06/02/2019 - Tempo dos Blocos Marcelo Tavares


Aniversário: 05/02
Profissão:

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES (sem revisão do orador) - Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, Senhor Presidente, Senhora Secretária Deputada Andreia Rezende, Deputada Cleide Coutinho. Para mim, eu queria dizer, em primeiro lugar, a minha satisfação de votar à esta Casa pelo quarto mandato. Tendo a honra novamente de representar a população do Maranhão. Casa essa que me dá muita alegria de fazer parte dela, por tantos e tantos anos de trabalhos prestados aqui à nossa população sempre defendendo os melhores interesses do nosso povo e ao mesmo tempo, Deputado Neto, e tenho a oportunidade de voltar a esta Casa e voltar a esta tribuna também quero dizer aos meus pares que tive a honra novamente de ser convidado pelo Governador Flávio Dino para chefiar a Casa Civil de seu segundo Governo, como assim foi feito no primeiro Governo, e ao mesmo tempo, como eu disse, que tenho a honra de me reencontrar com meus pares também de certa forma é um até breve, porque, a partir de amanhã, já estarei no exercício dessa tão honrosa função de chefiar a Casa Civil, como eu disse no Governo Flávio Dino, mas quero deixar aqui também dito aos meus colegas que tenho confiança plena de que, mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Maranhão cumprirá muito bem o seu papel, defenderá os interesses de nosso povo aprovando boas medidas, boas leis, propondo outras, melhorando algumas que aqui cheguem enviadas pelo Poder Executivo para fazer com que esta Casa seja realmente a Casa do Povo, como tão bem dizia, Deputado Neto, o Presidente João Evangelista. E a Assembleia, meus colegas, meus amigos, para os que estão chegando aqui agora é, a meu ver, de todas as funções do espectro político brasileiro, o Legislativo talvez seja o mais vivo, o mais próximo da população e aquele que, se bem exercido, pode trazer uma infinidade de benefícios, porque aqui nós representamos o Maranhão inteiro, cada um de nós representa um pouco mais, um pouco menos, uma região, mas o conjunto dos deputados, o colegiado reunido, nós representamos muito bem o Estado inteiro e todos nós conhecemos o que cada maranhense vive em cada canto desse Estado. Então, deputada Andreia, para mim foi um breve, mas feliz momento aqui dividindo com a senhora, esta Casa Legislativa, e quero dizer a todos que estaremos no Poder Executivo, na Casa Civil, para ajudá-los a fazer um bom mandato, deputada Cleide, a senhora da Mesa, a senhora não pode, infelizmente, sim, até já tínhamos dito isso que nós precisávamos mudar o requerimento fazendo essa breve alteração, porque isso acontece com muita brevidade, mas me dê a honra do seu aparte, deputada Cleide, por favor, que essa dificuldade não faça a senhora desistir de fazer um aparte, por favor.

A SENHORA DEPUTADA CLEIDE COUTINHO (aparte) - Deputado Marcelo, mesmo descendo essa rampa, vindo aqui deslocando o meu colega Roberto, meu amigo, mas eu não poderia me furtar de me dirigir a Vossa Excelência as minhas palavras de reconhecimento do seu trabalho, quando eu entrei na Assembleia, no meu primeiro mandato, Vossa Excelência foi líder do governo, logo depois Vossa Excelência foi presidente desta Casa, depois V. Exa. foi para o governo Flávio e tive a honra e quero lhe transmitir aqui que o Flávio me disse do quanto confiava no seu serviço, na sua presteza. Tanto confiava que lhe chamou de volta. Claro que para nós aqui vai ser uma falta, porque V. Ex.ª é uma pessoa moderada, que não se exalta, tem um discurso forte, sem agressões, mas principalmente estou contente, porque eu vou contar, nós vamos contar com V. Ex.ª lá, com sua gentileza, com sua presteza e me atenda antes de todo mundo, certo?

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Com certeza, Deputada. Muito obrigado, Deputada Cleide. Deputado Neto Evangelista.

O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA – Deputado?

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Deputado Neto, depois V. Exa. Deputado Roberto.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Deputado Marcelo, primeiro, cumprimentar por V. Ex.ª estar fazendo o primeiro pronunciamento desta legislatura e já de despedida para voltar ao Governo. Sem dúvida é pela competência de V. Ex.ª que passou durante todo o Governo Flávio como Secretário-Chefe da Casa Civil, eu tive a grata satisfação de fazer parte da equipe do Governador Flávio Dino sob o comando do Governador e sob seu comando, que tem a missão de comandar todas as pastas auxiliando o Governador. O resultado prático disso está aí para todo Maranhão ver, para todo o Brasil ver, a reeleição do Governador com 60% dos votos válidos no Maranhão e, obviamente, também o Governador que teve o maior cumprimento de metas das suas propostas, quando da eleição de 2014. Isso sem dúvida, quantas reuniões eu fiz com V. Ex.ª para tratar sobre esses assuntos, tratar da efetivação dos programas propostos pelo Governador no Plano de Governo e V. Ex.ª volta para cumprir justamente com esse papel, para comandar as pastas, para auxiliar o Governador. É uma certeza que nós temos de que o Governo Flávio Dino continuará tendo sucesso nos próximos 04 anos. Obviamente queria ter V. Ex.ª aqui na Assembleia Legislativa para contribuir conosco com a experiência que V. Ex.ª já tem de diversos mandatos de Deputado estadual, de Presidente desta Casa também, um dos Deputados mais experientes aqui da Assembleia Legislativa, mas a sua experiência será com certeza muito bem-vinda novamente no Governo do Maranhão e quem agradece é a população do Estado tendo V. Ex.ª como Secretário-Chefe da Casa Civil.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Muito obrigado, Deputado Neto. E foi um prazer conviver com V. Ex.ª também no Governo do Estado, V. Ex.ª que fez um trabalho brilhante à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. É um Deputado preparado para qualquer função na política maranhense e até na política brasileira, para mim é uma honra ser Deputado com V. Ex.ª como também foi e, se o futuro assim permitir, é uma honra também, foi uma honra dividir a responsabilidade de comandar uma pasta no secretariado do Governador Flávio Dino. V. Ex.ª está de parabéns e engrandece este Poder e como sempre retornando a esta Casa, Deputado Neto, com grandes votações. Parabéns.

O SENHOR DEPUTADO RIGO TELES - Deputado Marcelo, V. Ex.ª me concede um aparte?

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Deputado Roberto.

O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA (aparte) - Deputado Marcelo, primeiro, quero dizer da alegria que temos de compartilhar, na verdade, da sua amizade e da sua presença aqui neste Plenário. Nós que temos uma relação, conheço a sua história política, digamos assim, participei desde o início do seu primeiro mandato de Deputado estadual em 95. Fala-se muito da sua experiência. A experiência não quer dizer que tenha um pouco mais de idade, mas é porque começou muito cedo e foi uma pessoa que independente das condições políticas, porque sempre assumiu de forma muito clara e de forma muito transparente, sempre preservando acima de tudo o respeito. Eu já tive posições com você no mesmo pensamento, no mesmo projeto, já tive posições antagônicas, mas o respeito sempre prevaleceu, inclusive nos momentos de maiores dificuldades, de maiores atritos, mas a sua marca foi exatamente esta, o respeito a todos os colegas. E quero dizer que a sua presença, inclusive no governo do Flávio Dino, na verdade engrandece o governo, primeiro pela sua história política e, acima de tudo, por aquilo tudo que o senhor representa hoje na política do Maranhão. Eu tive a honra de assumir o primeiro mandato, em 2009, no momento de uma turbulência política que existia no Maranhão, você já com a sua posição política definida, eu assumindo um mandato na Assembleia como suplente, mas sempre tive todo o seu respeito. Então, quero lhe desejar na verdade boa sorte nessa missão de dar continuidade à missão que você já vinha assumindo, acho que a Casa não perde, ela ganha, porque vai ter mais uma vez o Deputado Marcelo dentro do governo do Estado num cargo importante, defendendo os interesses do estado, isso que é mais importante, sabendo que o interesse público sempre vai ser prioridade em todas as discussões, em todos os momentos. Boa sorte.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Deputado Roberto, eu agradeço e quero dizer que V.Ex.ª não é só um deputado com quem eu divido a honra de compor a Assembleia Legislativa, V.Ex.ª é um amigo que eu tenho, que eu considero muito e o que eu acho mais interessante das nossas caminhadas é que, mesmo quando nós estávamos juntos, no mesmo caminho político, nós tínhamos uma amizade forte, e, quando nós passamos a fazer parte de caminhos políticos distintos, mesmo assim, conservamos a nossa amizade, o nosso respeito mútuo. Então, Deputado Roberto, para mim é uma satisfação novamente estar aqui nesta Casa com V.Ex.ª.

O SENHOR DEPUTADO RIGO TELES – Deputado Marcelo.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Deputado Rigo, depois Deputado Marco Aurélio, depois Deputado Duarte.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - E o Deputado Rafael Leitoa, em seguida também.

O SENHOR DEPUTADO RIGO TELES - Deputado Marcelo.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Deputado Rigo.

O SENHOR DEPUTADO RIGO TELES (aparte) - V.Ex.ª já mostrou a esta Casa que é um grande parlamentar, já contribuiu muito com o crescimento deste parlamento até também como presidente que V.Ex.ª foi, mas também como secretário tem desempenhado um papel muito importante para todos nós, parlamentares, para o Maranhão. Da forma como nos recebe, acredito que não há diferença nem indiferença de parte alguma. V.Ex.ª recebe todos os parlamentares, prefeitos, lideranças políticas e trata de uma forma tão amigável que, às vezes, até diz um “não”, mas aquele “não” já sai um pouco satisfeito com o não, porque a forma de dizer o “não” que às vezes V.Ex.ª não tem condições de resolver aquele problema. Então, tem que ser sincero e dizer o “não”, mas quando tem V.Ex.ª resolve. Então, este parlamento aqui não é que deixa de ter um grande deputado, não, V.Ex.ª está na Casa Civil e ajudará mais o Maranhão e nos ajudará mais ainda do que aqui no próprio parlamento. Então, tem essa diferença em V.Ex.ª. Ao longo de vários mandatos nesta Casa com V.Ex.ª, tenho só que admirá-lo e dizer do seu trabalho, do crescimento do Maranhão e da forma que V.Ex.ª faz e fez nesta Casa e também na Casa Civil. Parabéns a V.Ex.ª por mais essa vez estar ao lado do governador para contribuir, colaborar e ajudar o nosso querido Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Muito obrigado, Deputado Rigo. Eu quero dizer principalmente aos mais novos que, na Casa Legislativa, é muito importante a palavra dos líderes. Nós fazemos nas votações muitos acordos de líderes. E a palavra, Deputado Antônio Pereira, V. Ex.ª que é um deputado experiente e que sabe disso e que sempre também honrou a sua palavra, ela é fundamental para a gente conseguir construir um ambiente de confiança entre Governo e Oposição. E o Deputado Rigo também é um deputado que eu aprendi aqui a respeitar, porque ele sempre honrou as palavras dadas no ambiente legislativo, no ambiente democrático. E é muito fácil conviver politicamente com deputados com esse perfil, que sabem honrar as suas colocações, os seus votos e os seus compromissos com os demais colegas. Compromissos esses que eu digo entre líderes, entre lideranças, Governo e Oposição. Às vezes a gente decide votar determinada matéria, às vezes deixamos para outra sessão, às vezes combinamos de pedir vistas, às vezes combinamos de não pedir vista. Então é um ambiente que necessita, Deputado Antônio, a questão da palavra, de honrar a palavra, de construir esse ambiente de confiança. E o Deputado Rigo sempre contribuiu com isso. Deputado Marco Aurélio, que trocou de lugar, Deputado Marco, por favor.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO (aparte) – Deputado Marcelo, é uma enorme satisfação fazer parte com V. Ex.ª dessa legislatura. Ainda que V. Ex.ª não venha participar da rotina aqui do Plenário, porque estará votando a outra missão. Mas é uma satisfação tê-lo esses dias. E a gente não vai se distanciar, ainda que em funções diferentes. Eu quero destacar a sua trajetória vencedora, a trajetória de um líder respeitado por todos. Seja da situação, seja da Oposição, todos respeitam a sua trajetória. Uma pessoa que tem uma visão política muito aguçada. Uma pessoa fundamental na construção do projeto que temos hoje à frente, que é o Governo Flávio Dino. E essa sua experiência tão forte neste momento é indispensável para continuar no Governo. E eu tenho certeza que continuará fazendo um grande trabalho. Para nós seria uma honra tê-lo nesta legislatura inteira, porque o seu conhecimento do Governo tanto do que foi feito quanto do que será feito seria imprescindível, seria decisivo para todos nós. Mas eu tenho certeza que ao Governador Flávio Dino também é indispensável. E eu agradeço demais a parceria que V. Ex.ª tem feito com esta Casa e continuará fazendo um grande trabalho. Eu peço apenas, Presidente, que altere o tempo do Deputado Marcelo, porque todo mundo vai apartear, quase todo mundo, em invés de 15 minutos para 30 minutos do bloco e, em seguida, o Deputado Yglésio com sete.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Apesar do painel estar travado Deputado Marcelo, já pedi que incorporasse mais 15 minutos ao seu tempo. E V. Ex.ª tem mais 13 minutos.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Muito obrigado. Deputado Marco, eu, infelizmente, não vou poder passar com V. Ex.ª aqui muitos outros dias, mas também desejo a V. Ex.ª um mandato que não seja, digamos de quatro anos aqui, mas um mandato de dois anos e depois substituído por outro mandato de quatro anos mais adiante, se assim for o desejo de V. Ex.ª. V. Ex.ª merece, tem muita competência, muita disposição em representar bem o povo do Maranhão. Isso vale muito: vontade, disposição, determinação. E Vossa Excelência tem isso. Aprendi a lhe conhecer, a lhe admirar e reconhecer em V. Ex.ª essas características, esses valores. Deputado Duarte Júnior, por favor.

O SENHOR DEPUTADO DUARTE JÚNIOR (aparte) - Deputado Marcelo Tavares, quero apenas destacar a admiração que eu tenho por V. Ex.ª, o quanto que eu aprendi com V. Ex.ª durante a oportunidade que eu tive de presidir o PROCON/MA, durante 1.187 dias, as orientações, os diálogos, as conversas, e desses diálogos, dessa experiência, eu pude extrair uma frase que eu trago comigo: “Magoar com a verdade, mas jamais iludir ninguém com uma mentira” e sempre eu tive em V.Ex.ª essas orientações, nem sempre era aquilo que eu gostaria de ouvir, mas era aquilo que eu precisava ouvir para ser uma pessoa melhor, um profissional melhor. Eu confesso que ontem quando eu vi o Twitter do Governador Flávio Dino falando que já na quinta-feira V. Ex.ª iria para a Casa Civil, confesso que ao tempo em que eu fiquei feliz por V. Ex.ª, pelo povo do Maranhão, pelo Governo Flávio Dino, eu fiquei um pouco triste por perder V. Ex.ª aqui um pouco mais próximo de mim, mas lhe asseguro que vou sempre bater à sua porta, lá na Casa Civil, para poder dialogar, para poder obter orientações e também para que a gente possa apresentar propostas melhores para o povo do Maranhão. Então, parabéns a V. Ex.ª e espero continuar contando com V. Ex.ª e conte sempre comigo.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Deputado Duarte, muito obrigado, só um minutinho, deputado Adelmo. Deputado Duarte Júnior que começa aqui sua trajetória política e nós convivemos no governo, e, às vezes, tínhamos alguns diálogos, alguns mais leves e outros um pouquinho mais ásperos, porque cabe também à Casa Civil muitas vezes consertar algumas coisas, não é que estejam erradas, mas que precisam caminhar junto com outras ações do governo, e me permita dizer isso, e uma das vezes que nós estávamos em uma agenda de governo, eu acho que eu também tenho um pedacinho desses votos do Duarte, não muitos, porque ele teve muitos votos. Mas uma das vezes que nós estávamos voltando de uma agenda, eu não me lembro qual o município, e nós vínhamos no helicóptero, estávamos voltando, retornando dessa agenda de trabalho. E eu tenho comigo que se alguém me pede uma opinião eu procuro dar, deputado Antônio Pereira, a opinião correta mesmo que essa opinião às vezes possa ser em meu desfavor, porque eu também era pré-candidato, imaginava ser candidato e o Duarte era um candidato concorrente, ainda da mesma coligação, e o Duarte perguntou sobre a candidatura toda, e eu disse a ele: Duarte, percorre todas as ruas de São Luís, esquece um pouquinho outros municípios que você tem apoio mais distantes, porque esse você vai poder andar durante o mandato e representar também aquele eleitor, mas se dedique a andar São Luís, porque em São Luís é onde você tem um potencial maior de votos pelo uso das redes sociais, e se tu fores em um município, por exemplo, do Sertão maranhense que tem municípios belíssimos, eu tive a oportunidade de ser o mais o votado em alguns deles, em Sucupira do Riachão, município belíssimo, por exemplo, de ter uma boa votação lá, você vai, você gasta 8 horas de carro para ir e 8 horas para voltar, você vai gastar dois dias da agenda de uma campanha curta. Dois dias de Duarte, em São Luís, ele conseguiria andar aí, 100, 150 ruas apertando a mão de muito mais eleitores, eu acho que ele, de certa forma, seguiu um pouquinho esse roteiro e teve essa votação muito grande que dá a ele também uma responsabilidade enorme, como de todos os outros, aqui todos os deputados são iguais, sejam com 20 mil, 15 mil, 60 mil, 70 mil, 80 mil, ou até mais, todos representam um povo do mesmo jeito, mas evidentemente que representar São Luís com uma votação tão grande quanto a que V. Ex.ª teve, também é muita responsabilidade. Então naquele momento eu acho que era o melhor caminho a seguir, V. Ex.ª seguiu e o resultado veio da urna. Eu acho que uma campanha curta você ter que acertar a estratégia. Então muito obrigado, Deputado Duarte. Agora o Deputado Adelmo Soares, por favor.

O SENHOR DEPUTADO MÁRCIO HONAISER - Deputado, em seguida.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Depois o Deputado Márcio Honaiser.

O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES - Eu sou testemunho desse voo, eu estava no voo quando você falou.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Estava no voo, é verdade.

O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES (aparte) - Deputado Marcelo, eu queria lhe parabenizar por toda a trajetória que V. Ex.ª teve. Lembro-me que em 2014 aquela campanha, nas ruas de Chapadinha quando V. Ex.ª mostrava ali já organizando a campanha do Governador, então não é só o Deputado Marcelo como gestor da Casa Civil, mas sobretudo como pessoa, como coordenador de campanha, como amigo pessoal do Governador. Portanto, evidentemente, não vou ter V. Ex.ª nesse convívio aqui do Parlamento, mas eu tive a honra de participar com V. Ex.ª durante três anos e três meses na agricultura familiar, onde eu aprendi muito, a gestão pública estadual totalmente diferente da questão municipal. Então eu queria lhe desejar muita sorte, muita sabedoria, muito discernimento e muita fé, que eu sei que V. Ex.ª é um homem de fé, haverá de continuar fazendo um bom trabalho em prol do povo do Maranhão. Um forte abraço e que Deus abençoe V. Ex.ª.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Muito obrigado, Deputado Adelmo. Deputado Antônio Pereira, desculpe, já volto com o Senhor, só vou fazer um comentário em relação ao Deputado Adelmo. O Deputado Adelmo também é outro companheiro de Governo que me deu a satisfação de também ser Secretário com V. Ex.ª no primeiro Governo do Governador Flávio Dino. E o Deputado Adelmo quando chegou ao Governo, quando foi escolhido, para a pasta que foi escolhido havia uma certa desconfiança porque o Deputado Adelmo não era um Deputado tido como um Deputado próximo da agricultura familiar. E eu disse ainda agora para o Deputado Marco Aurélio que uma das principais características que um homem público deve ter é a determinação, é a vontade e o Deputado Adelmo manifestou, nesse período que foi Secretário, uma vontade enorme e uma grande determinação em prestar um bom serviço. E tanto prestou um bom serviço que teve o reconhecimento muito grande da população do Maranhão, chegou aqui com uma belíssima votação e que agora eu tenho certeza de que ninguém enxerga o Deputado Adelmo como um Deputado distante da agricultura ou da agricultura familiar. Todo mundo já vê no Deputado Adelmo, tanto é que teve o apoio da Fetaema, que é uma instituição extremamente importante em nosso Estado, principalmente para as causas sociais e produtivas. Então Deputado Adelmo, V. Ex.ª conseguiu superar toda aquela desconfiança inicial, não de competência, mas de distância da área e fez um grande trabalho e reconhecido por quem importa, que é o povo maranhense que lhe deu a honra de representá-lo aqui nesses 04 anos na Assembleia Legislativa. Muito obrigado, Deputado Adelmo. Deputado Antônio Pereira.

O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA (aparte) – Deputado Marcelo, obrigado pelo aparte. Quando V. Ex.ª começou esse pronunciamento, nas três primeiras palavras eu aqui fiquei imaginando o que V. Ex.ª já fez, o que faz e o que poderá fazer pelo povo do Maranhão. O trabalho prestado, sem dúvida nenhuma. Quando aqui cheguei como homem público, nesta Casa, na Assembleia, V. Ex.ª já estava no Palácio dos Leões ali assessorando o então Governador, tratando dos assuntos políticos daquela Casa e nós estivemos ali várias vezes no final de tarde, em conversas que para mim foram muitos boas, memoráveis, tratando de assuntos, a gente ainda é jovem, jovem na política, porque eu ainda me sinto jovem e tratando os assuntos do Maranhão, da região Tocantina. Se eu tivesse seguido todos os seus conselhos, talvez tivesse até avançado muito mais. Em 2006, Vossa Excelência saiu do Executivo e se elegeu como deputado e veio para esta Casa, vivemos ali sob a presidência do saudoso amigo João Evangelista. Vossa Excelência se elegeu presidente naquele momento, já em 2008, o segundo biênio naquele mandato, e eu tive a honra e o prazer de ser seu Primeiro Secretário, podendo observar mais de perto a sua relação com a família, com os amigos, mas principalmente o seu trabalho profissional. Eu quero aqui dar um testemunho da sua honestidade, da sua seriedade, da maneira como naquele momento foi presidente desta Casa e como levou esse trabalho. Eu sou testemunha, nunca me esqueci da maneira correta como V. Ex.ª levou os trabalhos nesta Casa, e hoje ocupa um espaço dentro desse governo de grande importância. Então, nós temos a honra de cedê-lo, nós temos a honra de cedê-lo ao Executivo porque entendemos que lá, aqui V.Ex.ª faria um grande trabalho, mas lá fará um trabalho muito melhor, muito maior, mais importante para o povo do Maranhão. Nós estamos tristes por cedê-lo, mas alegres porque a sociedade maranhense haverá de receber muito mais benefícios de V.Ex.ª lá. Estando lá, V.Ex.ª pode contar com o meu apoio. Diga ao Governador Flávio Dino que o governo pode contar também comigo nesta luta nesses próximos quatro anos. Uma certeza nós temos: V.Ex.ª como colega nosso parlamentar, nós sempre teremos ali uma porta aberta na Casa Civil por meio de sua pessoa. Parabéns pela escolha, parabéns por ter sido escolhido e que Deus ilumine esse novo momento na sua vida, esse novo mandato. Muito obrigado.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Muito obrigado, Deputado. Eu vou conceder ainda ao Deputado Rafael, ao Deputado Marcio e ao Deputado Zé Inácio, aí agradeço a todos, mas não poderei mais conceder em função do tempo. Vou fazer essa concessão de dar aos três Deputados, mas eu queria dizer ao Deputado Antônio Pereira: Deputado Antônio, agradeço pelas palavras e também sou testemunha aqui do grande trabalho que V.Ex.ª realiza em defesa do povo do Maranhão e dizer que boa parte das coisas nós fizemos juntos, naquele período em que fui presidente desta Casa, V.Ex.ª era o Primeiro Secretário e nós fizemos juntos, por exemplo, a TV Assembleia que aqui está e que eu tenho a oportunidade de voltar a falar. A TV Assembleia foi na nossa gestão, Deputado Antônio, que fizemos a TV Assembleia, inauguramos e implantamos. Reconheço que nosso trabalho, e reconheço com satisfação, que nosso trabalho sempre foi facilitado porque nós sucedemos à gestão do Deputado João Evangelista que fez aqui um grande trabalho. Então para nós o nosso trabalho foi facilitado, fizemos muita coisa pela Assembleia, valorizamos o trabalho dos parlamentares, a TV Assembleia é um exemplo, implantamos o Portal da Transparência e tantas outras coisas que mudaram um pouquinho a Assembleia Legislativa do Maranhão. Muitas das coisas, eu quero aqui reconhecer e dizer, foram continuadas, a TV Assembleia é uma delas, a TV Assembleia que começou com um perfil na TV fechada, depois, na gestão do Presidente Arnaldo Melo, foi ampliada. Recebeu um prédio de comunicação belíssimo. E eu quero dizer, Deputado Arnaldo, aproveitando aqui o aparte do Deputado Antônio Pereira, que a minha saída também não diminui o grau de experiência que esta Casa tem. Porque tem Vossa Excelência, um ex-presidente, um deputado de inúmeros mandatos, que tem muita experiência não só na Casa, mas também na política do Maranhão. E eu tenho certeza que essa Casa ganha muito com o retorno de Vossa Excelência ao Parlamento e ao Legislativo Maranhense. E o trabalho que nós fizemos, continuamos o trabalho do Deputado João Evangelista. Fizemos a nossa parte em relação a TV Assembleia. Também foi muito bem continuada pelo Deputado Arnaldo Melo, que agora é novamente deputado nesta Casa. E eu tenho certeza de que só engrandece o Parlamento no Maranhão. Deputado Márcio Honaiser.

O SENHOR DEPUTADO MÁRCIO HONAISER (aparte) - Deputado Marcelo Tavares, quero saudá-lo, parabenizá-lo. Lamento lhe perder como colega aqui. Eu que sou novato, calouro, estreando aqui na Assembleia, queria ficar aqui acompanhando, aprendendo com a sua experiência. Mas sei que Vossa Excelência é muito importante e estratégico para o Governo. Fomos colegas. Fui Secretário e sei das inúmeras missões que o Governador delega, principalmente as mais espinhosas e aquelas, com muita sabedoria, Vossa Excelência consegue desenrolar e fazer acontecer. Sei que Vossa Excelência é importante para o Maranhão, importante para o Governo. Então sucesso nessa missão. Lamento muito não poder estar com V. Exa. aqui na nossa Casa.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Deputado Márcio, para mim é um prazer dividir esta Casa com Vossa Excelência e também ter dividido o secretariado. O Deputado Márcio Honaiser, que foi eleito com uma grande votação, como ele não tinha ainda disputado uma eleição, ia disputar a passada, acabou não sendo candidato naquela eleição. Seria até vice-governador, candidato a vice-governador. Sou testemunha disso. Por uma lógica da política que às vezes não nos pertence, ele não foi. Aí diziam: Oh, Deputado Márcio, não tem muito voto. E o Deputado Márcio teve voto demais. Chegou aqui com uma votação imensa. Só da região sul do estado, de Balsas, com uma votação enorme, que V.Exa., com certeza é merecedor, Deputado Márcio. Então V.Exa. com certeza fará um mandato muito bom, porque V.Exa. sempre esteve muito perto dos interesses do Maranhão, especificamente dos interesses do sul do Maranhão. Vossa Exa. representa muito bem aquela região. Tem outros parlamentares aqui. Deputada Andreia é uma das deputadas que representa muito bem. Isso só faz melhorar. Quer dizer, serão mais deputados trabalhando por aquela região produtiva e que puxa o Maranhão para frente. Muito obrigado, Deputado Márcio. Deputado Rafael Leitoa, por favor.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA (aparte) – Deputado Marcelo, dizer que é uma honra poder está vivenciando estes anos todos com V. Exa. Eu, nesta Casa, todos os dias aprendo uma coisa diferente, uma coisa nova. Uma das primeiras pessoas que conversei, antes ainda de tomar posse como suplente na legislatura passada, foi com V.Exa., pedindo orientação, pedindo que nos ajudasse a conduzir o nosso trabalho na Assembleia. E, graças a Deus, logramos êxitos, inclusive, na eleição. Mas também pela humildade como o senhor tratou também sua campanha eleitoral. Eu lembro e vi diversas vezes nas suas mídias sociais V.Exa. fazendo reuniões com 30, 40, 50 pessoas, independente da situação, correndo atrás de votos. Correndo atrás de renovar mais uma vez o seu mandato, o quarto como deputado estadual. Mostrando tanta liderança política que V.Exa. é, mas ao mesmo tempo fica triste e contente, por quê? Porque o governador Flávio Dino que conduz, que é o técnico do governo do Estado, um governo exitoso, o melhor do país avaliado pelo Portal G1, precisa de um capitão à sua altura para conduzir esse time e que com certeza ajudará muito mais o povo do Estado do Maranhão fazendo esse papel e, desde já, mais uma vez, humildemente, peço a sua ajuda para que a gente possa exercer também essa função que nos foi confiada pelo governador, mas sei que essa indicação também teve a sua observação, obviamente, a sua opinião como sempre, que o governador Flávio Dino consulta. Eu agradeço a confiança, mais uma vez, e ao mesmo tempo peço a ajuda para que a gente possa conduzir os trabalhos na Casa para que o desenvolvimento e o progresso do Estado do Maranhão não possam parar. E desejo boa sorte, mais uma vez, na secretaria, chefe da Casa Civil do governo do Maranhão para que a gente possa continuar nos trilhos do desenvolvimento. Obrigado, deputado.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES - Deputado Rafael, muito obrigado, e é para nós uma tranquilidade quando a gente que faz parte, que fez parte do primeiro governo, que faz parte do segundo governo, que participou da primeira eleição do Governador Flávio, da segunda eleição do Governador Flávio, a gente tem muita vontade de ficar aqui e defender o que foi feito, e nós fizemos muito, o Governador Flávio fez muito, tanto é que foi reconhecido por sessenta por cento da população do Maranhão e uma vitória no primeiro turno e a vontade do Governador, a determinação do Governador é fazer muito mais ainda no segundo governo. Mas para a gente que gosta de defender as boas coisas que foram feitas é uma tranquilidade sair sabendo que tem aqui nesta Casa uma liderança do governo com a competência de V. Exa. O Governador Flávio escolheu muito bem, outros pares têm excelentes condições de liderar o Governo, mas V. Ex.ª, com certeza, é uma boa escolha, uma escolha acertada, porque eu tenho convicção de que os temas do interesse do povo do Maranhão, que dizem respeito ao Poder Executivo do Estado, estarão muito bem defendidos por V. EXª. Parabéns pela indicação também, deputado Rafael leitoa, e eu sei que V. EXª, mais uma vez, saberá olhar para todo o Maranhão, não só para a região de Timon, porque V. Ex.ª hoje é um Deputado do Maranhão que representa bem o Estado em todos os cantos. Deputado Zé Inácio, por favor.

O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO (aparte) – Deputado Marcelo, eu quero dividir aqui o meu comentário em dois momentos. Primeiro, V. Ex.ª ficou quatro anos fora desta Casa, pela grandeza que teve no momento que não quis concorrer a uma eleição, uma certa reeleição, com certeza, V. Ex.ª seria reeleito e decidiu coordenar a campanha vitoriosa do governador Flávio Dino. E ali pela sua grandeza, pela sua história, pelo papel que desempenhou foi conduzido à Casa Civil do Governo e durante esse período que exerceu a Casa Civil, foi sem dúvida um dos principais auxiliares do governador Flávio Dino, os analistas políticos sempre destacavam que V. Ex.ª ao lado do hoje deputado Márcio Jerry, era um dos principais auxiliares do governador Flávio Dino, e, hoje, Márcio Jerry estando em Brasília e V. Ex.ª retomando a Casa Civil, eu não tenho dúvida de que será um dos principais, ou melhor, o principal auxiliar como secretário do Governador Flávio Dino. E por tudo que foi dito aqui, pelo reconhecimento da sua história política no estado do Maranhão e aqui neste Parlamento, V. Ex.ª que agora sai para ocupar o cargo de Secretário da Casa Civil, poderia ocupar qualquer um dos cargos aqui neste Parlamento. V. Ex.ª poderia ser o líder o Governo, que aqui será muito bem representado pelo nosso colega Rafael Leitoa. Poderia ser o líder do nosso Bloco, que também está muito bem representado pelo Deputado Marco Aurélio. Poderia inclusive, como já teve oportunidade de ser, presidir esta Casa, porque V. Ex.ª tem história, tem estatura para mais uma vez conduzir esta Casa, que neste momento está muito bem conduzida pelo Deputado Othelino. Então a sua história lhe credencia para ocupar qualquer espaço na política do Maranhão. E pelo papel que V. Ex.ª desempenhou como mais uma vez coordenando a campanha do Governador Flávio Dino, a campanha vitoriosa da reeleição do Governador Flávio Dino, mais uma vez teve o olhar, a atenção do Governador Flávio Dino para lhe chamar para conduzir, mais uma vez, a Casa Civil. E não tenho dúvida, pela sua experiência, pela sua competência, V. Ex.ª será um dos grandes nomes do Governo Flávio Dino. Perde, a princípio perde algumas regiões, algumas cidades que V. Ex.ª foi votado, as suas bases políticas, perde a nossa querida Baixada com a sua saída aqui do Parlamento, mas por outro lado essas cidades, essas regiões em que V. Ex.ª faz política, a Baixada ganha com a sua ida a Casa Civil. E ganha também, para concluir, ganha também o Parlamento com o retorno para esta Casa do grande Deputado Edivaldo Holanda. Então quero concluir minhas palavras dizendo que V. Ex.ª estará não só representando o Governo, mas estará representando nós parlamentares na Casa Civil. E desejo sucesso e dizer que mais uma vez o Governador Flávio Dino acertou em lhe colocar, lhe reconduzir à Casa Civil do Governo do Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO MARCELO TAVARES – Muito obrigado, Deputado Zé Inácio. E também reconhecer o valoroso êxito que V. Ex.ª teve nas eleições e nos momentos mais difíceis do Partido de V. Ex.ª, V. Ex.ª nunca, em nenhum momento, mudou sua posição, se acovardou. Muito pelo contrário, foi para o bom debate, trouxe o nome do Presidente Lula inclusive para o nome legislativo, que V. Ex.ª adota nesta Casa e por isso foi reeleito com uma votação muito boa, mostrando a consolidação do nome de V. Ex.ª na política do Maranhão. Então muito obrigado por também me dar a satisfação de dividir esta Casa com V. Ex.ª. Vou encerrar, Presidente, de forma muito rápida. Deputado César, já usei tempo demais além, já estou contando com a boa vontade do Presidente Glalbert. Mas quero de forma resumida, em primeiro lugar, agradecer aos maranhenses que me colocaram aqui, os mais de 48 mil maranhenses que me deram oportunidade de representá-los mais uma vez na Assembleia Legislativa do Maranhão. Muito obrigado a esses maranhenses. Quero também parabenizar a eleição ou a reeleição dos deputados mais experientes que aqui estão, Deputado Rafael, Deputado Glalbert Cutrim, Deputado César Pires, que é um grande deputado do Maranhão, que sempre tratou com seriedade as questões maiores do nosso estado, sabe fazer oposição, quando foi governo soube ser governo, foi secretário de Estado também e viveu uma situação parecida com a minha de ser deputado e estar na Secretaria de Estado, Secretaria de Educação. Quero aqui também saudar a reeleição do Deputado Wellington do Curso, do Deputado Neto Evangelista, do Deputado Marco Aurélio, do Deputado Arnaldo Melo, como já disse, do Deputado Antônio Pereira, do Deputado Zé Inácio, do Deputado Roberto Costa, do Deputado Fábio Macedo e do Deputado Vinicius Louro. Dos mais experientes já não tem mais nenhum aqui. Quero também desejar sucesso e êxito nessa nova vida parlamentar dos deputados desta eleição, desta primeira eleição. Desejo muito sucesso, muito êxito, que consigam atingir os objetivos e as metas traçadas na campanha, que os planos que vocês levaram aos eleitores consigamos juntos... Desculpe, a Deputada Cleide ali também. Então, que consigamos juntos fazê-los se tornarem realidade, melhorando a qualidade de vida do Maranhão. E quero parabenizar, como disse aqui, vou citar nominalmente os novos deputados: Deputada Thayza Hortegal, Deputado Fernando Pessoa, Deputado Ciro Neto, Deputado Leonardo Sá, Deputado Wendel Lajes, Deputada Mical, Deputado Yglésio, meu amigo de muito tempo que agora é deputado e que com certeza fará um grande trabalho pela população do Maranhão, Deputado Duarte Junior, Deputado Pastor Cavalcante, muita sorte, muito êxito, deputado, que V. Ex.ª consiga melhorar a vida de todos os maranhenses, mas especialmente daqueles da região Tocantina e de Açailândia e de onde V. Ex.ª tem um contato mais próximo. Muito obrigado pela generosidade das palavras dos que aqui me apartearam, é uma grande honra voltar ao governo e isso me deixa muito feliz, assim como me deixaria muito feliz continuar aqui na Assembleia, porque a nossa disposição de defender o que nós fizemos no primeiro mandato é muito grande, mas a maior determinação ainda é fazer muito mais no segundo mandato, auxiliando o Governador Flávio Dino. Mais asfalto, mais hospitais inaugurados, mais IEMAs, mais escolas dignas, mais desenvolvimento e mais Maranhão para que o Brasil cada vez mais possa reconhecer o valor do nosso estado. Muito obrigado, um grande abraço a todos e até breve. Todas as vezes que for necessário voltar a esta Casa para defender o governo que nós estamos fazendo, sob a liderança do Governador Flávio Dino, voltarei com muito êxito. Muito obrigado e um grande abraço a todos.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO GLALBERT CUTRIM - Aproveito para parabenizar o Deputado Marcelo pelo retorno a esta Casa, também desejo êxito nessa nova velha função de Chefe da Casa Civil e espero que Vossa Excelência, com toda a certeza e sabedoria que tem, mantenha um bom diálogo como sempre teve nesses últimos quatro anos.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA