03/09/2015 14h38

foto: Márcio Diniz/ Agência Assembleia
Adriano Sarney homenageia São Luís e Pinheiro pelo transcurso do aniversário
Dep. Adriano Sarney

O deputado Adriano Sarney (PV) saudou da tribuna da Assembleia, na sessão desta quinta-feira (3), a cidade de São Luís pelos 403 anos que completará na próxima terça-feira (8), e Pinheiro, na Baixada Maranhense, que aniversaria hoje. “Parabéns, Pinheiro, cidade importante e berço de grandes homens. Saúdo a cidade de São Luís, a Jamaica Brasileira, a Ilha do Amor, a Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos. Eu nasci em São Luís e aqui passei minha infância. Sou um ludovicense apaixonado. Amo a minha cidade”, afirmou.

Inicialmente, Adriano Sarney prestou homenagem à Pinheiro, cidade que hoje conta com quase 100 mil habitantes, onde nasceu seu avô José Sarney, ex-deputado federal, governador, senador e presidente da República. “Pinheiro, cidade polo da Baixada Maranhense e importante cidade do Maranhão, é forte na agricultura, na pecuária e na pesca. Parabenizo o prefeito Filuca Mendes (PMDB) e seu filho, o deputado federal Victor Mendes (PV), pessoas que lutam e dão seu suor por essa cidade”, assinalou.

Referindo-se a São Luís, o deputado disse que é uma pena completarmos 403 anos em uma cidade maltratada, em uma cidade praticamente abandonada nesses dois anos de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que agora fala em parceria com o governo do Estado, que diz que agora a coisa vai. “E os dois anos que passaram? Sem o Governo do Estado não tinha administração pública? Que administração pública é esta? É a administração do Estado que está em São Luís ou é o prefeito que resolveu sair da cama para trabalhar?”, questionou.

De acordo com Adriano Sarney, o que temos agora é o Governo do Estado trabalhando com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para fazer um “asfalto sonrisal” em São Luís. “Dois anos se passaram, não existia a máquina pública municipal. Agora é o Governo do Estado que trabalha em São Luís. Continuamos sem Prefeitura Municipal”, argumentou.

EXEMPLO

Adriano Sarney usou o exemplo de Salvador, capital da Bahia, governada por Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), neto do falecido ex-governador e senador Antônio Carlos Magalhães, ACM da Bahia, que foi considerado o maior gestor público municipal do Brasil, em recente pesquisa, mesmo sendo oposição ao Governo do Estado da Bahia e à Presidente Dilma Roussef.

“A pergunta que eu faço nesses 403 nos de São Luís e, ao mesmo tempo, um alerta é que tipo de prefeito nós queremos para a nossa cidade? Nós queremos ter um gestor como ACM Neto que sabe distinguir o que é uma prefeitura, que sabe das finanças municipais, que sabe e pode fazer a coisa acontecer, de fato, sem ficar mendigando ajuda do Governo do Estado? Não estou dizendo que a ajuda do Governo do Estado não é boa, é boa sim, mas a Prefeitura tem recurso, tem orçamento, tem como fazer”, observou.

Adriano Sarney convidou a população de São Luís a refletir sobre os primeiros anos de governo do prefeito Edivaldo Holanda, sobre a inércia da Prefeitura e sobre a escolha do próximo gestor. “Vamos ter responsabilidade como cidadãos. Vamos saber escolher, depois não adianta reclamar de político porque o maior culpado somos nós. Não adianta agora o prefeito, às vésperas das eleições, vir com o slogan de que o maior presente para São Luís é o trabalho. Que trabalho?”, advertiu.

O deputado disse que quer um prefeito de São Luís que trabalhe quatro anos, que tenha independência administrativa, que saiba fazer como ACM Neto está fazendo lá na Bahia, sem ajuda de governo estadual, sem ajuda de governo federal. “Temos que ter responsabilidade e é isso que eu peço também ao governador Flávio Dino (PC do B): parem de culpar 50 anos de oligarquia, e comece a trabalhar, governador! Nós queremos ver e ter uma gestão eficaz e eficiente para o nosso Estado. Nós precisamos e merecemos mais!”, apelou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA