.

Procuradoria da Mulher promove palestras alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer

Agência Assembleia
16/04/2019

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (16), no Auditório Gervásio Santos, um ciclo de palestras alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A procuradora da Mulher da Alema, deputada Helena Duailibe (Solidariedade), presidiu a abertura do evento, destacando a importância de um esforço conjunto entre o poder público e a sociedade civil para reduzir a incidência da doença.

“A prevenção é cada vez mais indispensável neste combate, de modo que precisamos, continuamente, esclarecer e desenvolver ações para alertar e conscientizar a sociedade para problemas como este que, muitas das vezes, pode ser evitado”, afirmou a deputada Helena Duailibe.

Durante a abertura do evento, que contou também com a presença dos deputados Wendell Lages (PMN), Cleide Coutinho (PDT) e Edivaldo Holanda (PTC), a médica Francisca Luzia Soares Macieira de Araújo discorreu sobre o tema “Você é o que você come. O combate ao câncer pela alimentação”.

A psicoterapeuta Fernanda Almeida Torres Lima abordou o tema “Mente sã no combate ao câncer”, e o fisioterapeuta Luís Henrique Rocha Sousa discorreu sobre “Corpo são, mente sã”.

Os deputados Wendell Lages, Cleide Coutinho e Edivaldo Holanda parabenizaram a iniciativa da deputada Helena Duailibe, frisando a importância de estimular pessoas e instituições a implantarem práticas fundamentais para o controle da doença, como adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

A deputada Cleide Coutinho, que também é médica, enfatizou que “a prevenção contra o câncer é um tema cada vez mais importante e que traz resultados, porque contribui para reduzir a incidência da doença”.

Ao encerrar o evento, a deputada Helena Duailibe voltou a usar a palavra e, uma vez mais, enalteceu a importância de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Ela frisou que, em outras oportunidades, a Procuradoria da Mulher realizará novos ciclos de palestras sobre a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida, que ajudam na prevenção do câncer, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

“O nosso objetivo com eventos como este é evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença”, ressaltou a deputada.