08/10/2015 22h27

Deputados acompanham sanção da Lei de Incentivo Fiscal e fazem vistorias em Timon

Jéssica Barros/ Agência Assembleia

Várias autoridades políticas e secretários, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e o deputado Rafael Leitoa (PDT), acompanharam o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), nesta quinta-feira (8), no município de Timon, durante a vistoria de obras e a assinatura da Lei de Incentivo Fiscal, que irá beneficiar tanto o setor empresarial quanto os trabalhadores rurais, através da redução de impostos.

A lei sancionada pelo governador, de autoria do próprio Executivo, faz parte do Programa Especial de Desenvolvimento que determina tratamento tributário específico para empresas que se instalarem em áreas dos municípios maranhenses integrantes do Ride (Rede Integrada de Desenvolvimento), sendo uma dessas áreas o Parque Empresarial de Timon.

“Com o programa, a carga tributária será de 2% sobre as operações e prestações de saídas internas e interestaduais e de 1% sobre as operações e prestações de saídas para os 15 municípios no Maranhão e no Piauí que fazem parte da Rede Integrada e Timon faz parte”, explicou o governador.

O deputado Rafael Leitoa, que foi o relator da Lei ainda enquanto Projeto na Assembleia Legislativa, acredita que Timon ganhará mais benefícios fiscais para o polo empresarial dando poder de competitividade aos empresários que se instalarão no Parque que, segundo ele, já possui estrutura logística, de produção e escoamento necessários para receber essas empresas.

“Equilibraremos, assim, as alíquotas de ICMS para que os novos empreendimentos sejam também no município de Timon que já tem água de qualidade, energia de qualidade, investimentos programados pra esgotamento sanitário, localização próxima a BR e ao aeroporto, ou seja, aqui seria o investimento local ideal por ser um local completo com estrutura de polo empresarial. O que faltava era um instrumento legal e transparente e governador hoje sanciona a Lei de Incentivos Fiscais”, afirmou Leitoa.

O deputado adiantou que o município de Timon já recebeu 42 cartas de intenções de empresas interessadas em se instalar nas dependências do Parque. “Dessas, 17 já tiveram seus pedidos aprovados e já estão com seus projetos em fase de elaboração no executivo. Uma delas inclusive já irá investir 24 milhões inicialmente. Aqui, além de ajudarmos os empresários, estaremos gerando mais empregos e, isso é o mais importante”, disse.

Humberto Coutinho elogiou a iniciativa governador e enfatizou a importância da lei para os dois estados [Maranhão e Piauí]. “Com a lei de incentivo sancionada ganha os dois lados, tanto os maranhenses quanto os piauienses, por isso, quando esse projeto passou pela Assembleia Legislativa nós o aprovamos logo devido a tamanha relevância. Tenho certeza que daqui as empresas instaladas vão ajudar a levantar  a economia no nosso estado, além de empregar um grande um número de pessoas. Parabéns ao governador e todos aqueles que fizeram essa lei acontecer criando esse novo ambiente de negócios no estado”, enfatizou Coutinho.

PONTE DA AMIZADE

Ainda no município de Timon, o presidente Humberto Coutinho e o deputado Rafael Leitoa vistoriaram a alça da Ponte da Amizade, importante via de acesso entre Timon e Teresina (PI), onde foi constatada muita deterioração devido a falta de manutenção ao longo dos anos.

De acordo com o governador Flávio Dino é importante manter a trafegabilidade plena da ponte em segurança. “Recentemente eu me reuni com o governador do Piauí, Wellington Dias, com o prefeito Firmino e o prefeito de Timom, Luciano Leitoa, e um dos resultados dessa reunião conjunta é exatamente priorizar a recuperação da ponte”, afirmou o governador.

A reforma da ponte, que á está em processo licitatório e será concluída em 60 dias, é também pleito do deputado Rafael Leitoa na Assembleia Legislativa.

BATALHÃO DA PM

Humberto Coutinho, Rafael Leitoa e as demais autoridades presentes (prefeitos, vereadores e secretários) acompanharam ainda o governador Flávio Dino na vistoria das obras de ampliação do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon.

A obra está em fase de reforma, mas com a conclusão, o Batalhão ganhará três novos pavilhões. Um deles será específico para os alojamentos, o outro com salas, banheiros e auditórios para ações de segurança comunitária e planejamento de operações. O batalhão terá ainda o pavilhão central, onde funcionará toda a parte de administração, comandos, setor financeiro, almoxarifado, refeitório e pátios.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA