19/02/2020 - Tempo dos Blocos Vinicius Louro

Vinicius Louro

Aniversário: 24/01
Profissão: Empresário

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados, membros da galeria, internautas, telespectadores da TV Assembleia, funcionários desse Poder. Senhor Presidente, o que me traz aqui a esta tribuna, mais uma vez, é para falar do grande acontecimento, ontem, na residência da Deputada Detinha, a Deputada mais bem votada do Estado do Maranhão, onde lá encontrava-se eu, Deputada Detinha, Deputado Leonardo Sá, o nosso Presidente do PL do Estado do Maranhão, Deputado Josimar de Maranhãozinho, e muitos pré-candidatos a vereadores do PL, como também o Vereadora Aldir Júnior. E lá, nessa reunião, foi discutido, escutado toda a classe política ali presente e, hoje, nós amanhecemos o dia com a entrevista da nossa Deputada Detinha e pré-candidata a prefeita da cidade de São Luís. Eu aqui, Deputada, fiquei muito feliz pela indicação do nome de V. Ex.ª haja visto que hoje realmente se chega em 2020 uma eleição municipal, onde o Maranhão nos seus 217 municípios o PL na sua grande maioria tem pré-candidatura a prefeito e aqui em São Luís não seria diferente. Eu como vice-Presidente do PL no estado do Maranhão com o deputado Josimar de Maranhãozinho tivemos a honra de lançar o nome da Detinha por um reconhecimento popular, pela força da mulher, pela mãe de fibra, principalmente pela sua capacidade de gestão onde já foi aprovada e comprovada.

O SENHOR DEPUTADO DR. LEONARDO SÁ – Deputado, depois quando o senhor puder me dê um aparte.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Com certeza, deputado Leonardo Sá. Onde já foi aprovada e comprovada. Foi a prefeita do Centro do Guilherme onde ela foi eleita com 53% e reeleita com 95% na sua administração. É um feito único no estado do Maranhão onde há um reconhecimento popular e por meio desse reconhecimento popular chegou a esta Casa como a deputada mais bem votada do estado do Maranhão. Deputada, parabéns pelo feito. Nós sabemos que hoje em uma política onde os políticos estão desacreditados, a população não acreditando mais na classe política, mas V. Ex.ª veio mostrar que veio fazer parte da política do Maranhão para fazer o diferencial com o deputado Josimar de Maranhãozinho onde tem uma credibilidade, um deputado que honra sua palavra. E isso já está, deputado Arnaldo Melo, sendo comprovado nos quatro cantos do Maranhão. E pelo anseio popular, por meio do pedido da população, da classe política, também do PL como de outros Partidos, hoje o nome de Detinha está aí como pré-candidata a prefeita de São Luís. Hoje mesmo, deputada Detinha, escutando sua entrevista na Rádio Mirante/AM pude atestar da veracidade do seu plano em ajudar os mais humildes, principalmente porque a senhora vem de uma família humilde, principalmente porque a senhora administrou a cidade mais pobre do Estado do Maranhão, Centro do Guilherme, e hoje depois da sua gestão, dos seus 08 anos de mandato, Centro do Guilherme sai desses índices de pobreza e hoje está sendo uma das cidades mais bem administrada, com uma qualidade de vida invejável, aquela população. E sabemos que a cidade de São Luís também atravessa problemas e a gente pode ver a sua vontade de ajudar, a sua capacidade de poder contribuir com a cidade de São Luís. E eu fico satisfeito, porque hoje a senhora é a única candidata mulher da cidade de São Luís e uma mulher de fibra, de coragem onde já passou pelo teste da população e a população está lhe abraçando nessa sua pré-candidatura. Conte com o deputado Vinícius Louro. Aqui posso dizer por toda a bancada do PL aqui na Assembleia Legislativa, onde já foi reunido e estamos aqui para contribuir dentro do seu plano de trabalho, que a gente possa oferecer à população de São Luís realmente um nome que possa resolver os problemas, o anseio da população. Vejo aqui no nome da nossa pré-candidata Detinha a experiência, deputado Yglésio, porque sabemos que temos vários candidatos à prefeito da cidade de São Luís, mas vejo a experiência da deputada Detinha, porque é a única que realmente foi prefeita, administrou e fez uma gestão com sucesso que hoje é modelo no estado do Maranhão. Eu primeiro quero passar aqui o aparte ao deputado Leonardo Sá.

O SENHOR DEPUTADO DR. LEONARDO SÁ (aparte) – Deputado Vinícius, presidente Othelino, a deputada Detinha tem todos os pré-requisitos para lançar o nome como pré-candidata à prefeita do município de São Luís. Mulher, reputação ilibada, deputada estadual mais votada do estado do Maranhão, experiência administrativa, administrou um município pequeno, com baixos índices de desenvolvimentos social, e saiu reeleita com mais de 95% de aprovação. Deputado César Pires, hoje os prefeitos têm dificuldades de ter 30% de intenção de voto para a sua reeleição, e ela foi reeleita com 95% de aprovação nas urnas. Faz um grande trabalho na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, tem um partido grande, forte, tem o aval do presidente nacional do partido, tem o aval do presidente estadual do partido, deputado federal mais votado da história do Maranhão, tem o aval do povo de São Luís, foi muito bem votada em São Luís. O nosso partido hoje conta com três deputados federais, todos bem votados na cidade de São Luís. Então, a deputada Detinha é uma grande candidata, uma grande pré-candidata à prefeita no município de São Luís, a única mulher pré-candidata. Deputada, eu ouvi alguns comentários de que essa sua pré-candidatura é para fazer mídia, mas não é! É uma pré-candidatura oficial do PL, um partido grande, com respeito e dignidade no Maranhão. Parabéns pelas palavras, deputado Vinícius. Eu tenho certeza de que essa pré-candidatura, nos próximos apontamentos de pesquisa em toda a Ilha de São Luís, já será uma candidatura grande e vitoriosa, se Deus quiser.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Muito obrigado, deputado Leonardo Sá, pelas suas palavras. A gente que faz parte também desse projeto, nós que fazemos parte também da família PL no estado do Maranhão, ficamos satisfeitos. O aparte agora com Dr. Yglésio.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (aparte) – Deputado Vinícius, eu só quero fazer um registro quanto ao pertinente posicionamento de V.Ex.ª, na tribuna, em defesa do nome da deputada Detinha nessa pré-candidatura em São Luís. Eu faço votos de êxito na pré-campanha e na campanha. Acredito que soma na disputa, é a única pré-candidatura mulher que se apresentou até agora dentro de um partido que tem tempo de televisão, que tem uma ótima estrutura. A gente deseja, deputada Detinha, toda sorte a V.Ex.ª nessa discussão. Que Deus abençoe nessa caminhada.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Muito obrigado, deputado Dr. Yglésio. Parabéns também pelas suas palavras, pela colocação. É dessa forma que é feita a boa política, com diálogo. Não é a gente desejando o pior. V.Ex.ª se faz também grandioso quando coloca suas falas em congratulações à pré-candidata à prefeita, deputada Detinha, em São Luís. Deputado César Pires.

O SENHOR DEPUTADO CÉSAR PIRES (aparte) – Eu acho que a deputada Detinha vai pedir para todos, deputado Yglésio, o armistício. Seria paz que ela vem dar aqui para que todos possam ser candidatos. Detinha, a tua presença talvez diminua muito essas violências de conflitos políticos naturais da vida pública. Acho que a Detinha também reúne essas condições, o partido político reúne a condição. Ontem nós tivemos uma conversa, eu e ela, e ela, às vezes, tergiversava, titubeava e eu dizia: “Não recue. Já que colocou o nome, não pode mais ficar brincando de política”. Te desejo sorte. V.Ex.ª sabe que eu tenho meu candidato do meu partido, que é o deputado Adriano Sarney, tenho candidato, segundo turno se avizinha, se ele for para o segundo turno. Mas quero desejar sorte a V. Ex.ª, como eu quero para o Yglésio, como quero para o Adriano, como quero para o Wellington do Curso, como quero para o Duarte Júnior, Neto Evangelista, para todos, o próprio Braide, que eu tenho um carinho e um respeito muito grande, como tenho por todos aqui e desejar sucesso a todos. Eu acho que o PL é um dos partidos que eu vi mais crescer nesses últimos tempos aqui, foi o partido e V. Ex.ª faz parte dele. Essa luta que V. Ex.ª está tendo, tenho admiração pela luta que V. Ex.ª faz e tem abraçado lutas, empresta essas lutas e seus segmentos com a Deputada Detinha. Detinha não esmoreça. Vá com fé! Vá com coragem! Vossa Excelência tem um partido forte, deputados de melhor reputação possível, V. Ex.ª tem o seu partido e desejo toda a sorte do mundo! Que abrace a causa e que Deus lhe acompanhe! Vinícius, V. Ex.ª foi muito feliz, corajoso, e eu queria até que os outros partidos fizessem a mesma coisa com os deputados, como eu fiz um dia para o Zé Adriano subir e disse que era meu candidato. Achei bonita a sua atitude de assumir a candidatura do seu partido. Leonardo Sá aqui também do PL, o Helinho se tivesse aqui, esse mesmo que assume essa situação desse partido. Mas desejar boa sorte! Não vai chorar não, Detinha, a luta é árdua e apenas começou, isso não é lá Maranhãozinho não, o negócio aqui é pesado.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - Senhor Presidente, só para finalizar, o Deputado César Pires, eu agradeço por suas colocações, suas palavras. Eu aqui, como V. Ex.ª até no comentário a nossa Deputada Detinha, pré-candidata à prefeita de São Luís, colocou para ela para não esmorecer. Pense numa mulher de vibra! Pense numa mulher de coragem! Ontem mesmo, chegamos à residência da Deputada Detinha, chegou um pré-candidato a vereador e falou, Detinha, fiquei muito surpreso e feliz, ontem mesmo, eu soube da sua pré-candidatura a prefeita. E ela até fez um comentário brincando e disse, eu também, descobri ontem que era candidata a prefeita. Mas por quê? Pelo anseio de uma população, pelo carinho e um reconhecimento de um trabalho que esta grande mulher guerreira, mãe, tem feito a todo Estado do Maranhão e aqui também na cidade de São Luís. Lembro-me bem, Deputada Detinha, V. Ex.ª implantando o PL Mulher, na cidade de São Luís, e a gente vendo aquele seu diálogo, muitos deputados aqui até de 2, 3, 4 mandatos, Deputado César Pires, falando para deputada Detinha, até mesmo para Josimar de Maranhãozinho, quando chegou a esta Casa, na legislatura passada, dizendo: Deputado Josimar, V. Ex.ª é um Deputado de 100 mil votos, mas esses 100 mil votos que V. Ex.ª teve é besteira. Porque, na época, o Cabo Campos teve 19 ou foi 17 e tinha mesmo voto dele aqui na Assembleia. E esse comentário que foi feito pelo Deputado talvez informando o Deputado Josimar que ele não conseguiria dar sustentação, manutenção, nessa grande popularidade na sua votação. E está aí, Detinha como a Deputada mais bem votada do Estado do Maranhão. Deputado Josimar como Deputado Federal mais bem votado do Maranhão, realizando feitos, batendo recorde, no seu Estado, que é o Estado do Maranhão. E a gente fica feliz de compor essa chapa junto com o Deputado Federal Josimar de Maranhãozinho haja vista que eu sou Vice-Presidente do PL no Estado do Maranhão. Hoje mesmo, acompanhando a entrevista da Deputada Detinha, e foi perguntado várias vezes se ela ia ter problemas porque tem muitas candidaturas masculinas e só ela feminina aqui se lançando, até agora, pré-candidata a prefeita. Como também foi perguntado se não poderia ser ali um paradigma, um diferencial, uma coisa distante dela ser prefeita de uma cidade tão pequeninha como Centro do Guilherme e ser pré-candidata a prefeita de uma cidade tão grande como São Luís. E ela foi muito firme nas suas respostas, porque a cidade pequena ela não tem problemas tão diferentes como a cidade de São Luís. As obras estruturantes de saneamento básico também precisam ser realizadas no município como Centro do Guilherme, como aqui em São Luís também precisa, o diferencial são as grandezas das obras, os valores das obras, mas São Luís ainda é mais favorecida, porque tem arrecadação. Ela arrecada tanto a questão do IPTU, dos impostos, onde Centro do Guilherme, tenho certeza deputada Detinha, a senhora não tinha nenhum tipo de arrecadação e mesmo assim a senhora fez o diferencial, principalmente em uma cidade mais pobre do estado do Maranhão, onde quero aqui lhe parabenizar até pelo jeito que a senhora fala de Centro do Guilherme, a senhora fala como uma cidade carente, que foi carente antes do seu mandato de 08 anos. Mas sabemos que São Luís quer mais, que São Luís está aqui abraçando a sua pré-candidatura e sabemos pela sua capacidade, sua força, sua liderança, seu discernimento e principalmente esse reconhecimento político que as pessoas têm apostado na senhora, a senhora vai fazer o diferencial na administração aqui na cidade de São Luís. Gostaria, para concluir, Senhor Presidente, passar as palavras para a deputada Daniella Tema,

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA (aparte) – Deputado, eu não poderia deixar passar por esse momento da sua fala, onde V. Ex.ª fala sobre a deputada Detinha e eu como mulher também, como parlamentar, como colega de trabalho e conhece bem a atuação da deputada Detinha, enaltecer aqui o nome dessa pré-candidata, não só pela coragem de enfrentar uma eleição como essa. Há algum tempo eu me perguntava por que a capital de São Luís tinha um número tão elevado de pré-candidatos homens e não tinha o nome de uma mulher e aí vem essa mulher corajosa, destemida para mostrar que a mulher pode sim, que a mulher tem vez sim. E quero parabenizar a deputada Detinha pela coragem. Também aproveitar esta oportunidade para lhe desejar muita sorte nessa caminhada. E que a coragem da Detinha sirva de exemplo para outras mulheres também que pleiteiam ocupar espaço de poder, ela está aqui mostrando, foi a deputada estadual mais votada dentro do nosso Estado do Maranhão e por que não trazer também o nome de uma mulher como a Detinha, que já conhece bem o que é trabalhar com o Executivo, como V. Ex.ª muito bem colocou, que é administrar uma prefeitura, uma prefeitura pequena que tem problemas tão grandes quanto também tem a capital e como muito bem que V. Ex.ª colocou que ainda tem o problema maior, porque a maioria das cidades pequenas realmente não tem arrecadação, trabalha apenas com recursos oriundos do governo federal, governo estadual, então as dificuldades chegam a ser até maiores. Então, deputada Detinha, te desejo aqui neste momento muita sorte nessa caminhada e mais uma vez meus parabéns pela determinação e pela coragem. Nós nos sentimos muito bem representadas por V. Ex.ª disputando as eleições na capital maranhense. Boa sorte e que Deus abençoe a sua caminhada.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Senhor Presidente, só para concluir. Deputada Daniella Tema, muito obrigado, sei da sua força também como mulher, vem contribuindo bastante pela cidade de Tuntum, ali a região de Presidente Dutra, como em todo estado do Maranhão. Realmente o diferencial do PL é esse, é realmente fazer uma política diferenciada. E também foi avaliado dentro dessa pré-candidatura da deputada Detinha essa questão da mulher, da força da mulher, da presteza da mulher, do cuidado da mulher e, principalmente, sabemos que as mulheres sempre fazem tudo mais perfeito, ali com perfeccionismo e é isso que a deputada Detinha tem feito no seu mandato. Foi feito no seu mandato de prefeita como agora de deputada estadual e temos certeza que irá fazer muito mais por São Luís. Quero aqui só concluir, senhor presidente, e dizer que é legítima a candidatura da deputada Detinha, a única mulher pré-candidata à prefeita até agora, na cidade de São Luís. É uma candidata que já começa com um grupo político de três partidos, que é o PL, o Avante e o Patriotas, juntando hoje, somente hoje, até agora, 120 candidatos a vereadores. Então é uma pré-candidatura que nasce forte, é uma pré-candidatura que nasce com respeito e, principalmente, com uma pré-candidatura que está fazendo o diferencial na política brasileira ao assumir realmente os seus compromissos e cumprir, não fugir do anseio da população, dos problemas da população. Ela não é aquela política que só aparece de quatro em quatro anos, é uma política íntegra, que está lá sempre presente nas suas bases e agora, mais do que nunca, presente na capital, São Luís, presente tentando resolver os anseios e os problemas da população. Senhor presidente, só aqui que o momento é histórico, o momento é ímpar e o momento é louvável, haja vista que nós estamos falando de uma pré-candidata mulher. Temos que valorizar ainda a força da mulher na política brasileira e, pelo nosso partido, no estado do Maranhão, não seria diferente.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Eu quero que V.Ex.ª conclua, porque a deputada Detinha, pré-candidata que V.Ex.ªs, com muita razão, estão comemorando a decisão do PL de lançá-la para o pleito em São Luís, está esperando para ir à tribuna.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Com certeza. E não se preocupe não, que eu estou preparando os autofalantes, preparando aqui o microfone para receber a nossa pré-candidata. Tenho certeza de que V.Ex.ª estará junto nesse projeto, porque sei a necessidade que São Luís tem de uma pré-candidata à prefeita mulher. Muito obrigado, senhor presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA