.

Procuradora da Mulher, Valéria Macedo, participa do lançamento da Cartilha ‘Feminicídio no Maranhão’

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
14/03/2018

A deputada Valéria Macedo (PDT), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, participou nesta terça-feira (13), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, do lançamento da cartilha ‘Feminicídio no Maranhão: quando o ódio violenta e mata as mulheres - desafios e recomendações’.

A cartilha é uma inciativa do Fórum Maranhense de Mulheres e elaborada  por três professores da Universidade Federal do Maranhão, Maria Mary Ferreira, Neuzeli Almeida Pinto e Wagner Cabral, com o objetivo de apresentar uma reflexão através de dados e imagens que possam contribuir para o enfrentamento da violência contra a mulher no Estado do Maranhão.

“Quanto melhor informadas, mais protegidas estarão as mulheres maranhenses. O feminicídio é ainda uma modalidade nova do crime contra a mulher e muitos dos assassinatos de que trazem essa característica não são considerados feminicídios. Precisamos difundir a informação contra a impunidade. A cartilha é uma ferramenta desse propósito”, ressaltou Valéria Macedo.

NÚMEROS ASSUSTADORES

Dados do Departamento de Feminicidio do Maranhão revelam que ocorreram 25 mortes de mulheres em 2015. Em 2016 o número subiu para 28 e em 2017 foram registradas 50 mortes de mulheres no Maranhão. Só em 2018 já são 11 mortes.

O levantamento aponta que os números de assassinatos de mulheres no Maranhão são uns dos mais altos do país. Segundo a Delegada do Departamento de Feminicídio, Viviane Azambuja, a maior causa da violência é o inconformismo do homem com o fim do relacionamento.