15/08/2019 - Tempo dos Blocos Vinicius Louro

Vinicius Louro

Aniversário: 24/01
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (sem revisão do orador) - Senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados, membros da galeria, internautas, telespectadores da TV Assembleia, funcionários deste Poder. Senhor presidente, o que me traz hoje aqui a esta tribuna, e de forma simplificada, de forma onde tudo que vem acontecendo na cidade de Pedreiras, agora sempre observando, acompanhando o modus operandi da gestão da cidade de Pedreiras, e eu não podia deixar de vir aqui para, primeiro, trazer as problemáticas do município de Pedreiras, e, segundo, cobrar as ações para o município de Pedreiras. A gente fazendo uma avaliação, deputado Arnaldo Melo, do que vem acontecendo na região do Médio Mearim, principalmente na nossa princesa do Mearim, que é a cidade de Pedreiras, e vendo as cidades ali como Lima Campos, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim e outras cidades que recebem o gás natural, eu fico pasmo de ver, pode-se dizer assim, uma calamidade, deputado Hélio Soares, que vem acontecendo na cidade de Pedreiras. Pedreiras também recebe o gás natural há algum tempo, aliás, mais de dois anos recebendo esse gás natural e a gente não vê nenhum tipo de ação no município de Pedreiras pela sua gestão municipal, deputado Zito Rolim. Lima Campos, a cidade está toda asfaltada, onde até a sua zona rural e o prefeito está interligando agora a sede à zona rural. Lançou agora o vale gás lá, que está beneficiando mais de 2000 famílias, mais de 6400 pessoas. Os postos de saúde reformados, uma gestão ímpar. Cidade Trizidela do Vale, Deputado Hélio Soares, a cidade na sua totalidade quase 100% asfaltada. Agora, o Prefeito Fred Maia terminou de asfaltar outro bairro de Trizidela do Vale, sendo por implantação. Cidades que também recebem estes recursos, e na cidade de Pedreiras a gente não vê nenhum tipo de ação do Governo municipal. E aí já tem várias ações no Ministério Público, onde nós temos que cobrar ao Ministério Publico a resposta, realmente deliberar diante dessas ações para o judiciário poder condenar ou não. Então eu fico olhando dentro dessa administração. Eu sempre vinha observando, Deputado Glalbert Cutrim, mas eu não me manifestava aqui na Assembleia Legislativa, para depois não dizer que a gente estava perseguindo o Prefeito. Então ele teve bastante tempo para trabalhar. E não adianta agora, porque a eleição é no próximo ano, querer aparecer para o povo com discursos, prometendo emprego, porque foi isso eu ele fez na eleição passada e não cumpriu nada, Deputado Edivaldo Holanda. A não ser que a gente mude a questão eleitoral e faça eleição para esse Prefeito só de um ano para ver se ele trabalha. Porque o que está acontecendo, Deputado Zé Gentil, na cidade de Pedreiras. Passei muito tempo aqui, Deputado Ariston, calado, esperando, aguardando...

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO – Deputado Vinícius Louro, Pode me conceder uma aparte?

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Com certeza, Deputado Fábio Macedo. Esperando que as ações da cidade de Pedreiras pudessem acontecer. Agora porque eleição é no próximo ano, o prefeito começou aparecer na cidade, fazendo reuniões. É muito importante, o primeiro ano, Deputado Hélio Soares. Da gestão do prefeito que está aí, não teve uma obra para se inaugurar. Eu fui agora na cidade de Caxias. Tinha cinquenta, construção de hospital, mais de cem obras com ações sociais e tudo. Todas as cidades. Trizidela do Vale, o prefeito agora inaugurou um mercado, asfalto, climatizou todos os colégios da cidade. E é isso que a gente espera de uma gestão que tem compromisso, que tem palavra, que tem responsabilidade para com o seu povo. Porque se administrar sem dinheiro, Deputado Inácio, é muito difícil, mas quando há gestão se administra. Agora administrar com dinheiro e não fazer nada é falta de gestão. A pessoa não sabe administrar. Deputado Fábio Macedo.

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO (aparte) - Deputado Vinicius Louro, desde de já agradeço o aparte. Mas V. Exa., mesmo todo respeito que eu tenho por V.Exa., falou que esperou todo esse tempo para falar sobre a gestão do Prefeito Antônio França. Engraçado que V. Exa. só vem falar agora, porque está chegando as eleições. Não será já V. Exa. olhando já o pleito eleitoral do próximo ano que se sucede? Então, assim, eu acho injusto também V. Exa. vir a esta tribuna falar que o Prefeito Antônio França não tem feito nada por aquela cidade. Eu acompanho, é meu aliado político lá, que eu tenho muita honra e sou um admirador dele pela pessoa honesta que ele é, pelo trabalhador que ele é, pelo Prefeito incansável. Todos lá hão de reconhecer a maneira que ele recebeu o município daquela cidade, inclusive de um aliado seu, o ex-Prefeito, que quando ele recebeu aquela cidade, passou a administrar, os salários atrasados, era escândalo a todo momento, o Maranhão todo sabe disso, sempre o Prefeito era afastado por corrupção, os professores mesmo lá viviam com seus salários atrasados, não tinha valorização. Enfim, a cidade estava totalmente acabada, infelizmente. Uma cidade maravilhosa, do povo trabalhador, uma importantíssima cidade no Maranhão. E naquela região que eu tenho um grande respeito por aquela cidade e pelo seu povo. Mas assim, a gente tem que realmente avaliar tudo isso porque não foi fácil para o Prefeito Antônio França, mas a gente vê que ela não abaixa a cabeça, é um Prefeito que não se esconde, a todo momento você vê ele na cidade, rodando, nas obras, e que a gente sempre vê a maioria dos prefeitos que quando tem um problema se esconde. Ele vem a todo custo melhorar, claro que ainda não está do jeito que ele quer, que o povo mesmo de Pedreiras quer, mas a gente não pode reconhecer o seu esforço. E corrupção não existe naquela cidade, todo dinheiro que vem para a cidade é aplicado, a conduta dele é inabalável, ninguém pode falar isso, eu acho que até V.Exa., que é oposição dele há de reconhecer isso, essa honestidade dele.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Reconheço não, Deputado, e, daqui a pouco, eu vou me manifestar aqui e vou lhe fazer a pergunta, desde já da sua parte, já que V.Exa. defende tanto a integridade do Prefeito, a honestidade, V.Exa. bota a mão no fogo pelo Prefeito?

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO (aparte) - Olha, Deputado Vinícius Louro, pela sua honestidade, sim, pela conduta, ele é um Prefeito honesto. A gente, e a cidade lá não tem nada que fale sobre a conduta. E assim, eu acredito na sua administração, a gente sempre tem trabalhado lá pela cidade. Inclusive, convido V. Ex.ª em vez de criticar, levar mais recursos, colocar Emendas, que V. Ex.ª não colocou uma Emenda lá. Vamos ajudá-lo e não vamos só criticar, Deputado. Agradeço o aparte.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Deputado Fábio Macedo, eu que agradeço o seu aparte e suas colocações.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Deputado Vinícius, conclua, por gentileza.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Pois não, só para concluir, Presidente. Senhor Presidente, só também concluindo e dá só um aparte para o Deputado Hélio que ele tinha pedido antes, é rápido, Senhor Presidente.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Rapidinho, por favor.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Então, eu adoro às vezes, eu gosto, Deputado Fábio Macedo, desse debate com V. Ex.ª. V. Ex.ª que diz ser da região do Médio Mearim, mas V. Ex.ª este ano ainda não pisou lá. Mas, quando V. Ex.ª coloca a questão do Prefeito Antônio França ser honesto, V. Ex.ª ainda não sabe quantos processos ele têm já no Ministério Público. V. Ex.ª tem outro aliado político, que é o Presidente da Câmara, Vereador Bruno Curvina. Pergunte para o Presidente daquela Casa de Vereadores de Pedreiras. Só agora, Deputado Fábio Macedo, os processos que têm lá, que são processos escandalosos como: licitação na contratação de um caminhão, quando foram ver lá, pegaram a placa do caminhão, era uma moto, Deputado Hélio Soares, era uma moto. Isso aconteceu com a contratação de veículos na licitação, era outra moto. Deputado, vou lhe dar um prazo até a próxima semana, para V. Ex.ª vir trazer uma defesa sobre esse caso. Deputada Detinha, licitação da contratação de um prédio. Pagaram até agora, mas o prédio nunca abriu, nunca funcionou. Reformaram o prédio agora, o Prefeito disse que agora, daqui para o término do mandato dele, ele não vai mais pagar, que aquilo ali já foi pago adiantado. Então, são coisas assim, Deputado Fábio Macedo, que estão vindo. Dizer que eu nunca coloquei um recurso! V.Ex.ª me acompanhou na legislatura passada, V.Ex.ª viu o esforço dos recursos que, na época do Totonho Chicote mesmo, nós deixamos lá na base de dois milhões e meio de reais durante os quatro anos para o município. A base do Samu, que ele perdeu, Lima Campus pegou. Nós fomos várias vezes aqui à Secretaria e informaram para ele que poderia alugar uma casa e montar a base do Samu. Quando Brasília tivesse conhecimento, mandaria os recurso para manter a ambulância e os médicos, mas ele não quis gastar 60 mil reais. Será que o povo de Pedreiras não merece uma base do Samu? As praças que eu consegui para Pedreiras, o Município inadimplente, está aqui uma prova. Deputado Fábio Macedo, na sua legislatura, quando foi que V.Ex.ª colou um recurso para Pedreiras?

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO - Não falei isso, Deputado Vinícius.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Não, eu digo por que o Município estava inadimplente. Se V.Ex.ª disser aqui...

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO (aparte) - Seu Prefeito, seu ex-aliado, uma cidade como Pedreiras não tinha uma ambulância e aquela ambulância que tem lá hoje foi fruto de uma emenda nossa.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Deputado Vinícius, conclua, por gentileza. V.Ex.ª terá oportunidade, em outro momento, de dar seguimento a esse debate.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Vou concluir, vou sim, com certeza Deputado Fábio Macedo, a ambulância foi do Governo do Estado ou foi recurso seu? Porque, pelo que eu saiba, lá foi aquela que nós recebemos do Governador Flávio Dino.

O SENHOR DEPUTADO FÁBIO MACEDO (aparte) - Foi uma emenda minha enviada. E a ambulância foi comprada fruto de uma emenda minha.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Certo, não tem problema. Agora eu vou lhe dizer uma coisa bem aqui, Deputado Fábio Macedo: dizer que eu nunca coloquei recurso! Eu sempre coloquei recurso. Agora o Município é inadimplente, está bem aqui, o Deputado Rafael Leitoa tentou botar recurso, mas o Município está na inadimplência. Agora, três anos de mandato, não deu para tirar o município da inadimplência? Como é que os outros Prefeitos conseguiram essa proeza? É falta de gestão, Deputado Fábio Macedo. V.Ex.ª diz que Pedreiras está bem, mas não está bem. Pedreiras não está bem. Se V.Ex.ª também comenta de um ex-aliado, todos nós apostamos em quem merece confiança para trabalhar numa proposta, numa promessa de campanha. Se uma pessoa não cumpre, aí é outro fato. Eu saí, nem candidato ele foi, e hoje é aliado do seu Prefeito. Eu acho que está na mesma farinha, no mesmo saco. Então, Deputado Fábio Macedo, essa discussão é muito importante. Entenda que esse nosso debate é salutar, pois Pedreiras precisa sim de ajuda. Agora mesmo, por meio do PR, nós estamos colocando uma ambulância para lá, Deputado Fábio Macedo, e eu quero que o Prefeito aceite essa ambulância no valor de 185 mil reais, porque não estou trabalhando para o Prefeito Antônio França, eu estou trabalhando para a população. Agora, é difícil você levar recurso se a Prefeitura está inadimplente. O que falta para sair da inadimplência? Três anos recebendo gás natural... Diga bem quais são as ações e construções do Prefeito Antônio França na cidade de Pedreiras? Porque o que ele inaugurou foram das gestões passadas. Senhor Presidente, eu não vou pedir o Tempo da Liderança, me dê só mais dois minutos.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – V.Ex.ª já usou o Tempo da Liderança, os cinco minutos, mas V.Ex.ª tem dois minutos para concluir sem ceder apartes.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Eu não vou mais falar. Eu passo o aparte para o Deputado Hélio Soares.

O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES (aparte) – Muito obrigado Deputado Vinicius Louro, dizer a benevolência do nosso presidente e que estar visto que quando a gente avisa eles concedem né? Mas, Deputado Vinicius vou falar só rapidinho que o problema da licitação do caminhão que apareceu uma moto isso é um problema de visão. Eu fui ao médico oftalmologista uma vez me consultar, eu estava com problema da visão e o médico era tão bom que eu fui, fiz os exames, fiz um teste, a minha visão ficou tão boa, estava boa, quando saí de lá a minha visão piorou. Tanto que eu passei ali na João Lisboa, vi um vendedor lá com uma porção de cachos de coco, vendendo, e aí eu disse: rapaz, me vende um cacho dessa uva aí? E ele disse: “Senhor, isso não é uva não, isso é coco”. Aí o médico da visão... é a coisa a licitação lá, o cara licitou o caminhão e era a moto, viu? Mas, olha, eu lhe parabenizo pela preocupação com o município Pedreiras, que é uma cidade até originária do meu amigo Arnaldo Melo que deve estar chorando ali de ver o descaso da administração e realmente não tem justificativa, porque Pedreiras é uma cidade que recebe os royalties, os impostos do gás, então tem que estar diferenciada. Como está Lima Campos, V. Ex.ª mesmo exemplificou aí...

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Uma administração do PL.

O SENHOR DEPUTADO HÉLIO SOARES (aparte) – Lima Campos, não é? Então é isso que falta para Pedreiras, administração do PL lá. Está aí, você agora tocou no ponto direto, na ferida de Pedreiras. Inclusive V. Ex.ª já locou até uma ambulância para lá, tanto em Pedreiras como em outros municípios e convite até do deputado Fábio Macedo também para vir para o PL, porque aí vai ajeitar Pedreiras lá, com certeza. Quero até parabenizar os dois pela discussão e que é salutar, só assim vamos encontrar o caminho certo para Pedreiras. Muito obrigado e lhe parabenizo, deputado Vinícius, pela preocupação com o seu Estado e com seu município. Eu agradeço até a benevolência de ter concedido o tempo. Obrigado.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Eu agradeço ao Presidente. Mas senhor presidente, para o senhor avaliar como essas discussões são importantes. O senhor lembra, no passado, quando tivemos aqui o debate, eu e o deputado Fábio Macedo, quando um vereador, lá em Pedreiras, fez greve de fome e ele disse que também ia fazer greve de fome, com o vereador, para ver se os recursos saiam. Funcionou! O homem emagreceu, está entendendo? Agora ele está entrando errado, porque diz que vai botar a mão no fogo pela honestidade do prefeito. Vai se queimar! Isso é prejudicial. Muito obrigado, Senhor Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA