30/09/2019 - Tempo dos Blocos Dra. Helena Duailibe

Dra. Helena Duailibe

Aniversário: 30/12
Profissão: Médica

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA DR.ª HELENA DUAILIBE (sem revisão da oradora) – Senhor Presidente, Senhor Vice-Presidente, Senhores Deputados, galeria, servidores desta Casa, imprensa. Eu sinto e subo hoje nesta tribuna triste porque eu quero manifestar meu profundo descontentamento e prestar o meu total apoio ao presidente do nosso partido, Simplício Araújo, Secretário de Indústria e Comércio e Energia do Maranhão. Vocês todos devem ter visto agressões, calúnias e inverdades que foram desferidas pelo nobre Senador Roberto Rocha ao Simplício Araújo. Sabemos que estamos vivendo dias difíceis, sobretudo nos bastidores da política, mas nada justifica agressões, calúnias e acusações e principalmente de cunho pessoal e moral. Neste final de semana, o Simplício se manifestou também publicamente sobre o triste fato envolvendo ele e o Senador Roberto Rocha, que ao desrespeitar a ele e a sua família, mostrou total destempero e desequilíbrio. Eu tenho acompanhado de perto o trabalho do Simplício Araújo, não só por ser do seu partido, do Solidariedade, mas como cidadã, como médica, como profissional e amanhã mesmo o Simplício, em um ato importantíssimo junto com o Governador, estará entregando dez ambulâncias para vários municípios, fruto de parceria com empresas como a Ambev. E muitas outras ações não só na sua área, mas que engrandece o nosso estado. E aí vemos também o quanto ele tem procurado atrair investimentos, adensar cadeias produtivas, em especial, a que o senador criticou. Hoje, produtores vivem, sim, e vendem a sua mandioca para fabricação de um produto feito aqui, contribuindo para a geração de emprego, de renda e desenvolvimento. O trabalho do Simplício e do nosso Governador Flávio Dino está contribuindo para que, nos próximos anos, possamos ter um novo Maranhão. E também com o apoio desta grande Casa. Nós queremos aqui lutar contra essas atitudes, atitudes que não fazem crescer, atitudes danosas para o Maranhão. E eu aqui, não por ser do Solidariedade, não por ter o Simplício como uma referência como presidente, mas por, verdadeiramente, acompanhar o seu trabalho, não aceito esse tipo de agressão, não aceito esse tipo de coisas caluniosas que foram colocadas contra ele. E, principalmente, não se agride a família. A família é o bem maior. Em todos as situações, nós podemos ter divergências, mas eu acho que nós temos que ter divergências respeitosas. E o que aconteceu? Agressão da qual Simplício Araújo recebeu foi vergonhosa. Aqui o meu descontentamento, o meu repúdio e a minha solidariedade ao presidente Simplício Araújo.

O SENHOR DEPUTADO DUARTE JÚNIOR (aparte) - Deputada, eu queria fazer um breve aparte à sua fala no sentido de que, de fato, é importante que nós façamos um reforço nesses princípios em todo e qualquer debate, como eu destaquei na semana passada , até conversei com V.Exa. antes, o Simplício é uma pessoa muito correta, muito séria, tem o respeito e admiração de todos nós e mais do que isso, mais do que uma relação pessoal, tem sempre realizado com maestria um trabalho em prol do incentivo e do fomento à geração de incentivos econômicos, a geração de empregos, a geração de desenvolvimento do nosso estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, no Governo do Estado, Governo Flávio Dino. Portanto, faço suas as minhas palavras e o nosso querido companheiro de luta, Simplício tem todo o nosso carinho, nossa solidariedade e, mais do que isso, tem todo nosso respeito. Portanto, parabéns pelo seu pronunciamento e parabéns também ao Secretário, Deputado Federal Simplício por todo seu trabalho e questões como essa, com certeza, não prejudicam a imagem dele perante aqueles que lhe conhecem e perante o povo do Maranhão.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (aparte) - Dra. Helena. Deputada, só aproveito aqui para pegar um gancho na sua fala, porque o que aconteceu foi muito vil, foi muito baixo, foi muito torpe, foi muito desnecessário. Vindo de quem veio a agressão, se esperava uma conduta muito mais republicana em um fórum como aquele ali, que é um grupo desses de WhatsApp, que é uma rede que você tem aí até 256 dentro de um grupo para tratar de ideias específicas. Não é a forma de reagir quando a pessoa tem a sua ideia contrariada. Em nenhum momento o início de tudo foi a palavra “ridículo” utilizada pelo Secretário Simplício que de forma alguma foi direcionada à pessoa do Senador Roberto Rocha, mas sim a declaração que ele deu, o posicionamento que ele deu. Porque, diga-se de passagem, quando um Senador vai para um veículo de grande proporção, que é uma rádio, para falar mal de uma ação de governo para criar uma história que não é verdadeira e a partir daquele momento começa a se repetir essa história, a história toma proporção de verdade, uma verdade que é mentira, mas que começa a gerar um clima de desânimo, principalmente nessa coisa do empresariado em relação ao empresariado, ao ambiente de negócio do Maranhão, é muito preocupante. Você vê o tempo todo o posicionamento em direção a um melhor ambiente de negócio do Estado, dentro do Estado do Maranhão. O Secretário Simplício tem buscado de maneira constante criar esse ambiente de negócios. A cerveja Magnífica, que foi objeto aí da discussão, é um produto que tem se tornado um sucesso aqui dentro do Maranhão, basta você ir ali dentro, por exemplo, ontem na feirinha da Praça Benedito Leite, na feirinha São Luís você vai chegando e o pessoal já chega querendo te oferecer a Magnífica, por quê? Porque é um produto de qualidade a um custo acessível. É um estimulador da economia local. Talvez o Senador no mesmo diapasão do Presidente Bolsonaro, que ele diz ter orgulho de ser muito relacionado a ele, tenha optado por seguir a linha da subserviência aos grandes grupos corporativos internacionais, como no caso a cervejaria Heineken, em detrimento dos interesses nacionais como é a produção da Magnífica do Estado. Então o Secretário Simplício, nessa luta pela evolução das cadeias produtivas no Estado do Maranhão, do desenvolvimento de produtos regionais, tem o nosso apoio, a nossa solidariedade e repúdio total às palavras que foram proferidas pelo Senador Roberto Rocha naquela oportunidade. Eu tenho certeza que ele já deve ter revisto isso e se pudesse voltar no tempo com certeza não faria da forma que foi feito. Lamentamos e aproveito para subscrever a vossa fala. Muito obrigado.

O SENHOR DEPUTADO FERNANDO PESSOA (aparte) – Aparte, Deputada Helena? Queríamos também nos solidarizar ao Presidente do nosso Partido, Simplício Araújo, que de forma truculenta foi tratado nesses últimos dias nas redes sociais, de forma equivocada pelo Senador da República Roberto Rocha, no qual aqui nós pedimos, e acredito que o Senador Roberto Rocha deva se retratar pelo que aconteceu. Porque a forma que ele tratou o Simplício em redes sociais, até falando da sua própria mãe em redes sociais, foi uma forma que envergonhou todos nós maranhenses. Pois o Simplício esteve ali provando, e até mostrando que teve investimentos e teve benefício na Heineken, aqui no Maranhão, e simplesmente o Senador Roberto Rocha perdeu a estribeira, perdeu a compostura e tratou de uma forma que envergonha todos os maranhenses. Portanto, nós pedimos ao Senador Roberto Rocha que possa se retratar e mostrar que aquilo foi um momento de desequilíbrio, um momento em que ele realmente não pôde saber o que estava fazendo. Como bem se diz, ingratidão é o maior defeito do ser humano, e o Senador Roberto Rocha mostrou muita ingratidão, naquele momento, até porque ele hoje tem um mandato de Senador, por meio do grupo hoje liderado pelo nosso Governador Flávio Dino, e com certeza com o voto e com o empenho do Secretário Simplício Araújo.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputada Helena, Vossa Excelência já está próxima de encerrar, não estou lhe apressando não, é porque, antes de Vossa Excelência encerrar, eu gostaria de fazer um breve aparte,

A SENHORA DEPUTADA DR.ª HELENA DUAILIBE – Sim, pode fazer.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Pode ser agora?

A SENHORA DEPUTADA DR.ª HELENA DUAILIBE – Pode.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Eu acompanhei pela imprensa o diálogo travado entre o Secretário Simplício e o Senador Roberto, e vi bem a diferença entre um e outro: um equilibrado, outro destemperado. Eu fico feliz quando vejo Senadores do Maranhão produzindo para o Estado, como faz o Senador Ewerton, como faz a Senadora Eliziane, participando de momentos importantes do País, colaborando com o País, ajudando, defendendo teses importantes para o país e para o Maranhão. Fico muito triste, por outro lado, quando vejo que nós ajudamos a colocar, no Senado, alguém que não soma com o Estado e que, quando surge no noticiário, é com palavras daquele nível. Muito triste ver um Senador da República do meu Estado falar naquele nível de palavras para qualquer pessoa, quanto mais para também um homem público. Fico triste e gostaria muito que o Senador, peço isso respeitosamente, repensasse a forma como reage quando é criticado ou quando alguém discorda dele, porque aquilo envergonha o Estado. Eu me sinto mais à vontade ainda para criticar porque um dos votos que elegeram o Senador Roberto foi dado por mim, por isso eu fico especialmente frustrado quando vejo um dos três representantes do meu Estado agir daquela forma.

A SENHORA DEPUTADA DR.ª HELENA DUAILIBE – Eu agradeço a complementação do Deputado Duarte Júnior, do Doutor Yglésio, do Deputado Fernando Pessoa e de nosso Presidente que, com uma lucidez muito grande, souberam transmitir exatamente o que nós hoje estamos sentindo. Por isso acho que é uma oportunidade realmente de o Senador pedir desculpas, não só para o Simplício, mas para o povo do Maranhão por essa atitude tão irresponsável. Muito obrigada.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO - Expediente Final. Nenhum orador inscrito. Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente Sessão.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA