26/06/2019 - Discussão de Projeto Roberto Costa

José Roberto Costa Santos

Aniversário: 18/03
Profissão: Administrador

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA (sem revisão do orador) - Senhor Presidente, Deputados, galeria, imprensa. Eu venho, hoje, aqui, defender a derrubada do veto. Primeiro pela importância que esse projeto tem. Ele de forma muito clara, muito objetiva, Deputado Fernando, vem atender os interesses de uma parcela da população que precisa desse respaldo, desse apoio da nossa Casa Legislativa, que são os diabéticos, os portadores de diabetes. O projeto foi aprovado nesta Casa. Houve um veto por parte do Governador, mas já tivemos conversas com setores do Governo, com o Secretário de Saúde, com o Secretário também Rodrigo Lago no sentido de sensibilizá-los para a importância que tem um projeto como esse. O projeto vem instituir a preferência, Deputado Pastor Cavalcante, para os diabéticos nas filas de bancos e das repartições públicas. A diabetes, hoje, é uma doença que tem atingido grande parte da população. Todos nós aqui temos um parente ou temos um amigo que sofre hoje da diabetes e sabe das dificuldades que vivem, hoje, no seu a dia a dia. Aqui, nessa Casa, nós temos, inclusive, alguns deputados. Inclusive o Deputado César Pires, que também defende essa causa, também é portador da diabetes e sabe da importância que teria esse projeto no sentido de viabilizar, de facilitar. Senhor Presidente, então esse projeto vem, na verdade, atender uma grande parcela da nossa população que hoje sofre porque é portadora de diabetes. Como eu disse aqui, nós temos amigos, temos parentes. Nós temos aqui, como eu citei, o caso do Deputado César Pires, que sabe dessa problemática porque vive no seu dia a dia e sabe da situação que todas essas pessoas vivem hoje. E o que nós queremos com esse projeto é dar o direito para que o portador de Diabetes, ele, quando chegar na fila de banco, quando ele chegar na repartição pública, que ele tenha preferência também no atendimento. Porque a situação dele, em determinados momentos, ele pode passar mal, ele pode ter, digamos assim, um desmaio, uma tontura, a qualquer momento. O que vai levá-lo a ter grandes dificuldades para fazer inclusive esse seu dia a dia. E o que, como estou dizendo, não existe custo nenhum por parte do governo, não vai existir aumento de investimento do governo. O que nós vamos resgatar, na verdade, é a dignidade para uma parcela importante da nossa população. Teve o veto, mas, como eu disse, nós sensibilizamos o governo, sensibilizamos os secretários, para no sentido de facilitar, que esta Casa pudesse hoje fazer a derrubada deste veto, para garantir o direito a essa população. Eu quero dizer que este foi um projeto que foi instituído por nós, aqui na Assembleia, mas que foi dado por um grupo de diabéticos, que vieram, inclusive me encontraram no supermercado.

O SENHOR DEPUTADO ZÉ INÁCIO – Senhor Presidente, Questão de Ordem, por favor, peça atenção ao orador que está na Tribuna.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Senhores Deputados, tem um orador na Tribuna.

O SENHOR DEPUTADO ROBERTO COSTA – E mostraram a importância, que teria para eles um projeto desse sendo aprovado na Assembleia. Então, o que eu venho hoje aqui, Senhor Presidente, é no sentido de pedir aos meus colegas, que nos ajude, na verdade, a essa parcela da população, a resgatar sua dignidade, com o direito que esta Assembleia dará a eles, para que eles possam ter a preferência nos seus atendimentos, no banco, em repartições públicas. Eu acho que é um ganho que nós faremos aqui, é uma vitória da Assembleia, porque nós vamos garantir direitos às pessoas que realmente precisam no Maranhão. Muito obrigado, Senhor Presidente. E voto então, pelo SIM, pela derrubada.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA