10/03/2016 - Sessão Preparatória Humberto Coutinho

Humberto Coutinho

Aniversário: 00/00
Profissão: Médico

Discurso - download do áudio



3ª SESSÃO PREPARATÓRIA DA MESA DIRETORA DO DIA 10 DE MARÇO DE 2016

 

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO

O SENHOR PRIMEIRO SECRETÁRIO DEPUTADO EDILÁZIO JÚNIOR

O SENHOR SEGUNDO SECRETÁRIO DEPUTADO CARLINHOS FLORÊNCIO

 

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO - Em nome do povo e invocando a proteção de Deus, declaro aberta a 3ª Sessão Preparatória, convocada nos termos do Art. 7 do Regimento Interno, para a realização da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, para o segundo biênio da 18ª Legislatura, no período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2019. Peço aos senhores deputados que se acomodem nos devidos lugares para começar nossos trabalhos. Com a palavra o Segundo Secretário para a leitura do texto bíblico.

O SENHOR SEGUNDO SECRETÁRIO DEPUTADO CARLINHOS FLORÊNCIO – (lê texto bíblico) - Texto lido, Senhor Presidente.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO – Com a palavra o Primeiro Secretário para fazer a leitura do Ato da Diretoria Geral da Mesa, com registro da Chapa e os respectivos candidatos.

O SENHOR PRIMEIRO SECRETÁRIO DEPUTADO EDILÁZIO JÚNIOR - Ato da Diretoria Geral da Mesa n.º 01/2016. (lê ato) – Ato lido, Senhor Presidente.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO - Convido os deputados Vinícius Louro e Max Barros para acompanharem a votação e posteriormente a apuração junto à Mesa, conforme dispõe o Inciso V, do Artigo 8º, do Regimento Interno.

O SENHOR DEPUTADO EDUARDO BRAIDE - Senhor Presidente, pela ordem.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO - Pela ordem o deputado Braide.

O SENHOR DEPUTADO EDUARDO BRAIDE (questão de ordem) – Presidente, mesmo sabendo que tem só uma Chapa, só para orientar, porque não sei se a Chapa tem nome, de que forma o deputado deve se pronunciar ou declarar o seu voto? Se é Chapa 1 ou se a Chapa tem algum nome?

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO - Deputado Braide, a Chapa tem nome: União e Progresso. Deputados que queiram votar na Chapa o nome é Chapa União e Progresso.

O SENHOR DEPUTADO EDUARDO BRAIDE - Agradeço a resposta, Senhor Presidente.

O SENHOR DEPUTADO DR. LEVI PONTES - Senhor Presidente?

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO – Deputado Levi Pontes.

O SENHOR DEPUTADO DR. LEVI PONTES - Eu gostaria só de comunicar aos nobres colegas e colegas, em nome da nossa deputada Graça Paz, que, por motivo superior, neste exato momento, está acontecendo o enterro de um ente querido dela e que ela me pediu que transmitisse como Líder do Bloco, que lamenta profundamente, mas que presta todo o seu apoio a esta Chapa única hoje, aqui na Assembleia.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO – Deputado Levi, realmente, nós sabemos do que está passando a deputada, ela também me comunicou e nós liberamos porque lá é muito mais importante a sua presença do que aqui, infelizmente. Com a palavra, o Senhor Primeiro Secretário para fazer a chamada nominal dos deputados votantes, que proclamará o seu voto e, em seguida, o 2º secretário confirmará.

O SENHOR PRIMEIRO SECRETÁRIO DEPUTADO EDILÁZIO JÚNIOR (Faz Chamada Nominal).

O SENHOR DEPUTADO ROGÉRIO CAFETEIRA – Senhor Presidente!

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO – Com a palavra, o deputado Rogério.

O SENHOR DEPUTADO ROGÉRIO CAFETEIRA – Senhor Presidente, eu queria parabenizá-lo já pela eleição de toda a Mesa e dos colegas e pedir, eu já comuniquei à Mesa, o Dr. Bráulio está tomando as providências, é só sobre a questão de um voto, que eu estou em dúvida se o deputado Edson Araújo estava no Plenário, me parece que foi contabilizado, eu gostaria que a gente pudesse fazer a conferência, deputado Edilázio.

O SENHOR PRIMEIRO SECRETÁRIO DEPUTADO EDILÁZIO JÚNIOR - Vamos fazer a segunda chamada deputado Rogério dos ausentes. Senhor Presidente, 38 deputados presentes todos votaram na chapa União e Progresso, e 4 ausentes, votação encerrada, Senhor Presidente.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO HUMBERTO COUTINHO – Declaro eleita a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o segundo biênio da 18ª Legislatura composta pelos deputados: Presidente Humberto Coutinho; 1º Vice-Presidente Othelino Neto; 2º Vice-Presidente Fábio Macedo, 3º Vice-Presidente Josimar de Maranhãozinho; 4º Vice-Presidente Adriano Sarney; 1º Secretário Ricardo Rios; 2º Secretário Stênio Rezende; 3º Secretário Zé Inácio; 4ª Secretária Nina Melo. Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, familiares aqui presentes, a imprensa, galeria, realmente, para mim esta manhã é uma emoção renovada. Nós estamos sendo reeleitos para o segundo mandato desta legislatura. Realmente, para mim um momento ímpar que eu passo agora. Eu aqui quero agradecer ao apoio de todos os deputados e deputadas. Quero também agradecer, de modo especial, os líderes dos partidos porque sem consenso das lideranças seria impossível fazer uma eleição como esta, tranquila, de uma chapa única. Por isso todos os deputados tanto da base do Governo como os deputados da Oposição, só tenho a agradecer a maneira como foi trabalhada esta chapa. Nós sabemos que toda formação de chapa é difícil, é trabalhada, é complicada. Nós trabalhamos aqui várias semanas, mas, graças a Deus, fechamos uma chapa de consenso, fechamos uma chapa que não teve outro para concorrer. Isso eu agradeço, de coração, a todos os deputados que participaram desta bela formação de chapa. Cumprimentar V. Exas. a continuarem os nossos trabalhos. Volto a repetir que, nesta Casa, os deputados de Governo e deputados de Oposição serão todos tratados do mesmo modo, estarei sempre aqui ao lado para defender qualquer um dos senhores deputados porque é o dever desta Mesa Diretora, é o dever desta Presidência é tratar bem os deputados. Isto eu tenho feito durante meu primeiro ano de governo, estamos no segundo ano recebendo tratamento. Eu digo a V. Exas. vai ser até o fim do nosso mandato, isso só agradecer. E também quero convidar todos V. Exas. familiares, e amigos para nós almoçarmos, lá no Restaurante Cabana do Sol, na Avenida Litorânea. No mais, eu só tenho a agradecer aos deputados, aos nossos familiares, aos nossos convidados aqui presentes, fazer nesta Casa uma eleição de consenso, este é meu sonho. Eu sempre dizia: nós vamos antecipar a eleição em consenso, não tem nenhuma justificativa, fazer uma eleição consensual para aqui disputar voto, mas esta Casa é grande, os senhores deputados, todos, sabem da nossa responsabilidade e fizeram isso. Portanto, eu quero agradecer e a imprensa tenho certeza de que o povo do Maranhão vai agradecer o nosso ato de antecipar uma eleição, mas em consenso. Por isso, parabenizo todos os nobres deputados. Meu muito obrigado.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA