumas situações. Eu estou aqui, pertinho de V.Exa., me colocando à disposição para sempre apoiar as suas causas. E a Daniella Tema está aqui como deputada, também como amiga, mais uma amiga que você conquistou no decorrer dessa sua trajetória, está bom, meus parabéns, Mical.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Deputada Mical, Deputado Vinícius Louro, um aparte se puder.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Tudo bem, pode.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (aparte) – Primeiramente, eu quero começar com a paz do Senhor, irmã. Dizer que para mim é um motivo de muita honra, de alegria, tê-la como deputada desta Casa, representante das mulheres, representante da classe evangélica, representante da cidade de Viana. E, além de tudo, representante do povo maranhense. Vossa Excelência cativou a amizade de nós, parlamentares, aqui no Parlamento, mostrando o trabalho que Vossa Excelência vem exercendo no estado do Maranhão. E esta Casa ganhou muito com a presença de Vossa Excelência aqui. Eu fico feliz, quando eu vejo a Senhora aguerrida, forte, lutadora, apoiadora de coisas boas, do bem. E esta Casa fica mais abençoada com a palavra, quando a Senhora traz aqui de força para nós mesmos deputados, conversando, orando e pedindo a Deus que realmente dê sabedoria a todos que fazem parte da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Então, eu quero aqui parabenizá-la por essa grande mulher que Vossa Excelência é e pelo trabalho que Vossa Excelência vem exercendo aqui na Assembleia Legislativa.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Eu fico muito feliz com todos os colegas que nos pediram apartes...

O SENHOR DEPUTADO ZITO ROLIM - Deputada Mical.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Pode falar, muito bem, deputado Zito.

O SENHOR DEPUTADO ZITO ROLIM – Eu gostaria de ter a oportunidade também de parabenizá-la.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada.

O SENHOR DEPUTADO ZITO ROLIM (aparte) - Dizer que, apesar de nós não estarmos aqui os 104 dias, não iniciei juntamente com os nobres colegas, mas eu me sinto muito feliz, com esses 30 dias a menos, eu tenho lhe conhecido, percebo a sua vontade de fazer, o seu interesse, faz justiça aos votos obtidos. E é uma satisfação nossa estar aqui sentados juntos. Porque isso nos deixa muito contentes saber que as pessoas que nos cercam também torcem pelo nosso sucesso. Nós não podemos ter medo da perfeição, porque dificilmente iremos atingi-la, mas vejo que você persegue isso e é muito interessante e tem todo o nosso apoio, assim como os demais deputados que compõem esta Casa. Obrigado.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada, deputado Zito. Eu fico muito feliz, eu sinto isso, o companheirismo dos nobres colegas e de sempre nos apoiar. Então assim, eu inicio sempre apresentando os nossos nobres deputados, o nosso presidente em oração para que Deus continue abençoando esta Casa. E voltando aqui a história do nosso PTB, que eu tenho o privilégio de dizer aos nobres colegas que o PTB foi pioneiro na defesa do voto feminino e também consolidou os direitos trabalhistas e assegurou nossa liberdade religiosa. O PTB fez tudo isso. Então, eu quero aqui celebrar, com todos os petebistas, um olhar para o futuro, firmado num passado que nos permite afirmar, como o profeta Samuel em 7:12 que diz: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Muito obrigada, senhor presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA