31/10/2019 - Tempo dos Blocos Mical Damasceno


Aniversário: 14/01
Profissão: Administradora

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (sem revisão da oradora) - A Deus seja a glória! Senhora Presidente, Senhores Deputados e Deputadas, funcionários da Casa, imprensa, hoje para mim, não só para mim, mas para toda a comunidade evangélica é um dia muito especial. Dia 31 de outubro comemora-se 502 anos da Reforma Protestante. Eu quero iniciar lendo em Salmo 95:3, que nos diz: Porque o Senhor é Deus grande e Rei grande, acima de todos os Deuses. Eu quero, neste primeiro momento, agradecer ao nosso Deus que nos permite estar nesta tribuna defendendo a nossa fé e os nossos ideais. É Ele que nos dá fôlego da vida e que renova nossa esperança a cada manhã. E é justamente por causa de uma grande renovação ocorrida no século XVIII que estamos aqui, nesta sessão, celebrando a Reforma Protestante. Essa Sessão Solene que eu pedi ao nosso Presidente, que vai acontecer às 11h. Peço aqui aos nossos colegas Deputados que puderem se fazer presentes para comemorar conosco esse dia especial para nós. Então essa celebração da Reforma Protestante é uma palavra que ele imita o que de fato ocorreu em 1517. Em verdade, Matinho Lutero foi o símbolo de uma revolução que se iniciou na sombria Europa medieval e cujas teses de liberdade produzem frutos até os dias de hoje. Há uma frase atribuída a Peter Burke, Deputada Daniella Tema, que fala que a função do historiador é lembrar à sociedade daquilo que ela quer esquecer. Pois bem, a data de hoje, serve para que o povo cristão recorde da extrema dificuldade que havia para, simplesmente, consultar uma Bíblia, por exemplo, ou até mesmo ouvir a palavra de Deus em um idioma que não fosse latim. Tempos verdadeiramente sombrios, foram vividos por aqueles que tinham dentro de si a chama do Espírito Santo. Nosso irmão Martinho Lutero representa para nós, que, orgulhosamente, carregamos o título de protestantes, aquilo que de mais importante há na vida de um crente, a fé inabalável e sacrificial que nos torna capazes de ousar superar desafios inimagináveis para honrar o nosso Deus. Hoje, é dia de celebrar, de confraternizar e de louvar ao nosso Deus, não pelo 31 de outubro convencional, que faz alusão a uma data macabra, sinônimo de morte, o 31 de outubro do crente é diferente, representa a vida e o renovo do poder de Deus sobre os nossos corações. Que possamos diariamente valorizar a coragem de nosso irmão em Cristo, Martinho Lutero, mas, acima de tudo, que honremos a Deus, com o nosso coração e com a nossa gratidão, todos os dias de nossa vida. Soli Deo gloria! A Deus seja a glória! Obrigada, Senhora Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA