.

Valéria destaca a participação feminina durante lançamento de Liderança para Meninas

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Valéria Macedo
19/06/2017

Valéria destaca a participação feminina durante lançamento de Liderança para Meninas

A deputada Valéria Macedo (PDT) participou, nesta terça-feira (11), do lançamento do projeto ‘Escola de Liderança para Meninas’. O evento trouxe como tema a Participação Política de Meninas e Mulheres. O principal objetivo do seminário foi debater sobre o empoderamento ao público feminino de 14 a 20 anos, para a prevenção das violências baseadas em gênero, desenvolvendo suas habilidades para a vida, conhecimentos sobre seus direitos e participação cidadã.

A deputada Valéria Macedo, que é procuradora da mulher, da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhã, ressaltou a importância de ter o público feminino na política, pois representa o maior eleitorado brasileiro com 53,1%, mas poucas mulheres ocupam espaços nos parlamentos.  “É interessante este trabalho, pois a proposta é estimular as meninas para a política e terem formação de conquistarem seus lugares, que podem chegar aonde desejam”, destacou.

A parlamentar e procuradora da mulher, explicou sobre o órgão da Procuradoria da Mulher na assembleia, e contou que o espaço está aberto para a discussão e o debate de políticas públicas para o público feminino.

O projeto ‘Escola de Liderança’ é desenvolvido por uma rede internacional de desenvolvimento comunitário centrado na criança e no adolescente, a ‘Plan International’. Esta é a segunda fase do projeto e será levado para as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Timbiras, Peritoró e Codó. Segundo a gerente técnica de gênero da Plan International no Brasil, Viviana Santiago, as meninas passarão por um ciclo de formação e realizarão ações de incidência para promoção do direito a uma vida sem violência e a igualdade de gênero.

“Promover o desenvolvimento das meninas nas suas capacidades para que elas participem e executem os seus espaços. Para que as meninas aprendam onde é que acontece essas ações, conversem com outras mulheres que estão ocupando esses lugares. É um processo para que elas possam se inspirar, ocupar essas políticas”, relatou Viviana Santiago.

A realização do projeto será por meio de quatro módulos teóricos e práticos, que será trabalhado nas comunidades, associações, escolas e outros lugares.

O evento contou com a participação da coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Rita Polli, que parabenizou o estado por ter avanços significativos em relação à espaços para as mulheres. “O Maranhão está à frente na construção dos espaços institucionais das mulheres, para que elas ganhem força. Parabenizo também a deputada, Valéria Macedo, por ter levantado esta bandeira da Procuradoria da Mulher, ter instalado o órgão na Assembleia”, reiterou.

Para a coordenadora a proposta “é aliar entidades, secretarias, instituições junto com o parlamento para que possamos chegar até a mulher, formando uma rede de proteção as mulheres. Fiquei muito feliz de saber como o Maranhão avança se compararmos com outros locais que excluíram as secretarias da mulher ou transformaram apenas em coordenações”, concluiu.

O seminário contou com a presença da gerente da Unidade de Programas São Luís da Plan, Creuziane Barros, com a presidente do Conselho Estadual da Mulher e membro do grupo de mulheres negras, ‘Mãe Andresa’, Lúcia Gato, com representatividade de movimentos de mulheres do Piauí, a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto.



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

TV Assembleia