17/10/2016 11h31

Diretoria de Saúde e Gedema realizam palestras sobre prevenção do câncer de mama para servidoras da AL

Jéssica Barros / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Diretoria de Saúde e Gedema realizam palestras sobre prevenção do câncer de mama para servidoras da AL

Como parte da Campanha Outubro Rosa, que este ano tem como tema 'Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?', a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia, em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizou, na manhã desta segunda-feira (17), palestras para as servidoras da Casa, com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, além de desmitificar conceitos em relação à doença. 

Na abertura, a presidente do grupo, dra. Cleide Coutinho, deu as boas-vindas às funcionárias e falou sobre a importância do tema que, segundo ela, embora pareça redundante é preciso ser discutido, porque a prevenção é o único fator de cura real.

"É uma preocupação nossa, mas também é um direito das mulheres, funcionárias da Casa, de serem informadas sobre a prevenção, que é predominantemente essencial para a cura do câncer de mama. Pensando nisso foi que trouxemos as palestrantes da Secretaria da Mulher", explicou dra. Cleide.

Em seguida, a diretora médica Quitéria Farias, do setor de saúde da Casa, agradeceu o apoio do Gedema e, também, chamou a atenção para um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), onde mais de 60 % de mulheres que fizeram o exame foram diagnosticadas. "Esse é um dado preocupante e que só deixa ainda mais claro como o autoexame é importante. Toda mulher precisa se conhecer e se cuidar", enfatizou.  

Quitéria acrescentou, ainda, que o setor de Saúde da Casa estará sempre à disposição das servidoras, em especial, neste mês de outubro, com orientações profissionais, oncologistas disponíveis para consultas, realização de exames clínicos e agendamento de mamografia, caso necessário.

PALESTRAS

Antes de dar início às palestras, os alunos do curso de violino do Programa Sol Nascente fizeram uma emocionante apresentação musical.

Depois, a primeira palestrante, a assistente social Márcia Rodrigues (chefe do Departamento de Articulação Institucional e Temáticas da Secretaria da Mulher), fez uma ampla explanação sobre a importância da prevenção.

Márcia também explicou que a secretaria tem um papel fundamental na prevenção do câncer de mama. “Através da carreta da mulher fazemos abordagens direta, não só em São Luís, mas também pelo interior do estado, com consultas e exames, além do trabalho educativo, como esse de agora. Já fizemos 6 mil até agora. No caso do diagnóstico positivo, fazemos um link com a rede de suporte que vai monitorar essa mulher durante todo o tratamento”,

A outra palestrante, Emanuelle Brasileiro, também da Secretaria da Mulher, detalhou os principais sintomas do câncer de mama, mostrou como é feita a detecção precoce e, ressaltou a importância de se conhecer e se cuidar, finalizando com a frase: “Cuidar da Saúde é um gesto valioso. Previna-se! ”. 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA