13/08/2019 - Expediente Final Fábio Macedo

Fábio Macedo

Aniversário: 00/00
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO (sem revisão do orador) – Senhora Presidente Cleide Coutinho, Senhores Deputados da Mesa, imprensa, internautas, povo do Maranhão. Estive agora numa reunião, onde tive a grande honra, Deputada Cleide Coutinho, e fiquei muito feliz de participar dessa reunião a convite do Mistério Público. Foi no auditório da Promotoria da Justiça. Lá essa reunião foi para se discutir  um fórum de combate à mutilação e suicídio. A promotora Cristiane Lago, que está à frente deste fórum,  que também contou com a presença do promotor Nonato Leite, estava lá presente. Um fórum muito importante. A gente tem, aqui, falado, nesta tribuna, se preocupando sempre com esta questão. Inclusive  apresentamos aqui  três projetos de lei que foram sancionados pelo Governador Flávio Dino justamente se tratando deste assunto. Um desses projetos foi de auxílio à depressão. O outro foi de auxílio a pessoas com problemas de alcoolismo. E também foram sancionados o nosso de combate à depressão. O Maranhão agora passa a ter o dia do combate à depressão no seu calendário, que será no dia 13 de setembro. E lá nesta reunião, foram apresentados esses três projetos pela Promotora Cristiane. E lá me senti muito honrado, porque eles me parabenizaram por esses projetos  que vão agora ajudar muitas vidas. A gente tem que se atentar a esses problemas mentais que vêm cada dia mais afetando a vida da humanidade e dois maranhenses. E, por meio desses problemas mentais, no caso que cito a depressão, onde a gente tem alertado e trabalhado muito nesse sentido de estar passando informações. E quem tem depressão, todos nós sabemos que, infelizmente, é um forte candidato ao suicídio.  E este fórum, do Ministério Público, será no dia 10 de setembro. Nós estaremos lá presentes dando nosso total apoio para que realmente as pessoas possam ter mais informações e que a sociedade se alerte a esse grande mal que infelizmente vem crescendo muito e aumentando a taxa de suicídio no Brasil e no nosso estado. Parabenizo a Cristiane, Promotora de Justiça, e todos os Promotores de Justiça que estão envolvidos como também as instituições que estavam lá participando desta reunião. Que cito aqui o renomado médico Ruy Palhano, psiquiatra, estava lá presente também alertando e passando todas as informações.

O SENHOR DEPUTADO RIGO TELES – Deputado Fábio Macedo, V. Ex.ª se puder me conceder um aparte, ficarei grato.

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO – Já, já concedo, Deputado Rigo. Então é algo que nós temos mesmo que nos alertar. Vamos também, meus amigos, Deputados, fazer uma semana, que eu vou falar melhor, em outro momento. Mas nós vamos ter também uma semana para alertar sobre a depressão. Nós vamos começar as nossas atividades, a partir do 13 de setembro, que será uma segunda-feira, que ficou no calendário o dia do combate à depressão. Teremos aí uma vasta agenda de atividades, em que vamos percorrer por várias escolas, vamos trazer palestras. Enfim, vamos tratar isso em outro assunto, porque ainda estamos organizando toda nossa programação. Mas aí o Maranhão mostra aí para todo o Brasil que esta Casa se preocupa com essas  doenças mentais. Fico muito feliz de saber  que  esta  Casa  está  empenhada também  neste  problema, neste mal  que vem afetando  todo  o  Brasil. 

O  SENHOR  DEPUTADO  FÁBIO MAC EDO  -  Concedo o aparte   ao  Deputado  Rigo  Teles. 

O  SENHOR  DEPUTADO   RIGO TELES (aparte) – Deputado   Fábio Macedo, primeiro, parabenizo  V.Exa.  por ter levantado  este  assunto  tão  relevante  aqui na tribuna desta Casa e  essa  iniciativa  de  V. Exa. também. Nós   vimos  e  assistimos   hoje, a  depressão  é  uma   doença  que vem  se  alastrando  e  ela  é  uma   doença   que  não  escolhe  cor, raça,  credo e  nem  condições   financeiras.  E é o que mais  vem afetando  hoje os lares   do nosso povo   brasileiro é esta  doença, a  depressão. Se nós   formos  analisar,  hoje  a depressão tem levado a morte  pessoas   mais  do que   AIDS   e  até o próprio câncer, a depressão tem crescido  assustadoramente.  E  os  nossos  jovens,   além de entrar  na depressão têm também a mutilação.  Eu quero  aqui  sugerir  para  V.Exa. também que   a  mutilação   é  um fator  que vem crescendo  muito  na nossa  juventude.  Então, começa pela  depressão, depois o próprio jovem hoje  está levando  para a  mutilação.  Então,  uma  coisa  que  V. Exa. levantou  nesta Casa  aqui.  Nós temos  que realmente  aqui trabalhar  nesse  sentido  de levar aos  lares,   do nosso povo maranhense,  ao Brasil,  esta Casa  aqui  se  levantar  por  unanimidade,   porque  a  coisa  é muito mais  séria   do  que  se  possa imaginar.  Eu aqui  só  tenho  que parabenizar V. Exa., conte   comigo,  estarei  junto nesse  projeto    de  V. Exa.,  nessa  atitude  bem   tomada, bem louvável.  Porque  a gente  está   assistindo acontecer isso   e  hoje   digo:  Agradeça a  Deus  a  família  que,  dentro os  seus  pares,  dentro da  sua família, nunca teve, ou não tem, alguém com tendência a depressão. Porque hoje é uma doença que, como disse aqui, está se alastrando muito, crescendo muito, está invadindo todos os lares. Parabéns, e quero aqui dizer a V. Ex.ª que conte comigo nesse contexto, porque é uma coisa preocupante. Preocupante não só a mim, não só a V. Ex.ª, mas a todos. Muito obrigado.

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO – Parabéns, Deputado Rigo, pelo seu brilhante discurso. E agradeço as suas palavras também. Realmente a depressão, deputado Rigo, vem crescendo muito. De acordo com a OMS, que é a Organização Mundial de Saúde, hoje já são mais de 300 milhões de pessoas que sofrem com a depressão. E com a depressão tem várias doenças que caminham junto. Uma são as drogas, o alcoolismo, a própria ansiedade e vários transtornos mentais. E este Fórum que vai ser realizado no dia 10, do Ministério Público, vai acontecer, vai ser no dia 10 de setembro na Praça Mauro Machado, onde ali terão várias atividades, vários eventos. E abro aqui o convite para todos agora que estão nos assistindo, a toda a imprensa e a todos os meus colegas deputados presentes, porque pode ter certeza que algo muito importante, muito sério... porque quando se trata de vidas é algo que a gente tem que olhar mesmo, com responsabilidade e bons olhos.

O SENHOR DEPUTADO CÉSAR PIRES - Deputado, permite?

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO – Deputado César Pires, por favor.

O SENHOR DEPUTADO CÉSAR PIRES (aparte) – Deputado, eu quero fazer dois apartes em um só. Primeiro eu quero dizer que é uma doença que o Dráuzio Varella disse outro dia, e a Organização Mundial de Saúde taxa como doença mesmo. De cada 05 pessoas 01 tem depressão, ou virá a ter depressão. O tema que V. Ex.ª levanta por si só já é um tema extremamente relevante. Mas, deputado, eu também quero dar um testemunho. É o segundo mandato que nós convivemos, tenho uma com vivência pacífica com você, o tenho como amigo e fico feliz da mudança comportamental, da evolução que você teve do primeiro mandato para este, de pegar um tema para poder trabalhar. E não é só o tema pelo tema, eu estou vendo que você se aparelhou, que você estudou, que você está tendo conhecimento de discutir o fato. Talvez pelas próprias limitações, a dificuldade que você passou, você aprendeu com você, aprendeu com os erros e aprendeu a aprender a fazer algo diferente, e é o que estou vendo aqui. Por conta disso, eu vejo uma evolução significativa e importante de V. Ex.ª desse mandato para o outro. Parabéns a V. Ex.ª, continue com o seu tema, é um tema que não vai conseguir acabar tão fácil, tão cedo, porque ele vai estar impregnado dentro da sociedade brasileira. As dificuldades agravam isso, a tristeza, a pouca vontade de viver, pouca vontade de se relacionar, pouca vontade de sair de casa, muita vontade de ficar na cama, na rede ou qualquer coisa que vale, então é um tema muito atual que V. Ex.ª levanta. Mas mais do que atual. Quero lhe parabenizar pelo preparo com que você está discutindo esse tema. Parabéns, deputado.

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO - Muito obrigado, Deputado César Pires, pelas suas palavras. E realmente, deputado, a pessoa com depressão perde o desempenho no trabalho, já perde até a vontade de viver, acha que está fazendo mal ao mundo. E realmente tenho propriedade, eu passei por esse problema de depressão, mas depois disso me aprofundei muito e hoje, graças a Deus, já estou procurando ajudar a quem passa por esse problema. E outra, a depressão hoje é tida por muitos ainda, como uma frescura, uma besteira e é algo muito sério. Algo muito sério, porque a depressão você pode chegar a procurar o suicídio. Pode chegar no fim do  poço mesmo. Então é por isso que a gente vem travando esta bandeira. Inclusive, Deputada Daniella Tema,  vamos lançar um projeto nosso. Um projeto que já posso falar o nome dele. O nome desse projeto vai ser Cuidando de Vidas, pelo qual a gente vai estar todo preparado, todo organizado, estruturado para levar mesmo a esta mensagem de amor, de cuidado e de informação. Eu tenho certeza que para esse projeto já   estão aparecendo muitos voluntários. É algo que é independente aqui de nosso  mandato. É algo que o Fábio Macedo como pessoa está criando, porque sentiu vontade no coração que Deus colocou de realmente estar ajudando vidas, porque, hoje, as pessoas são muito carentes. Hoje as pessoas necessitam até de um abraço. E a gente está aí para dar esse abraço, para estar cuidando e para dar amor, que é isso que as pessoas precisam, de mais amor e Deus no coração. Encerro aqui minhas palavras, Presidente Cleide Coutinho, agradecendo e registrando também aqui o nosso amigo Fernando Furtado, que está aqui nos visitando. Seja bem-vindo, Deputado. Meu muito obrigado.

A SENHORA PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADA DRA. CLEIDE COUTINHO - Nada mais havendo a  tratar, declaro encerrada a presente Sessão.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA