Comissão de Educação discute vinculação do Cintra ao Instituto de Educação e Tecnologia do Maranhão

Agência Assembleia
22/05/2019 15h34

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (22), para discutir as solicitações formuladas por pais e alunos do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra).

A reunião contou com a presença do presidente da Comissão, deputado Hélio Soares (PR), e também dos deputados Edivaldo Holanda (PTC), Wellington do Curso (PSDB), Adelmo Soares (PCdoB), Wendel Lages (PMN) e Antônio Pereira (DEM).

De acordo com o relato de pais e alunos, recentemente o Governo do Estado decidiu realizar a vinculação do Cintra ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Com a vinculação, a Ilha de Upaon-Açu terá mais uma unidade do Iema, já que absorverá todo a estrutura do Cintra.

Pais e alunos resolveram comparecer à Assembleia Legislativa, buscando, junto aos deputados esclarecimentos para dúvidas sobre a integração das duas instituições.

Durante a reunião, o deputado Hélio Soares fez referência a uma entrevista do secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, que garante que o Cintra se fortalecerá ainda mais como uma futura unidade do Iema e o Iema se fortalecerá também, com a incorporação desta nova unidade.

De acordo com mensagem do Governo do Maranhão, encaminhada à Assembleia Legislativa, o antigo Cintra passará a ser uma escola pública com cursos técnicos e profissionalizantes e, no futuro, com turmas em tempo integral.

O deputado Wellington do Curso disse que pais, mães e alunos fizeram várias denúncias sobre o Cintra. “Eu estive pessoalmente no Cintra, me reuni com a direção do colégio, com pais, alunos e professores, para que pudéssemos esclarecer e dar a nossa contribuição para os alunos, professores e comunidade do Anil. Queremos uma educação pública de qualidade, e não mais uma propaganda enganosa”, afirmou Wellington do Curso.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Hélio Soares, e os demais deputados decidiram, ao final da reunião, acatar solicitação formulada pelo deputado Wellington do Curso, para que seja realizada uma audiência pública na próxima quinta-feira, dia 30, às 14h, no Auditório do Cintra, no bairro Anil.