07/12/2015 14h43

Othelino Neto acompanha entrega de novas tecnologias para a Segurança Pública

Glaucione Pedrozo/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
Othelino Neto acompanha entrega de novas tecnologias para a Segurança Pública

A partir de hoje (07), o Maranhão conta com mais tecnologia para investigar crimes de lavagem de dinheiro e mais tecnologia, também, na comunicação policial. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, durante solenidade ocorrida na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

O presidente da Assembleia em exercício, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou toda a cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para o Maranhão. “É um momento importante, o estado está adotando novas tecnologias no sentido de combate à corrupção. A Assembleia dá todo apoio e se vê muito estimulada nesse momento de combate à corrupção no Maranhão”, afirmou.

Othelino lembrou, ainda, que medidas como essa visam reduzir os índices de criminalidade. “O estado tem esse compromisso reforçado pelo governador, no tocante de reduzir os índices de criminalidade. Esse é mais um passo importante que está sendo dado pelo Executivo”, disse.

O governador Flávio Dino destacou a importância do anúncio. “Hoje duas conquistas importantes: o laboratório de tecnologia para o combate aos crimes financeiros, chamados crimes do colarinho branco, e também o sistema de radiocomunicação. Investimos R$ 8 milhões nos rádios, exatamente para que a Polícia tenha mais eficiência, mais agilidade e consiga, com isso, vencer essas estatísticas criminais, que no Brasil todo constituem um grande desafio”, lembrou.

Na oportunidade, Flávio Dino falou dos avanços na área de Segurança Pública em todo o estado. “Passo a passo estamos modernizando nosso Sistema de Segurança. Somente nesse mês de dezembro, teremos a incorporação de novos 1500 policiais. Realizamos milhares de promoções, aprovamos uma nova política salarial e estamos investindo em modernização dos equipamentos. Teremos, em breve, também, novas viaturas”.

TECNOLOGIAS

O Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro é produto de um convênio com a Secretaria Nacional de Justiça. A proposta do novo recurso é a de cruzar, automaticamente, as movimentações bancárias suspeitas de serem fruto de lavagem de dinheiro. O secretário de Segurança informou que os policiais foram capacitados com cursos no Ministério da Justiça para operarem, com excelência, os equipamentos do Laboratório.

Jefferson Portela afirmou que as investigações com o novo equipamento do Laboratório irão iniciar a partir de hoje. Portela declarou que o instrumento irá dar agilidade aos procedimentos. “Na área de investigação contra o crime organizado o governador está inaugurando hoje o Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro. É um instrumento que substitui o trabalho manual feito pelos nossos policiais para fazer o cruzamento dessa movimentação socialmente conhecida como lavagem de dinheiro”, explicou.

No total, o governo entregou mais de 700 rádios digitais criptografados APCO 25, com transmissão de voz e dados, que proporcionam mais segurança na informação e, também, precisão de monitoramento das viaturas e policiais que utilizarem a tecnologia. “Vamos substituir uma comunicação que corre riscos de funcionamento de operadora por uma comunicação instantânea, viatura-viatura, homem-a-homem. Acompanhamos o deslocamento do policial que porta o rádio, como da própria viatura. Podemos, inclusive, por meio desse rádio digital checar o percurso da viatura durante todo o dia”, disse Portela.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA