03/09/2015 12h45

Deputados participam de Caravana de Educação em Direitos Humanos no Maranhão

Andressa Valadares/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia
Deputados participam de Caravana de Educação em Direitos Humanos no Maranhão
Deputados participam do segundo dia da Caravana de Educação em Direitos Humanos no Maranhão

Os deputados Zé Inácio (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, Wellington do Curso (PPS), Vinicius Louro (PR) e o presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), participaram nesta quinta-feira (3), do segundo dia da Caravana de Educação em Direitos Humanos no Maranhão, evento que conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR).

A programação aconteceu no Teatro Alcione Nazaré e contou ainda com a presença do ministro da SDH-PR, Pepe Vargas, do governador Flávio Dino (PCdoB), entre outras autoridades e representantes de movimentos sociais.

De acordo com o deputado Wellington do Curso, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da AL, a discussão desse tema é de suma importância para o desenvolvimento do estado. “Recentemente estive em Brasília participando de um evento semelhante a esse. Discutir direitos humanos, principalmente voltados para a educação, é de suma importância para o nosso estado, que tem muitas periferias, muitas minorias. A vinda do ministro para cá, para que possamos fazer essa discussão, foi fundamental”, assinalou.

O governador Flávio Dino (PC do B) também aproveitou a ocasião para encaminhar mensagem à Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a aprovação de um projeto de lei para a criação de uma Comissão de Combate e Prevenção à Tortura no Maranhão. “Nós vamos marcar a adesão do Maranhão ao combate à tortura, enviando um projeto de lei para a Assembleia, para a criação de uma Comissão de Combate à Tortura. A criação dessa comissão é fundamental para que ações como essa sejam concretizadas, pois devemos garantir que haja não só o combate à violência, mas também a garantia de direitos”, destacou o governador.

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, assegurou a aprovação do projeto pela Casa, que está sempre apoiando iniciativas que garantam direitos à população. “É um passo importante para a luta pela igualdade social. Hoje o governador enviou mensagem para a Assembleia, que nós com certeza vamos aprovar, pois é de suma importância para a garantia de direitos”, frisou.

Segundo o ministro Pepe Vargas, o Maranhão deu um grande passo e, com a criação da comissão, a sociedade só tem a ganhar. “É uma iniciativa fundamental, pois quem está sob a custódia do Estado e passa por situações como essa, quando voltar ao convívio social estará completamente degenerado”, completou.

CARAVANA

A Caravana de Educação em Direitos Humanos é realizada por meio de um convênio com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e parceria do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Ela surge como ação concreta da convergência de redes, movimentos, entidades e todas as pessoas que se dedicam na luta para afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do estado brasileiro.

A Caravana tem como objetivo tornar permanente o debate político e cultura de diálogos ampliados, tendo como ferramenta a educação popular fortalecendo e incentivando círculos de cultura e a participação de cidadãs e cidadãos na política. Os participantes dos painéis e mesas de debate terão direito a certificado.

Entre os parceiros das atividades da Caravana no Maranhão estão o Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, o Instituto Federal do Maranhão, o Fórum DCA, a Fundação da Criança e do Adolescente, a Plan Internacional, a Rede Amiga da Criança, a Rede de Educação Cidadã/RECID, a Rede Maranhense de Justiça Juvenil, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria Extraordinária da Juventude e a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA