29/10/2019 - Tempo dos Blocos Rafael

Rafael de Brito Sousa

Aniversário: 22/04
Profissão: Engenheiro Civil

Discurso - download do áudio



O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA (sem revisão do orador) – Senhor Presidente Othelino Neto, Senhoras e Senhores Deputados, galeria, imprensa, telespectadora da TV Assembleia. Senhor Presidente, eu venho à tribuna para destacar que, na última quinta e sexta-feira, realizamos mais uma etapa do ‘Assembleia em Ação’, projeto executado pela Mesa Diretora da Assembleia, por toda a Casa. E cumprimentar e parabenizar por mais essa programação que foi muito positiva no município de Timon, pelo número de participantes, pelo nível de discussão, pelo debate, mas, sobretudo, Presidente Othelino, por podermos, lá em Timon, colocar em prática uma lei aprovada por essa Assembleia, uma lei de sua autoria que permite que os municípios maranhenses possam fazer convênios com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, com o sistema de segurança, para potencializar os serviços da Polícia Militar, da Polícia Civil nos municípios e permitiu que o Prefeito Luciano, Prefeito Timon, Prefeito Luciano Leitoa doasse em sistema de parceria 10 viaturas para a Policia Militar, 10 viaturas modelo Duster. E com essas viaturas precisam, obviamente, de policiais para conduzi-las e para trabalhar e que, com certeza, com o Projeto de Lei aprovado, a jornada operacional de trabalho desses policiais será paga pela Prefeitura. Porque, apesar de Segurança Pública ser uma política constitucionalmente do Estado, o município, o cidadão mora no município. O Prefeito recebe as cobranças e, obviamente, também tem a sua parcela de responsabilidade. O Prefeito Luciano que já doou motocicletas para a Polícia Militar, que já instalou o Programa Ronda Escolar, agora inova com o Programa Patrulha no Bairro, em parceria com a Polícia Militar, mas graças a uma Lei, Deputado Edivaldo Holanda, aprovada por esta Casa, que desta forma se torna legal o uso extra do policial militar, da sua jornada. E o policial militar também será recompensado para poder fazer esse serviço extra.

O SENHOR DEPUTADO CÉSAR PIRES – Um aparte, Deputado?

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA - Já concedo, Deputado César Pires. Também, Presidente Othelino, os participantes puderam presenciar essa ação da Assembleia, V. Ex.ª pôde conhecer um pouco melhor o município de Timon. E digo aos senhores, que como Timon é uma cidade, talvez, do interior uma das mais politizadas, a presença da classe política também foi muito significativa. Nós tivemos lá 78 Vereadores, 10 Prefeitos da região e 02 Vice-Prefeitos, além de diversas lideranças, Presidentes de Câmaras, Associação de Moradores, a Sociedade Civil Organizada, então foi um evento que realmente foi positivo. Esperamos que o próximo ‘Assembleia em Ação’, que o Presidente, com certeza, já deve estar acompanhando para poder fazer o novo encontro, é dizer que a Assembleia se tornou mais presente. Lá em Timon, aqui dos 42 Deputados atualmente, a população conhece mais o nosso mandato, obviamente, pela atuação, e tendo oportunidade de conhecer outros 15, 16 Deputados, Deputado Presidente Othelino, acho que 16 Deputados que estiveram presentes. Então, com certeza, foi um encontro produtivo não só para a Assembleia, mas para a população. Deputado César Pires, o aparte.

O SENHOR DEPUTADO CÉSAR PIRES (aparte) - Deputado Rafael, endosso tudo o que V. Ex.ª falou, dos avanços do trabalho que foi feito institucionalmente lá em Timon, mas não posso perder de vista nem a oportunidade de uma situação da forma como você nos tratou, tanto você como o Prefeito Luciano quanto o Chico Leitoa, no qual os dois eu convivi aqui nesta Casa. E você foi muito educado com todos nós, a atenção costumeira que você dá, a educação sua e quero parabenizá-lo. É difícil um oposicionista falar tão bem de um governista líder, mas eu me sentiria mal se eu não fizesse essas justas referências à forma como você nos tratou, e no todo, a Prefeitura e o trabalho que foi feito. Eu não estive presente na entrega das viaturas por uma questão óbvia, política e tudo, mas nem por isso o meu coração deixa de reconhecer o trabalho que o Luciano está fazendo, o trabalho que o Chico sempre teve como político e seu trabalho merecedor também palmilhando, caminhando, quem sabe até rumo a um futuro Executivo. Vou perder aqui um colega excelente, um profissional de quilate como você, mas o Maranhão vai ganhar um grande Prefeito.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO - Deputado Rafael.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Deputado Marco Aurélio.

O SENHOR DEPUTADO PROFESSOR MARCO AURÉLIO (aparte) – Eu não pude participar desta segunda edição do ‘Assembleia em Ação’ em razão de uma questão de doença na família. Eu gostaria muito de ter ido, primeiro, para reforçar esse trabalho integrado de toda a Casa que foi muito bem representado por 20 Parlamentares, quase metade dos Deputados desta Casa estiveram lá em Timon reforçando a importância do Legislativo, essa integração, e cada vez mais aprendendo, estando presente em cada região, discutindo o que é necessário discutir. Mas eu também faria questão de destacar, se eu tivesse ido, e o faço agora, a importância do mandato exercido por V.Exa. nesta Casa. V.Exa. tem surpreendido, a cada ano, a cada dia, e a capacidade de se relacionar bem, um líder que V.Exa. é, um Deputado estudioso, um Deputado que tem boas proposições e que defende com afinco o seu povo, de modo muito especial, de Timon, de toda a região Leste. E eu teria muita vontade de ir partilhar, de dizer a toda a comunidade de Timon, que estaria presente, da importância do mandato de V.Exa. nesta Casa. Mas o faço agora testemunhando um grande companheiro que V. Exa. é, um Parlamentar da mais alta relevância, que tem grande contribuição ao Maranhão, a esta Casa, e também no apoio ao Governo Flávio Dino. Parabéns a V.Exa. por receber tão bem esse projeto de grande importância encabeçado pelo Presidente Othelino Neto. Obrigado.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Deputado Rafael Leitoa, se puder também fazer um aparte.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Obrigado, Deputado Marco, pelas palavras, dizer ao Deputado César Pires que ele pode ficar tranquilo que o meu objetivo é ficar aqui com ele os quatro anos, a gente debatendo o Maranhão. Deputado Vinícius Louro.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (aparte) – Meu líder, Deputado Rafael Leitoa, primeiramente, eu quero aqui parabenizá-lo pelo belo discurso, parabenizá-lo pelo tratamento que Vossa Excelência e a família Leitoa estiveram com o nosso Presidente, com todos os Deputados ali presentes. Quero justificar minha ausência, onde eu vim conversar com Vossa Excelência que a gente estava em um evento, aqui em São Luís, da Expoema, e a gente como expositor, colaborador e incentivador, eu não poderia me ausentar. Mas soube do sucesso, em que eu quero aqui parabenizar o prefeito pela entrega da Patrulha dos Bairros, muito importante para aquela cidade, mesmo no momento de dificuldade, no momento que hoje nós precisamos realmente levar segurança, com mais afinco, para os bairros, que nós sabemos do trabalho do nosso Governo do Estado, mas é importante que os municípios também façam a sua parte. Quero aqui também agradecer pelo grande atendimento que o seu Chico Leitoa teve com a gente, lá em Brasília, no gabinete do nosso Senador Weverton Rocha, total atenção, nos ajudou bastante a resolver as demandas, lá em Brasília, do nosso povo maranhense, e é isso o que importa. Vejo a família de Vossa Excelência, o Prefeito Luciano, Vossa Excelência, aqui na Assembleia Legislativa, seu Chico ajudando Timon e principalmente também lá em Brasília, as demandas dos políticos que chegam ali levando os problemas e saindo com os problemas resolvidos. Então, o que eu tenho mesmo é pedir desculpas pela ausência e parabenizá-lo pelo grande movimento, parabenizar o Presidente da Assembleia Legislativa que tem feito toda esta ‘Assembleia em Ação’ levando para as cidades, nos quatros cantos do Maranhão, ouvindo as problemáticas, trazendo tudo que a população tem que ali falar, como foi o caso de Esperantinópolis que o Presidente esteve lá na Câmara de Vereadores, e é importante, a Assembleia indo lá na fonte pegar os problemas, não esperar que os problemas venham até a Assembleia. Então, eu quero aqui também parabenizar o Presidente Othelino, pelo ‘Assembleia em Ação’ que é um movimento ímpar, é um movimento que é preciso a gente realmente levar essa instituição junto ao povo. Muito obrigado e parabéns.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Obrigado, Deputado Vinícius Louro, pelo aparte. E dizer que V. Exa. estava realmente em outra missão, porque V. Exa. era o nosso representante ali no Expoema, como deputado, como expositor e estava lá representando a Casa. A gente compreende perfeitamente e obrigado pelas palavras. O companheiro Chico Leitoa está lá, sim, em Brasília, ajudando o nosso Senador Weverton a executar esse mandato que o senador faz tão bem. Deputada Mical.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (aparte) – Meu amigo, eu quero aqui, Deputado, parabenizá-lo, por essa sessão que foi levada até a cidade de Timon. Eu quero aqui lamentar que não foi possível a minha ida, devido coincidir com uma data aqui do encontro Nacional do PTB Mulher, mas eu sei que a Casa, mais da metade da Casa foi. E eu quero aqui dizer que eu sei que foi um sucesso, pelo que a gente viu e acompanhou. E, assim, a Assembleia Legislativa tem desempenhado um belo papel por meio da sua representatividade aqui, representando como líder do Governo. Deus o abençoe! E eu quero aqui me justificar, porque meu coração estava lá. Eu queria muito participar, mas não foi possível, querido.

O SENHOR DEPUTADO RAFAEL LEITOA – Obrigado, Deputada Mical. Só agradecer, Presidente, a presença de todos os deputados que estiveram lá, que aqui eu vou tentar nominar: o Deputado Adelmo, o Deputado Ariston, o Deputado Arnaldo Melo, o Deputado César Pires, Deputado Ciro Neto, Deputado Dr. Yglésio, Deputada Dra. Cleide Coutinho, Deputado Glalbert, Deputado Hélio Soares, Deputado Othelino Neto, obviamente, o nosso Presidente, Deputado Rafael Leitoa, Deputado Ricardo Rios, Deputado Roberto Costa, Deputado Wellington do Curso, Deputado Zé Gentil, Deputado Zito Rolim. Muito obrigado a todos que estiveram prestigiando o “Assembleia em Ação”. Presidente, com certeza, a gente a cada encontro vai se aperfeiçoando, o próximo vai ser melhor do que foi em Timon, porque, com certeza, a Assembleia vai melhorando, vai se aperfeiçoando. E agradecer também ao Senador Weverton que esteve presente, o Presidente Othelino, que bem conduziu os trabalhos. Colocou na mesma Mesa, um ex-prefeito, o prefeito atual, deputado da oposição, ou seja, um evento suprapartidário. E é assim que tem que ser estes eventos, porque nós temos que discutir é o povo, é o Maranhão. É isso que importa para que a gente possa evoluir como político cada vez mais. Muito obrigado, Presidente. Parabéns, mais uma vez!

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Expediente Final. Com a palavra, o Deputado Vinícius Louro, por 10 minutos, com apartes. Agradeço suas gentis palavras, Deputado Rafael. De fato, o “Assembleia em Ação” em Timon, foi um evento muito bom, muito positivo. Eu tive a oportunidade, e outros Deputados que lá estiveram, de conhecer melhor Timon e o entorno. Neste contato com a classe política, com quem participou do evento, fomos muito bem-recebidos lá pelo Prefeito Luciano Leitoa. E participar também das entregas das viaturas que a Prefeitura cedeu à Polícia Militar, para a criação do Programa Ronda nos Bairros, foi também bastante gratificante. Então, leve, Deputado Rafael, o nosso agradecimento pela forma gentil e carinhosa com que V.Exa., assim como o Prefeito Luciano, o ex-Deputado Chico leitoa, e toda a equipe receberam esta comitiva, não só dos Deputados, mas de todos os servidores da Assembleia que estiveram em Timon, na quinta e na sexta-feira passada. Deputado Vinícius com a palavra.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA