14/11/2019 - Tempo dos Blocos Mical Damasceno


Aniversário: 14/01
Profissão: Administradora

Discurso - download do áudio



A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO (sem revisão da oradora) – A Deus seja a glória! Senhora Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, imprensa, galeria, eu quero registrar aqui a presença do pai dos meus filhos, o empresário Clodoaldo Alves Silva Filho, que está conosco. Quero aqui, Deputado Neto Evangelista, intitular este meu discurso com um tema “O Bom Combate para Combater o Atraso”. Na condição de legítima representante do povo maranhense neste Parlamento Estadual, eu venho a esta tribuna, mais uma vez, falar da minha querida cidade de Viana, uma linda senhora de 262 anos. Viana, há muito tempo, tem problemas e o maior deles é a falta de desenvolvimento. Digo isso porque Viana nunca teve de fato uma administração voltada às verdadeiras transformações que uma cidade precisa, Deputada Andreia Rezende. Viana clama por um Prefeito que seja tecnicamente preparado, jovem, sobretudo em ideias, e que tenha visão macro de problemas que afligem o município. É claro que é uma crise nacional que afeta praticamente todas as cidades, mas o bom administrador é capaz de equacionar conflitos e soluções, fazendo com que a máquina pública funcione em sua finalidade precípua em dar dignidade, em dar qualidade de vida ao cidadão. Eu quero aqui hoje afirmar a todas as senhoras e senhores que Renan Damasceno, meu filho, tem sido procurado por várias lideranças evangélicas, políticas e comunitárias que estão apoiando a pré-candidatura à Prefeitura de Viana. E como mãe, o meu coração fica apertado, pois eu sei o quanto é desafiador gerir um município com mais de 50 mil habitantes. Todavia, como Deputada Estadual, eu sei da responsabilidade que tem um jovem enfermeiro, empreendedor e militante político. Renan sempre se envolveu, sempre me ajudou nas minhas campanhas. Passei dez anos, Deputada Cleide Coutinho, para chegar aqui, Senhora Presidente, mas Renan faz uma política não por marcação, nem retaliação, mas com lealdade e com amizade. A população de Viana tem se despertado para uma nova alternativa e creio que, lançando o nome de Renan como pré-candidato à Prefeitura de Viana, essa será uma cidade que voltará aos trilhos do desenvolvimento. Eu quero aqui pedir aos meus colegas o apoio total. Nos bastidores, sempre a gente conversa, a gente sente já esse apoio, mas da tribuna eu quero pedir aos nobres colegas que nos ajudem na transformação da nossa cidade. Uma cidade com 262 anos, até hoje o esgoto é a céu aberto e isso não pode mais acontecer. E aqui eu quero pedir a vocês, que eu sei que posso contar, esta ajuda, eu quero aqui falar com meu Rildo, meu amigo...

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL – Deputada Mical, me permita um aparte?

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Pois não, V. Ex.ª tem o aparte.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL (aparte) – Deputada Mical, a pessoa que a senhora é, os princípios que a senhora carrega lhe tornam uma pessoa apaixonante, impossível não se apaixonar pela senhora.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada.

O SENHOR DEPUTADO RILDO AMARAL - Apaixonar pelos princípios, pelo modo que a senhora conduz o seu mandato, pelo modo que senhora conduz a sua Igreja, o modo que a senhora conduz a sua família. E família é algo que geneticamente é bem pesado. Eu tenho certeza que o Renan também pela convivência, que eu tenho aqui que ele carrega forte carga genética da senhora, de princípios e valores que a gente... de primeiros homens públicos no Maranhão e precisamos de pessoas dessa forma. Eu tenho pouca atuação na região de Viana, mas se a senhora precisar, junto com os outros Deputados, para que a gente faça fileiras, para que a gente ajude o município de Viana a sair de todo o caos que a senhora relata neste momento, conte com o Deputado Rildo Amaral para acompanhá-la e acompanhar o seu filho Renan, que eu tenho certeza que o Maranhão vai estar bem conduzido na cidade Viana pelo seu filho.

 O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Deputada Mical, conceda um aparte?

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Muito obrigada. Lhe concedo, Excelência.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (aparte) - Deputada, primeiramente, eu quero lhe parabenizar pelas suas palavras. Eu que tive uma votação no município de Viana eu sei o que vinha acontecendo naquela cidade, o atraso, o contratempo, o despreparo de uma gestão incapaz de melhorar a qualidade de vida. Nós sabemos que os municípios hoje estão em um momento de crise, de dificuldade. E eu lhe parabenizo, porque a senhora é uma Deputada de visão...

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO - ...uma Deputada que com certeza tem o apreço e o carinho daquele povo e vai somar e ajudar bastante Viana. Eu acredito que o momento que Viana está passando é um momento que nós temos que ver o prol da qualidade de vida daquelas pessoas, do desenvolvimento, da infraestrutura. Que hoje a gente anda em Viana são tantos bairros sem asfalto, a cidade esburacada. A gente pode constar, o transporte escolar também precário. A saúde, essa não existe na cidade de Viana. E eu acredito que dias melhores nós temos para a cidade de Viana e acho e acredito que temos que ter união para melhorar, união para somar, união para fazer o bem àquelas pessoas. Então desde já quero lhe parabenizar pelo belo discurso que V. Ex.ª faz.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA - Deputada Mical, me conceda um aparte?

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO - Pois não, Deputada.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA - Deputada Mical, logo após a Deputada Daniella, me conceda um aparte?

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA (aparte) - Eu também aqui não poderia deixar de falar em favor do município de Viana, eu entendo que assim como V. Ex.ª, assim como o Deputado Vinícius Louro também obtive votos naquele município.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Verdade.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA - Também tive a oportunidade de conhecer de perto o município de Viana e quero aqui, mais uma vez, me colocar à disposição do povo daquela cidade, conhecendo você...

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Muito obrigada.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA - ...conhecendo o seu caráter, conhecendo o seu perfil, conhecendo também há pouco tempo o Renan, mas já podendo ver o grande homem que você criou, quero parabenizá-la inclusive por isso.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Obrigada.

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA TEMA - Por ter criado grandes homens e que eu espero realmente que o Renan encabece essa causa em prol daquele povo. E estou aqui para com outros colegas Deputados, com V. Ex.ª buscar melhorias para esse município tão sofrido, que é o município de Viana. Mais uma vez, meus parabéns pela sua coragem, meus parabéns pelo seu empenho e meus parabéns pela forma que V. Ex.ª vem carregando esse mandato.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Muito obrigada, Deputada Daniella Tema. Deputado Neto Evangelista.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (aparte) – Minha nobre amiga, companheira de Parlamento, exemplo para muitas pessoas aqui nesta Casa, sua garra, sua determinação. A forma como a senhora conduz o seu mandato e autêntica, acima de tudo, talvez isso tenha faltado um pouco na política e V. Ex.ª resgata. E ouvindo o seu pronunciamento me veio logo à mente uma passagem bíblica muito conhecida, quando os justos governam alegra-se o povo. E o trabalho que V. Ex.ª desempenha nesta Casa, eu tenho certeza que a credencia, enquanto líder política que é, para colocar uma candidatura em prol do povo de Viana. Uma candidatura que eu tenho certeza não nasceu apenas do seu coração, mas nasceu da necessidade de Viana ter um novo projeto de desenvolvimento para aquela cidade. E aí eu quero testemunhar a sua preocupação com a cidade de Viana, sobretudo, com as pessoas, que as cidades são as pessoas. Quando nós dialogávamos, aqui na Assembleia Legislativa, conversando sobre como eu iria trabalhar as minhas Emendas, com a senhora iria trabalhar as suas e a senhora preocupada como a senhora iria colocar as suas Emendas Parlamentares que ajudasse, de fato, a população de Viana e outros municípios, mas eu quero destacar Viana aqui agora, que é o centro de seu discurso. Então, eu quero testemunhar isso porque às vezes as pessoas não sabem o que passa dentro do coração das pessoas e não é a senhora que está falando, é um outro alguém que ouviu da sua boca a sua preocupação com as pessoas de Viana. E sei que esse projeto é justamente para buscar um desenvolvimento verdadeiro para uma cidade tão importante do Maranhão, que é a cidade de Viana, portanto, eu, primeiro, desejo sorte, e sorte para mim nada mais é do que a construção de um projeto, sorte não cai do céu, Deus deu livre arbítrio para todos nós, para que nós pudéssemos construir a nossa sorte. A senhora está sabendo construir. Então, sorte nesse novo desafio, conte com o seu amigo, com o seu colega de Parlamento, Neto Evangelista, nesse projeto de Viana.

A SENHORA DEPUTADA ANDREIA MARTINS REZENDE (aparte) – Eu sei que o seu tempo já está adiantado, mas eu gostaria também... Eu até me emocionei com as palavras do Rildo a respeito da sua pessoa. Antes de falar desse seu projeto, eu queria lhe falar na pessoa que a senhora é, da boa companheira, da parlamentar, da pessoa preocupada com o bem-estar dos que mais precisam, com uma retidão de caráter, com retidão de comportamento, defendendo as suas crenças, defendendo o povo que lhe elegeu e conhecendo a senhora e conhecendo a forma como você conduz a sua vida, Mical, eu tenho certeza de que o Renan deve estar muito bem gabaritado, que o Renan foi uma pessoa bem criada e que o povo de Viana vai ter muita sorte se conseguir ter esse menino à frente daquela prefeitura. Um forte abraço, Mical, e receba toda a minha admiração.

A SENHORA DEPUTADA MICAL DAMASCENO – Estou até emocionada aqui com as palavras dos nobres Deputados, tanto da Andreia como de Neto Evangelista, da Daniela, do Rildo, do Vinícius. Fico muito grata. E quero dizer, aqui, compartilhar com os deputados, com nossos amigos que o que me faz ainda e me motiva ajudar, apoiar meu filho, porque ele é de maior. E como não poderia apoiá-lo neste projeto que ele veio já retardando esta ideia? Na verdade, o que nos fortalece é que, analisando as últimas eleições, Deputada Cleide Coutinho, o povo de Viana já aprendeu a votar. Nas últimas eleições municipais, eles não renovaram as cadeiras dos prefeitos. Então isso nos fortalece com esse projeto. Eu creio que vai criar corpo, de hoje em diante, que é a primeira vez que eu chego para falar em público sobre a pré-candidatura à prefeitura de Viana. E creio que esse projeto nasceu no coração de Deus. Quero aqui agradecer a esta oportunidade que o Senhor tem nos dados. E vamos lutar para que essa mudança de mentalidade política aconteça. E faço questão não de anunciar, mas de confirmar o chamado que o povo de Viana tem feito a Renan Damasceno. E diante dos tamanhos desafios que a política nos impõe, utilizo-me das palavras do grande político brasileiro que foi Mário Covas: “Diante dos desafios e das dificuldades, só há três coisas possíveis de se fazer na política: enfrentar, combater e vencer”. Agradeço a Deus. Muito obrigada, Senhora Presidente.

+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA