19/08/2019 - Grande Expediente Mical Damasceno


Aniversário: 14/01
Profissão: Administradora

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (sem revisão da oradora) - Senhor Presidente, Mesa Diretora, Deputados e Deputadas, pessoal da imprensa e assim telespectadores da TV e Rádio Assembleia. Eu quero aqui agradecer a Deus. A Deus seja Gloria! Eu subo novamente a esta Tribuna, o meu principal motivo é a questão hoje nas redes sociais e também a manchete de modo geral e está estampado com a frase dizendo: “Moradores reclamam a falta de água em Viana”. Esse final de semana, eu estive em Viana. E aí estive enfrentando a verdadeira realidade que está acontecendo em nossa cidade. Então, eu subo à Tribuna hoje é para relatar, como eu já falei, que já saiu aí nas manchetes de jornais e serei aqui a voz de milhares vianenses que estão há mais de 17 dias sem o abastecimento de água. Eu recebi aqui um áudio, viu nossa amiga Daniella Tema e nosso amigo Deputado Neto Evangelista (áudio). Pessoal de Viana lavando as roupas no lago vianense, é uma tristeza! Então, o que mais a gente se chateia, o que nos revolta é em saber que o prefeito Magrado Barros tem se preocupado mais com a mídia que a gente foi analisar aí documentos que provam que ele tem gastado com a mídia de rádio 320 mil reais, com outra produção de vídeos e de mídias externas também para a prefeitura gasta 527 mil reais. Este valor corresponde a 1/6 do orçamento gasto com a estação de tratamento. Percebo que o prefeito está mais preocupado com a mídia do que com a vida e a saúde do povo. Então, meus amigos vianenses, eu quero aqui direcionar as palavras para o Senhor Prefeito dizendo que ele redirecione esse investimento que está fazendo com a mídia para a estação de tratamento de água. A gente ouve falar que, às vezes, deu problema na bomba, mas na verdade o maior comentário em nossa cidade hoje é dizer que foi por falta de pagamento do fornecedor dos produtos químicos para o tratamento de água. Então, isso é uma vergonha, é uma tristeza nós chegarmos a nossa cidade, eu estava na casa do meu filho, mas tive que ir para a casa do meu irmão que tem poço, porque não tinha água para tomar banho com minha equipe. Então, eu quero deixar aqui o meu ato de indignação e de revolta e dizer ao povo vianense e aos que me perguntam se eu estou do lado A ou do lado B, eu quero dizer que eu estou aqui é do lado do povo, eu serei a voz do povo vianense. Enquanto houver irregularidades, nós estaremos aqui nesta tribuna para defender o nosso povo vianense. Essas são as minhas palavras e dizer: para frente, Viana.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA - Deputada Mical, antes de V.Ex.ª encerrar o seu pronunciamento, permita-me um aparte.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – V.Ex.ª tem o aparte.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) - Deputada Mical, primeiro eu quero falar um pouco da sua atuação parlamentar, permita-me. Nós nos conhecemos logo após a eleição de 2018, V.Ex.ª entrando aqui no seu primeiro mandato, mas V.Ex.ª, além de já conquistar praticamente, acredito que a mim e a todos os parlamentares desta Casa e, dentro de um Parlamento, isso é importantíssimo. Esta Casa, obviamente, é uma casa política. V.Ex.ª demonstra uma maturidade de alguém que já tem cinco, seis, sete mandatos parlamentares e traz um tema de suma importância à tribuna da Assembleia que é a água. Água é um bem essencial à vida de todas as pessoas. E V.Ex.ª, como uma legitima vianense, tem legitimidade para lutar por esse direito das pessoas da querida cidade de Viana. Não me assusta nem um pouco o que eu já vi do seu mandato até aqui. V.Ex.ª trazer com muita vontade e com muita determinação a defesa das pessoas daquela cidade que precisam da atenção do poder público, e V.Ex.ª está dando uma atenção necessária para aquelas pessoas que precisam.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada. Pois não, V.Ex.ª.

O SENHOR DEPUTADO ADRIANO (aparte)– Deputada, eu quero parabenizá-la pela sua luta, pela sua bandeira aqui na Assembleia Legislativa. É sempre uma parlamentar muito atuante, muito simpática com todos nós, Deputados, uma parlamentar que está mostrando por que está aqui realmente, que é o trabalho em prol do povo do Maranhão e em prol daqueles que lhe colocaram aqui. Fiquei e fico muito satisfeito de ver V.Ex.ª defendendo o município de Viana, que também é um município importante. Eu tenho um carinho muito especial por Viana e é lamentável essa falta de água na cidade. Tenho apoio aqui da Assembleia Legislativa para que a gente possa tentar ajudar, buscar recursos, buscar formas e também fiscalizar e cobrar a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado para que a gente possa, de fato, colocar água, que é um bem essencial para a vida de todos nós. Parabéns mais uma vez, Deputada.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA - Deputada.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Pois não, Deputada. V.Ex.ª tem aparte.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA (aparte) – Eu também não poderia deixar aqui de me pronunciar neste momento. Água é vida. Como muito bem colocou V. Ex.ª e o Deputado Adriano, água é vida. E gostaria de parabenizar por trazer essa temática tão importante, por defender tão bem cidadão de Viana. Quero também aqui me colocar à disposição junto a V. Ex.ª, junto ao Deputado Adriano, junto ao Deputado Neto, para ajudar no que for preciso no município para que juntos possamos resolver esse sério problema que tem agravado, que tem atingido a população vianense. Obrigada.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada, Deputada Daniella Tema. Inclusive, o deputado Adriano já saiu, mas já foi liberado o recurso, o nosso governador já atendeu nosso pedido, a nossa Indicação e já autorizou. Só que agora enquanto não acontece ainda essa questão da melhora por parte do nosso Governo do Estado, o Senhor Flávio Dino, esses problemas que estão acontecendo lá, é simplesmente irresponsabilidade do gestor atual. Questão de ser inadimplente e não deixar o pagamento em dia com fornecedores, isso aí é inaceitável. Quer dizer que ele gasta mais tempo com a mídia do que com o tratamento de água? Não, nós não podemos aceitar. Então estamos aqui dizendo, reclamando, que isso não pode acontecer e que ele respeite o povo vianense. São essas nossas palavras, agradeço a oportunidade, Senhor Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA