10/07/2019 - Pequeno Expediente Duarte Júnior


Aniversário: 15/09
Profissão: Advogado

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O SENHOR DEPUTADO DUARTE JÚNIOR (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Deputadas, é um prazer imenso utilizar esta Tribuna, mais uma vez. E dessa vez venho aqui para propagar uma excelente notícia, um grande marco no Sistema de Transporte Público da nossa cidade. E ontem nós tivemos dois grandes resultados em nossa cidade. Importante, meu querido ex-Prefeito, eterno Prefeito, Zito Rolim, Deputado, é importante as pessoas utilizarem também esta Tribuna para elogiar, para reconhecer os avanços. E ontem houve dois avanços no Sistema de Transporte Público da nossa cidade. O primeiro avanço, a Prefeitura de São Luís conseguiu chegar ao número de 80% de renovação dos ônibus em nossa cidade. Ou seja, 80% da frota foi renovada. Esse que é um processo contínuo, processo que se iniciou após a licitação histórica, nunca teve uma licitação de transporte público em nossa cidade. Foi feita a licitação pela atual gestão, me lembro muito bem o trabalho de fiscalização sério, correto, que nós fizemos pelo Procon. Fiscalização essa que garantiu a apreensão de todos os ônibus com mais de quinze anos em circulação, em nossa cidade. Uma ação histórica. E com muito orgulho em presidi o Procon nessa época e nós conseguimos contribuir para essa renovação. E, ontem, alcançamos esse resultado aqui em nossa cidade, 300 ônibus com ar-condicionado. Isso precisa ser reconhecido. É claro que muito ainda precisa fazer. É claro que muito há de ser feito e será feito. Eu tenho fé nisso. E é bom destacar uma ação que é fruto dessa Casa, uma indicação da minha autoria que foi feita ao Procon, foi feita ao Viva, foi feita ao Governo do Estado e ao SET, para que nas unidades do Viva Cidadão, nas unidades do Procon fossem criados canais de atendimento do SET. Ou seja, aquele problema histórico que os consumidores, que os estudantes, que os usuários do transporte público enfrentavam em nossa cidade não mais enfrentarão. Pois agora já está em funcionamento nas unidades do Viva, do Procon postos de atendimento do SET para a comercialização do bilhete único, do vale transporte, da recarga da meia passagem. Aquelas filas quilométricas, aquelas reclamações de que os usuários ficavam horas e horas esperando, horários reduzidos, horários das nove até às quinze horas, isso é coisa do passado. E isso precisa ser reconhecido aqui por essa Casa. Isso precisa ser reconhecido pelo usuário do transporte público da nossa cidade. Agora um atendimento, senhoras e senhores, no padrão Procon de qualidade, um atendimento de qualidade, conforto, comodidade e segurança das 8 horas até às 18 horas nas unidades do Viva da grande Ilha e também dentro de shoppings, nos Shoppings Pátio Norte em São José de Ribamar, na Central da Cidadania também em São José de Ribamar e no Shopping da Ilha. Além do horário expandido das 10hs às 22hs, também aos finais de semana, sábado e domingo. Agora imagina aquilo que era um sonho, hoje, é realidade. O usuário do transporte público podendo ter acesso a esses serviços dentro de um shopping num sábado, num domingo. Isso é garantir direitos, minha querida amiga Deputada Dani. Isso é garantir resultados. E afirmo a Vossas Excelências que é só o começo. Fizemos uma outra Indicação. Conversei ontem com a Secretária Flavia Alexandrina, da SEGEP. Nos próximos meses, acredito que até mesmo nas próximas semanas, nós vamos contribuir para a implantação do cartão vale transporte servidor. Ou seja, o servidor público do Estado do Maranhão não vai precisar utilizar essas unidades de atendimento. Receberão no conforto do seu ambiente de trabalho, na sua casa, um cartão vale transporte, onde receberão os créditos que serão atualizados a cada mês. Isso é garantir eficiência. Isso é garantir comodidade. Isso é garantir direitos. Fizemos a Indicação, hoje, que muito me orgulha. Uma indicação para a criação de um aplicativo, ou seja, mais avanço. Estamos trabalhando para que, nos próximos meses, seja criado um aplicativo para celular para que o usuário do transporte público da nossa cidade possa recarregar os créditos também sem precisar ir às unidades do VIVA, por meio de um aplicativo para celular. Isso é um exemplo para aqueles que pensavam que a realidade de Curitiba é muito distante da nossa cidade. Nós estamos mostrando que é possível, sim, fazer uma ação concreta em prol da mobilidade urbana da nossa cidade, fazer com que haja uma informatização no sistema, fazer com que haja uma modernização do sistema. Por fim, quero destacar meu querido amigo Pará Figueiredo, Ciro Neto, porque aparentemente está esquecida por alguns críticos que, há alguns meses, criticavam e lamentavam, talvez retoricamente, a saída dos cobradores do transporte público da nossa cidade. Senhor Presidente, muitos talvez retoricamente lamentavam, porque hoje nada mais falam sobre isso, porque talvez o assunto não esteja mais em moda, mas nos preocupamos com isso e conseguimos contribuir para a solução desse problema. Indo além da crítica, indo além da retórica, mas apresentando propostas e trabalhando para que essas propostas fossem concretizadas. Nesses postos de atendimento do Viva e do Procon quem irá atender serão os cobradores, aqueles mesmos cobradores que saíram gradativamente dos coletivos, após capacitação, treinamento gratuito pelo SEST/SENAT, eles vão fazer o atendimento dentro das unidades do Viva, dentro das unidades do Procon. Ou seja, uma preocupação também com aqueles pais, com aquelas mães de família que possivelmente estariam desempregados, agora estão tendo uma nova perspectiva de prover a sua família, assim como aconteceu em Curitiba. Lá nenhum cobrador ficou desempregado, todos foram capacitados, treinados e agora estão sendo encaminhados para esses postos de trabalho para que eles possam se desenvolver. E fica aqui também o registro e o recado aos cobradores: procurem um SET, procurem um Sindicato de Rodoviários, façam a sua capacitação gratuita e busquem a garantia dos seus direitos e do seu desenvolvimento. Senhor Presidente, era isso que eu tinha para o momento, por isso destaco que hoje é um dia histórico para o transporte público da nossa cidade. Muito obrigado.

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