.

AL sedia Encontro de Legisladores Municipais e Valéria Macedo aborda protagonismo da mulher

Assecom / Dep. Valéria Macedo
05/04/2018

Acontece hoje (4) e amanhã (5), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o Encontro de Legisladores Municipais do Maranhão, realizado pela União de Câmara de Vereadores do Maranhão, com apoio da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e União de Vereadores do Brasil.

O encontro mobiliza legisladores de todas as regiões do Estado para debater o Fórum da Mulher, 13° salário e verba indenizatória nas câmaras municipais, transferência de gestão, fortalecimento do poder legislativo, valorização do vereador e práticas legislativas.

Os trabalhos são presididos pelo vereador Asaf Sobrinho (PSD), do município de São Pedro dos Crentes, atual presidente da UVCM. Disse o parlamentar sobre o evento: “O objetivo é valorizar e integrar os vereadores e vereadoras, estimular a participação da mulher na política e qualificar os legisladores municipais para que possam desempenhar seus mandatos com mais eficiência e transparência”.

Compuseram a Mesa deste primeiro dia de atividades, a primeira-dama de Tuntum, Daniela Tema (pré-candidata à deputada estadual), a vereadora Regilda Santos, vice-presidente da União de Câmaras de Vereadores do Maranhão, o presidente da UVCM, vereador Asaf Sobrinho, a deputada Andrea Murad (MDB), o deputado Wellington do Curso (PP) e a deputada e procuradora da Mulher na AL, Valéria Macedo (PDT).

Para a vereadora Patrícia Lucena, de São  Domingos do Maranhão, participante do encontro, “a força da mulher nos parlamentos precisa ser trabalhada e este encontro é uma oportunidade para que isso aconteça. Estou cuidando, com a deputada Valéria Macedo, da implantação da Procuradoria da Mulher em meu município e quero ter a honra de ser eleita a primeira procuradora da mulher, para fazer história na política para elas”, declarou Patrícia.

Em seu pronunciamento, Valéria Macedo comemorou a notícia recente dos 30% de fundo eleitoral destinados às candidaturas de mulheres: “Somos mais da metade do eleitorado maranhense. Precisamos descobrir nossa força. Podemos comemorar a conquista de que o STF garantiu o mínimo de 30% de fundo partidário destinados a campanhas para candidatura de mulheres”.

Em seguida, a deputada chamou o vídeo institucional sobre a Procuradoria da Mulher na AL e explanou as atribuições do órgão e o protagonismo da mulher na sociedade e na política. “A Procuradoria existe para dar voz às mulheres e esta tem sido uma das minhas missões na Assembleia Legislativa. Com pouco mais de um ano de existência, já realizamos muito e aproveitamos esta oportunidade para esclarecer sobre a implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais, encorajar essa iniciativa e compartilhar o nosso trabalho” ressaltou Valéria Macedo.

O assessor jurídico e político, advogado Marco Aurélio Gonzaga, também deu sua contribuição quanto às dúvidas dos parlamentares participantes.

No Maranhão, há 2.320 vereadores e vereadoras. “É preciso que os legisladores municipais se unam, se organizem e se capacitem cada vez mais para bem cumprir com a nobre missão de representar os anseios da população, principalmente nesse momento, em que se tenta criminalizar a política”, declarou Asaf Sobrinho.