30/06/2016 18h04

Bira do Pindaré participa de entrega de poço no Villagio do Cohatrac V

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré

icone-whatsapp

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na tarde da última terça-feira (28) de uma ação do programa ‘Água para Todos’, do Governo do Estado. Os moradores do Villagio do Cohatrac V, em São José de Ribamar, foram beneficiados com um poço tubular para atender a área. O poço foi perfurado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) com recurso de uma emenda destinada pelo parlamentar.

A solenidade contou com a presença do presidente da CAEMA, Davi Telles, e foi prestigiada pelo Deputado Estadual Bira do Pindaré e pelo vereador Chico Carvalho. Estiveram também presentes o líder comunitário e advogado Arnaldo Colaço, além do presidente da Associação de Moradores do Bairro Villagio do Cohatrac, Genilson Verde, além de outras lideranças comunitárias de São Luís e de São José de Ribamar.

Na ocasião, o presidente da Companhia, Davi Telles, assegurou que o poço garante o abastecimento de água de qualidade para cerca de 8 mil pessoas, e que o antigo desejo da comunidade só pode ser realizado mediante o esforço conjunto da comunidade, por meio da iniciativa das lideranças, e principalmente da sensibilidade do Governo do Estado em resolver o problema dos moradores por meio do programa “Água Para Todos”.

 “Precisamos ressaltar que está é uma medida entre muitas que estão sendo realizadas em São Luís. O Governador Flávio Dino, sensível às necessidades da população, entendeu a importância deste poço para esta comunidade, e por isso determinou como decisão expressa que a Caema, através de uma solicitação do deputado Bira, resolvesse o problema da água dando melhores condições e qualidade de vida para idosos, adultos e crianças que precisam diariamente deste bem”, enfatizou o presidente.

A fala do presidente foi reiterada pelo deputado Bira do Pindaré, que ressaltou também ser ele autor de diversas emendas no intuito de beneficiar a população local, mas que não foram atendidas em outras ocasiões devido à falta de compromisso de governos anteriores.

“Nós tivemos que começar do zero, nova solicitação, novo projeto. Mas, graças a Deus e com a força de vontade do Governador Flávio Dino e do presidente da CAEMA, Davi Telles, que prontamente nos atendeu e colocou a Caema à disposição para que o processo legal obrigatório para esse tipo de obra fosse cumprido, nós hoje estamos entregando a essa comunidade uma antiga reivindicação e direito que já deveria ter sido efetivado há muito por aqueles que detiveram muito tempo os meios e poder para resolver este problema”, reiterou o deputado.

O presidente da Associação Moradores do Villagio do Cohatrac V, o Sr. Genilson Verde, disse que o sentimento de gratidão e alegria é notado facilmente na comunidade. Para ele, a sensação também é de dever cumprido. “Eu não me sentia bem com a dificuldade imensa dessa comunidade pra se conseguir água. Pessoas, sem poder, gastavam cerca de R$90 para comprar água em carro pipa; senhoras de idade acordando duas, três horas da manhã, arriscando a própria vida para ir carregar água. Eu achava isso um absurdo! Graças a Deus nós lutamos e conseguimos este poço”, finalizou, feliz.

Assim também pensa dona Lourdes, residente à Rua 10, uma das moradoras mais antigas do bairro e que ajudou a lutar pelo poço. “Há uns 12 anos que nós ficamos sem água! No começo nós tínhamos água, era pouca, mas tínhamos um cano que vinha do Jardim das Margaridas e chegava aqui na comunidade. À medida que isso aqui foi crescendo, ficou insuficiente para todo mundo, passamos a sofrer muito aqui; Agora essa penúria, passou graças Deus!”, relatou a moradora.

Poços

Com este poço entregue aos moradores do Villagio do Cohatrac V, somam nove os poços artesianos perfurados e colocados em operação pela CAEMA em áreas consideradas criticas em São Luís. Já foram perfurados e entregues poços para moradores do Bairro de Fátima, Parque do Bom Menino, Monte Castelo, Vila Passos, Praça da Misericórdia no Centro, Outeiro da Cruz, Alto da Esperança e João de Deus.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA