08/10/2015 15h55

Stênio Rezende recebe vereadores de Balsas para tratar sobre audiência

Andressa Valadares/ Agência Assembleia

Stênio Rezende recebe vereadores de Balsas para tratar sobre audiência

O deputado Stênio Rezende (PRTB) recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (8), a visita dos vereadores do município de Balsas Ari Rogério Ferreira, Moisés Coelho e Alan Douglas de Oliveira. Os vereadores vieram a São Luís tratar sobre a audiência pública a ser realizada no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal de Balsas, sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que tem como seu maior afluente o Rio Balsas.

Na ocasião, o parlamentar e os vereadores discutiram detalhes sobre a audiência pública que será realizada pela Comissão de Meio Ambiente da AL, no município de Balsas, para tratar sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Devem participar da audiência, além dos vereadores e dos membros da Comissão, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho; o superintendente do IBAMA, Pedro Leão Filho; lideranças de Balsas e toda a sociedade balsense.

A audiência pública no município de Balsas será a primeira de uma série de reuniões que devem acontecer até o dia 20 de novembro. Segundo o deputado Stênio Rezende, a reunião é de extrema importância, haja vista a importância do Rio Balsas para toda a região.

“Essa reunião será de extrema importância, em função do que representa o Rio Balsas para os balsenses e toda a região. É um momento oportuno para se discutir maneiras de salvar o Rio Balsas”, destacou o parlamentar.

Segundo os vereadores do município, a audiência pública servirá para discutir, principalmente, sobre o processo de assoreamento pelo qual vem passando o rio, bem como pensar medidas para preservar a sua nascente. “É importante essa discussão, principalmente sobre a preservação da nascente do Rio, para que as futuras gerações não venham a sofrer com problemas como a falta de água”, assinalaram.

COMITÊ

Na semana passada, o secretário de Estado do Meio Ambiente, representando o governador Flávio Dino, assinou o termo de subscrição da proposta de instituição do Pró-Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, durante uma reunião realizada na Comissão de Meio Ambiente da AL.

O documento integrará a proposta de criação do Comitê, que será encaminhada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), juntamente com o termo de adesão dos 39 prefeitos dos municípios maranhenses banhados pelo Rio Parnaíba.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH do Parnaíba) será um colegiado, normativo, consultivo e deliberativo, integrado pelo conjunto de representantes de entidades civis que defendem ou utilizam os recursos hídricos.

RIO PARNAÍBA

O Rio Parnaíba tem 1.400 quilômetros de extensão e sua bacia hidrográfica é formada por 39 municípios do Maranhão, 223 do Piauí e 20 do Ceará. Segundo estudos de recursos hidroviários do Denit, o Parnaíba tem a maior parte do seu percurso navegável, ideal para transporte de cargas em sistema intermodal com ferrovia, podendo levar produtos agrícolas e manufaturados, pelos portos de Pecem, no Ceará; e Itaqui, em São Luís

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA