09/02/2017 14h44

Bira destaca e participa de Encontro de Governança da Grande São Luís

Para ele, um passo importante porque é o primeiro evento que reuniu os representantes dos treze municípios que farão parte da região metropolitana.

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré

icone-whatsapp

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na tarde desta quarta-feira (8), do Encontro de Governança para Metropolização da Grande São Luís promovido pelo Governo do Maranhão. Para ele, um passo importante porque é o primeiro evento que reuniu os representantes dos treze municípios que farão parte da região metropolitana, para conhecer, mas também dialogar sobre o conteúdo de organização.
 
A Metropolização é uma bandeira antiga defendida por Bira, que levou, no mesmo dia, o assunto para a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Um tema prioritário para os municípios da ilha e da região, como também para o Maranhão. Já temos legislação aprovada por esta casa desde 2015, mas, de fato, é algo que só existe no papel. E, agora, chegou a hora de colocarmos em prática”, afirmou ele ao lembrar que o momento é propício, tendo em vista que os quatro prefeitos da Ilha convergem politicamente e estão abertos ao dialogo. Fato que, segundo ele, favorece porque cria um ambiente mais tranquilo.
 
O parlamentar destacou ainda que o Estado está decidido a dar todo o apoio necessário com a finalidade de criar as condições adequadas para tornar a metropolização realidade no Maranhão. Segundo frisou, o governador Flávio Dino não tem medido esforços e criou dentro do governo uma estrutura para cuidar especificamente da temática. 
 
A Grande São Luís abrange, segundo informativo do Estado, treze municípios. São Luís, Ribamar, Raposa, Paço, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu. 
 
"É importante que esta Casa acompanhe cada passo que será dado porque os desdobramentos serão aqui na Assembleia Legislativa, visto que nos compete aprovar as leis necessárias que vão complementar as decisões para implantar a região metropolitana", defendeu.
 
Durante o Workshop, parte da programação do Encontro, os palestrantes apresentaram experiências exitosas em outros estados, como São Paulo e Pernambuco; e explicaram a função e importância de cada agente organizacional, como, por exemplo, o Conselho Participativo e a Agência Executiva Metropolitana; além do sustento financeiro e trabalho que poderá ser desenvolvido.
 
Limites Territoriais
 
O deputado Bira ressaltou também a importância de se discutir e encaminhar soluções para os limites territoriais, uma questão, classificada por ele como grave e antiga que nunca foi resolvida. Ele defendeu que esta é a oportunidade que se tem para resolver o problema, não apenas entre São Luís e Ribamar, mas também Paço do Lumiar e Raposa.
 
 “É um problema indiscutivelmente grave, que até hoje não foi resolvido. Portanto, chegou a hora de dar esse passo decisivo também nesta direção. Acompanharei a discussão e certamente vou levar esse tema à Casa Legislativa muitas vezes. Já tratamos desse assunto algumas vezes, ano passado nos reunimos inclusive em audiência pública, mas é preciso que a gente dê outros passos mais concretos e decisivos no sentido de resolver a questão. Não vamos permitir que a população continue sofrendo”, concluiu.

 


+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA