01/12/2016 16h51

Assembleia concede título de cidadão maranhense aos cantores Carlinhos Veloz e César Nascimento

Nice Mores/Agência Assembleia

icone-whatsapp
Assembleia concede título de cidadão maranhense aos cantores Carlinhos Veloz e César Nascimento

"A gratidão é um dos mais nobres sentimentos do ser humano. Fazer o que eu estou fazendo hoje me traz uma grande satisfação, por esta razão, estou agradecendo a Deus, em primeiro lugar, pois tudo está sob o seu comando. Depois, aos colegas parlamentares, pois aqui nada se faz individualmente". A afirmação foi feita pela deputada Graça Paz (PSL), na manhã desta quinta-feira (01), da tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão solene de entrega dos títulos de cidadãos maranhenses aos cantores e compositores Carlinhos Veloz e César Nascimento, que foi presidida pelo deputado Roberto Costa (PMDB). 

Carlinhos Veloz – que é natural da cidade de Recife – é o autor da música “Ilha Bela” e, César Nascimento – que é de Teresina – compôs “Ilha Magnética”.   Nessas duas canções, os artistas descrevem todo o carinho que têm pela capital maranhense. Também retratam o seu amor por São Luís em várias composições, por isso receberam o reconhecimento de Graça Paz e dos demais deputados estaduais que concederma o título de cidadão maranhense aos dois artistas. 

Lembrando ainda que as músicas Ilha Bela e Ilha Magnética vão se tornar bem cultural e imaterial do Maranhão. O Projeto de Lei, também de autoria da deputada Graça Paz, foi aprovado por unanimidade pelo plenário e já foi sancionado pelo governador Flávio Dino.  

“Como tantas outras produzidas em nosso Estado, essas músicas que cantam e encantam a nossa gente, merecem esse título. E, em nome delas, quero louvar todas as outras, que tantas alegrias já nos deram, levando pra fora do Estado e do país, as nossas belezas naturais, o nosso folclore, as nossas iguarias, a vida rica e simples do nosso povo”, acentuou Graça Paz, durante o evento que foi bastante prestigiado pelos familiares, amigos e cantores e compositores maranhenses. Também presentes o deputado Sousa Neto (PROS), os ex-deputados estaduais Cristovam Filho e Clodomir Paz e membros da imprensa.  

Ao finalizar, Graça Paz fez breves comentários sobre a biografia de César Nascimento e Carlinhos Veloz e estendeu as honrarias aos familiares e convidados dos homenageados, aos deputados, funcionários do legislativo estadual e setores da imprensa. “Um agradecimento especial aos novos maranhenses de fato e de direito Carlinhos Veloz e César Nascimento, por serem o foco principal desse evento que nos trás tanta alegria. Tenham certeza que todos nós estamos orgulhosos por tê-los como conterrâneos”, sentenciou Graça Paz.   

Porto Seguro

“Essa é uma conquista de todos nós; eu tenho certeza porque todos nós amamos a musica do Maranhão, todos nós amamos essa cidade e essa canção Ilha Bela, nada mais é do que o reflexo desse encantamento, dessa paixão pela nossa cidade, pelo nosso povo, pela nossa cultura, por nós mesmo. Esse título é a mesma coisa: é a consolidação, o reconhecimento  de algo que já é fato há muitos anos; eu me sinto dessa terra desde o dia que pisei aqui”, afirmou Carlinhos Veloz, agradecendo os seus amigos e parceiros de jornada de 25 anos de música em São Luís.  

Ele lembrou ainda que não nasceu no Maranhão, mas foi gerado em Caxias, Maranhão. Ocorre que três dias antes do nascimento seu pai levou a sua mãe para Recife, porque fazia questão que todos os filhos nascessem lá. “Mas eu brincava muito com ele dizendo que não adiantou nada, porque eu sou maranhense do mesmo jeito e não há lugar no mundo onde eu me sinta mais feliz, mais em paz e mais seguro. Meu porto seguro, é São Luís”, afirmou Carlinhos Veloz.

Gratidão

Ao falar da sua trajetória na vida e, principalmente, na música, César Nascimento, bastante emocionado falou do seu amor pelo Maranhão, em especial, por São Luís.  “’Esse título é para todos os meus amigos, minha família. Essa minha ligação com as pessoas do Maranhão vem de muito tempo, por isso, dedico esse título a todo pessoal da cultura popular. Aqui a gente tem uma força rítmica que não se encontra em nenhum lugar do mundo. Esse ano de 2016 se resume em duas palavras: gratidão e felicidade. Hoje é um dia de festa e inesquecível”, acentuou o cantor, agradecendo aos seus familiares, amigos, parceiros de jornada musical, aos deputados estaduais e ao governador Flávio Dino.

Trabalho extraordinário

O deputado Roberto Costa falou as sua satisfação de estar participando daquele momento que, segundo ele, tem uma simbologia muito grande não só para a Assembleia legislativa, mais para todo o Maranhão. “Vocês fazem um trabalho extraordinário em levar o nosso estado a nível nacional. Eu fico feliz de está vivendo esse momento especial”, disse o deputado, parabenizando a sua colega Graça Paz pela homenagem aos artistas.  



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA