05/02/2020 - Pequeno Expediente Dra. Thaiza Hortegal


Aniversário: 05/02
Profissão: Médica Pediatra

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A SENHORA DEPUTADA DR.ª THAIZA HORTEGAL (sem revisão da oradora) – Bom dia a todos, prazer agradecer a Deus, pela honra e pela glória de retornar ao serviço, às atividades desta Casa nesse ano, e saudar o nosso Presidente, falando, já iniciando o nosso segundo ano de mandato, aqui recordando que há um ano ao assumirmos nosso mandato, foi uma das bandeiras a ser levantadas, foi essa bandeira do ferryboat, foi uma bandeira que eu levei e muito ouvi que seria apenas mais uma bandeira, que seria apenas mais uma Deputada a tratar esse assunto, e que nada seria resolvido, porque aí há quase vinte anos, os passageiros, as pessoas que utilizam desse transporte público vêm sofrendo, vêm padecendo, vêm realmente vivenciando momentos que se anunciam uma grande tragédia. E após esse grande ocorrido ontem, dessa colisão, que tomou uma grande proporção, uma colisão que anunciou uma tragédia, uma colisão onde se viu crianças desesperadas, onde nós podemos olhar mães sem saber qual colete procurar para colocar os seus filhos, o time, todos os jogadores do nosso time da cidade de Pinheiro, do time do PAC, estavam nesse ferry e vivenciaram momentos de terror em meio ao alto mar, sem saber qual colete pegar, sem saber a organização, sem saber o que fazer, como se consta nos vídeos onde se mostra realmente que todos nós podemos acompanhar. Então, um momento de terror viveram. E eu, como usuária desse transporte, semanalmente, venho alertando, venho pedindo aos deputados, aos colegas que nós possamos nos unir para que a gente possa realmente não ficar só na tribuna, para que a gente não possa ficar só em requerimento, mas que a gente possa cobrar, realmente, sentar com o governador Flávio Dino e poder sensibilizá-lo a ter agilidade no processo que seja licitatório ou que seja concessão, mas o fato é que os usuários da Baixada, nós que somos usuários não aguentamos mais colocar as nossas vidas em risco, não aguentamos mais pagar por um preço que é o mais caro do Brasil e a pior qualidade de serviço. Então, isso passa, Deputada Helena, a ser um caso gravíssimo, um caso de extrema urgência, aqui nós lidamos com vários panes, Deputada Daniella, em alto mar, os ferryboats, param, motor para e a gente fica mesmo realmente desesperado. Recentemente, antecedeu o Réveillon, teve o primeiro caso de colisão; ano de 2015, furou a porta de entrada do ferry, então, o mar entrou todinho e estava entrando, foi preciso outro ferry fazer o transporte, fazer o reboque desse ferry que estava em alto mar, e houve o de ontem que foi um dos mais graves. Então, vêm se anunciando vários e vários indícios de tragédia, sinais estão sendo dados, deputado César Pires, então que a gente não venha só se sensibilizar, que a gente não venha só tomar ações quando a tragédia acontecer verdadeiramente e perdermos pais de família, mães, usuários que se utilizam desse transporte para trabalhar, para garantir a sobrevivência de sua família. Ontem eu dei entrada, nesta Casa, em um pedido de informações para as empresas que se envolvem, tanto a EMAP quanto a Capitania dos Portos, a MOB e o Procon, pedindo também ao Ministério Público para que todos pudessem se unir em torno dessa causa. Numa sexta-feira que antecedia o carnaval do ano passado, nós fizemos essa fiscalização, o deputado Duarte Júnior não mediu esforços para que me ajudasse naquele momento. O Procon esteve comigo, nós fizemos toda a investigação e lá constatamos inúmeras irregularidades, coisas que nós, que somos usuários diariamente, podemos olhar: ar condicionado não funciona, banheiro não funciona, não se tem higiene, as cadeiras não têm assento acolchoado, o barulho ultrapassa os decibéis permitidos, você não tem acessibilidade e, quando se tem acessibilidade aos cadeirantes ou às pessoas que não podem subir escada, o banheiro não funciona, é um odor insuportável, porque as pessoas vão vomitando ao longo do transporte de quase uma hora e meia de travessia. Essa é a realidade hoje do serviço de ferryboat. Então, assim, já se tem cobrado, tenho visto vários requerimentos e agora eu peço, colhi assinaturas de 37 deputados pedindo uma resposta sobre qual seria o prazo da licitação, qual seria o prazo da medida a ser tomada e obtive a resposta de que ontem a Capitania dos Portos já iniciou a investigação, já está à frente, mas, assim, o que eles podem olhar na investigação é o que nós, usuários, olhamos todos os dias: o descaso. Já fica a pergunta: até quando? Quando se vai solucionar esse problema? Então, aqui muitos deputados foram votados na Baixada, muitos deputados utilizam esse transporte, portanto, eu peço a sensibilidade de todos, não só dos que usam, não só dos que tiveram voto naquela região, mas de todos para que nós possamos nos unir para que realmente uma data, uma solução plausível venha ser tomada. Peço aqui ao nosso presidente, que também é pinheirense, para que ele possa também interceder, para que ele possa levantar essa bandeira junto, não só a mim, mas aos outros colegas deputados e que possa o governo do estado dizer se será licitação, se será concessão, mas que, antes do carnaval, medidas seguras possam ser tomadas e que a gente evite umas das maiores tragédias que vêm sendo anunciadas no Maranhão. Então, aqui fica o meu apelo. Aqui eu venho pedindo. Fico aqui já combinada com o deputado Wellington, com o deputado Duarte Junior. Estamos fazendo agora um pedido do deputado Wellington que está entrando. Deputado César, peço, a sua presença será importantíssima, que na segunda-feira possa convocar, nós deputados, com todos os órgãos responsáveis, fazer a vistoria, fazer o transporte da Ponta da Espera até o Cujupe, do Cujupe até a Ponta de Espera. Ultimamente o serviço de ferryboat tem atrasado em até duas horas. Então o ferry que é para você pegar às 17h, você pega às 19h. Muitos médicos, muitos enfermeiros pegam plantão de 5h da manhã, então a troca do plantão acontece às 8h. O ferry tem saído às 9h da manhã, às 7h. Então realmente na segunda-feira nós vamos chegar in loco fazendo essa investigação, fazendo essa vistoria, no horário de maior fluxo que é o horário de 5h da manhã, onde você vê os grandes profissionais da região fazendo o uso desse transporte. Então, aqui ficam as minhas considerações, fica o meu apelo. Fica aqui esta bandeira levantada que eu fiz e que enquanto eu estivesse aqui, os 4 anos seriam os 4 anos em que eu iria brigar por isso, porque eu acho que é justo, acho que é uma medida urgente e que a gente aqui está realmente evitando, tomando providências e evitando uma das maiores tragédias do Maranhão. Então peço aqui a todos a compreensão, a colaboração e avisar que agora eu estou indo a uma reunião com o Dr. Lawrence, da MOB, para saber quais as maiores explicações e quais as principais medidas a serem tomadas para esse período festivo que vem aí, que é o Carnaval. Porque os ferryboats, neste momento, encontram-se sem nenhuma condição de fazer transporte de um grande público. Muito obrigada. No mais, até a próxima oportunidade.

O SENHOR PRESIDENTE DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputada Thaiza, esse pronunciamento de V. Ex.ª é muito pertinente. Realmente esse problema do ferryboat é um problema que parece sem solução. Há anos esse assunto vem sendo tratado. Eu lembro que ainda no mandato que terminou em 2014 já levantávamos esse tema aqui, chegamos a fazer inclusive audiência pública. Sei inclusive que tem uma tentativa do Governo de licitar o serviço de ferryboat, mas realmente é um absurdo o que acontece, a forma como essas duas empresas tratam os consumidores, os usuários do ferry. V. Ex.ª utiliza sempre o ferry, eu já utilizei várias vezes e nós tivemos a oportunidade de ver de perto a forma desrespeitosa como as duas empresas tratam os usuários do serviço. Já chegou a acontecer, senhores deputados, senhoras deputadas, uma vez eu embarcando com minha esposa e meus dois filhos, eles conseguiram embarcar os meus filhos e me deixar de fora do ferry, para ver o nível de desrespeito com os usuários. E realmente nós precisamos ter uma mobilização mais forte ainda para que tomemos providências objetivas, porque daqui a pouco realmente podem acontecer tragédias nesta travessia. E são milhares e milhares de maranhenses. O serviço do lado daqui, na Ponta da Espera e no Cujupe, os pontos foram reformados atendendo muito melhor a população, mas o principal que é a travessia que tem que ser com segurança, é realmente algo desalentador. Parabéns pelo pronunciamento de V. Ex.ª.

A SENHORA DEPUTADA DR.ª THAIZA HORTEGAL – Obrigada, Presidente. Só frisar que eu sei da dificuldade, a gente sabe da dificuldade que é um processo licitatório quando se trata de um serviço tão extenso, um serviço de grande responsabilidade, como o serviço de ferryboat e sabendo que o nosso Governador, ele tem isso como uma preocupação, ele tem levado, ele sabe dessa situação, ele sabe da necessidade desse processo licitatório acontecer e parabenizar porque a entrega que ele fez ali do Cujupe, onde não se sentia onde fazer uma alimentação, não tinha um banheiro adequado para se utilizar, realmente, ficou muito bonito, ficou um local de grande importância, agora estão colocando: “Seja Bem-Vindo à Baixada”. Então cada vez os serviços melhorando dos terminais, mas o principal serviço, como o Presidente colocou, é o pior do Brasil e com preço mais alto. Então, aqui fica o meu agradecimento pela participação do nosso Presidente. Conto com apoio de todos os Deputados.

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