26/08/2019 - Tempo das Lideranças Vinicius Louro

Vinicius Louro

Aniversário: 24/01
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (sem revisão do orador) - Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, membros da galeria, internautas, telespectadores da TV Assembleia, funcionários deste Poder. Senhor Presidente, retorno, mais uma vez, aqui à tribuna da Assembleia Legislativa para falar do grande evento do esporte de vaquejada que aconteceu esse final de semana na cidade de São Luís. Um evento organizado, onde eu quero parabenizar aqui a AVMA, que, em nome do Almir Serejo, Marcos Sassá, parabenizar Guilherme Cortês, parabenizar o Eduardo Gomes, meu amigo Ronan Lima, todos que estiveram à frente da Organização da AVMA, do Circuito AVMA, aqui na capital maranhense. Foi um circuito onde veio mostrar a regulamentação do esporte de vaqueja, foi um circuito que realmente foi programado para sábado, mais tardar na madrugada de domingo acabar ali com as corridas, haja vista essa organização que, no domingo, todos os vaqueiros, chefes de equipe já possam estar nas suas residências confraternizando com seus familiares, com seus filhos e também podendo aproveitar a sua segunda-feira. Nós temos que chamar atenção aos donos dos parques de vaquejada que siga o exemplo da AVMA que haja vista que muitas dessas festas de corrida de Mourão acabavam na segunda-feira, meio dia, e ali ainda estavam grandes equipes, chefes de equipe competindo na segunda-feira, já perdendo praticamente, Deputado Rildo Amaral, a segunda-feira. E essa organização veio justamente para possibilitar que, no domingo mesmo, os chefes de equipe, os vaqueiros, tratadores, juízes, curraleiros, todas as pessoas envolvidas na vaquejada possam já estar confraternizando com seus familiares. Uma vaquejada que foi exemplo do juiz do bem-estar animal...

O SENHOR DEPUTADO DUARTE JÚNIOR – Um aparte, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Deputado, eu queria, mas nós estamos falando pela Liderança, mas eu queria realmente poder apartear V. Ex.ª. É o Tempo da Liderança.

O SENHOR DEPUTADO DUARTE JÚNIOR – Perfeito. Então, eu só queria parabenizar o seu trabalho, Deputado, na defesa da vaquejada, me espelho muito nesse seu papel e pretendo fazer algo semelhante no que pertine ao Kitesurf, aqui na nossa cidade, aqui nosso Estado, porque é um esporte que ao tempo em que gera emprego e renda, também incentiva a cultura e o turismo, mas muito obrigado. Era apenas para parabenizá-lo e externar o meu sentimento positivo em relação ao seu trabalho no que pertine à vaquejada.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Obrigado, Deputado Duarte, eu também acompanho o trabalho de V. Ex.ª, quando se trata do bem-estar animal. E a lei, que nós aprovamos aqui na Assembleia Legislativa e foi também aprovada pelo Congresso, é justamente para banir esses maus-tratos animais nos esportes equestres, nos esportes da vaquejada. E eu vejo V. Ex.ª também fazendo campanhas aí educativas junto com a população para que a gente possa banir os maus-tratos de animais, na Ilha de São Luís, como também em todo o Estado do Maranhão, mas a AVMA realmente dando exemplo com o juiz do bem-estar animal que ali tem um veterinário fiscalizando a saída dos equinos para que não possa ter nenhum tipo de sangramento tanto no focinho do animal, do cavalo, como ali na suas costelas, por causa da espora. Se tiver qualquer tipo de sangramento, Deputado Ariston, é desclassificado, como a AVMA também reforçou o colchão de areia, ali perto da faixa que vai possibilitar o boi cair e levantar mais confortavelmente, como a protetora da cauda animal que evita que a cauda do animal seja decepada, protegendo ali a cauda do animal. E isso tudo são regras que a AVMA vem defendendo dentro do esporte de vaquejada, dentro da vaquejada legal. A gente tem que chamar a atenção de todos os donos de parques de vaquejada do Estado do Maranhão para se adaptarem. A lei foi aprovada, o esporte hoje é lei, no Estado do Maranhão e em todo Brasil, mas não exime a responsabilidade dos donos de parque de vaquejada de cumprirem essas normas, essas regras. Eu quero chamar a atenção que, da mesma forma que nós fomos brigar, lutar pelo esporte de vaquejada, Deputado Leonardo Sá, agora nós vamos também lutar para que a lei seja realmente regida, a lei faça acontecer nas vaquejadas do Estado do Maranhão. Então, quero parabenizar aqui a AVMA, todos os organizadores. Quero aqui parabenizar os patrocinadores, principalmente a classe vaqueira, que estão os Deputados Federais, como Juscelino Filho, o Deputado Júnior Marreca, o Deputado Pedro Lucas, classe política que esteve ali envolvida. Parabenizar todos os empresários que estavam ali também colaborando com a AVMA, todos os donos de haras aqui do Cavalo Quarto de Milha, da cidade de São Luís e do Estado do Maranhão. A gente não poderia ficar de fora do esporte que a gente sempre defendeu com amor e com carinho, e agora praticando esse esporte que realmente traz uma adrenalina, traz uma emoção e, principalmente, uma satisfação que você tem ali em cima de um cavalo, correndo no esporte de vaquejada, que é inigualável. Muito obrigado, Senhor Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA