'Setembro Amarelo' – Ciclo de lives é encerrado com discussão sobre importância da saúde mental

icone-whatsapp
Andressa Valadares / Agência Assembleia
25/09/2020 14h40 - Atualizado em 25/09/2020 15h53

A tenente-coronel Cristiane Luna e a psicóloga clínica Lucilene Castro falaram sobre saúde mental durante a live, transmitida pela Rádio Assembleia Online | Elias Auê - Agência Assembleia
Foto original

"A importância da saúde mental" foi o tema da última live promovida pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta sexta-feira (25), na Rádio Assembleia Online, integrando a programação alusiva ao 'Setembro Amarelo', mês de prevenção ao suicídio. A live teve como convidadas Lucilene Castro, psicóloga clínica, e a tenente-coronel Cristiane Luna, chefe do Centro de Assistência e Promoção Social da Polícia Militar (CAPS/PMMA). 

Abrindo o bate-papo, mediado pelo radialista Emanuel de Jesus, Cristiane Luna explicou o trabalho desenvolvido pelo CAPS/PMMA, voltado exclusivamente para a categoria dos policiais militares e seus dependentes. A tenente-coronel destacou que o objetivo é proporcionar ao policial militar um espaço de acolhimento e orientação, realizando trabalhos de prevenção. 

Cristiane Luna pontuou, ainda, que o CAPS/PMMA atua no âmbito ambulatorial e, na maioria das vezes, atende policiais já adoecidos, com um quadro sintomático sinalizando a necessidade do cuidado com a saúde mental. 

“Por isso, atuamos também no campo da prevenção, por meio do 'CAPS Itinerante', projeto que realizamos dentro das unidades operacionais, junto à tropa, levando palestras psicoeducativas voltadas para o gerenciamento do estresse, a valorização da vida policial, prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, entre outras orientações”, assinalou a tenente-coronel, ressaltando que essa atuação preventiva é fundamental para a diminuição da demanda de atendimentos ambulatoriais. 

Estigma

A psicóloga Lucilene Castro falou sobre o estigma concernente aos cuidados com a saúde mental. “As pessoas precisam entender que cuidar da saúde mental e emocional é extremamente importante e não há necessidade de se ter vergonha. Pelo contrário, ela deve ser prioridade”, afirmou. 

Lucilene frisou, ainda, que falar sobre a temática é extremamente necessário, bem como a conscientização das pessoas sobre a importância da saúde mental e emocional, além de se cuidar uns dos outros. 

“Precisamos conscientizar as pessoas e fazer com que entendam a importância de falar sobre isso. Entender de que maneira posso ajudar, compreender os fatores de risco para o suicídio, assim como as medidas de prevenção, que perpassam a saúde mental e emocional. Infelizmente, boa parte dos casos de suicídio está relacionada aos transtornos mentais”, completou. 

Elias Auê / Agência Assembleia
Equipe da DSMO visitou todos os setores da Casa, a exemplo do Complexo de Comunicação, levando orientações e realizando dinâmicas com exercícios laborais
Equipe da DSMO visitou todos os setores da Casa, a exemplo do Complexo de Comunicação, levando orientações e realizando dinâmicas com exercícios laborais

Mobilização 

A programação, transmitida pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e por meio das redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram), teve início na segunda-feira (22) e foi encerrada nesta sexta-feira. Este ano, a campanha teve como tema “Para Florescer Preciso de Você”, com o objetivo de fornecer informações que possam ajudar a prevenir o suicídio e, sobretudo, orientar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental. 

Ainda como parte da mobilização, equipes da DSMO também visitaram todos os setores da Casa, levando orientações referentes à saúde mental e realizando dinâmicas com exercícios laborais com os servidores. 

Elias Auê / Agência Assembleia
Servidora do Complexo de Comunicação recebe folder informativo entregue por integrante da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema
Servidora do Complexo de Comunicação recebe folder informativo entregue por integrante da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema


Banner