23/03/2017 10h50

Projeto de Cabo Campos propõe combate as drogas e álcool na infância e adolescência

Assecom/ Dep. Cabo Campos

icone-whatsapp
Projeto de Cabo Campos propõe combate as drogas e álcool na infância e adolescência

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (20), o deputado estadual Cabo Campos (DEM) apresentou projeto de lei para instituir a Semana Estadual de prevenção às drogas e enfrentamento ao abuso de álcool na infância e adolescência com objetivo de promover boas práticas tendentes à redução da oferta, da demanda e dos danos relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, bem como as relativas ao tratamento e recuperação dos dependentes químicos e codependentes consoantes às ações já difundidas por meio da Rede Estadual de Atenção Psicossocial (RAPS).

Durante a Semana Estadual de Prevenção às Drogas e Enfrentamento ao Abuso de Álcool na Infância e Adolescência, instituída por lei, os estabelecimentos de ensino públicos e privados realizarão atividades alusivas, que poderão compreender eventos organizados, como debates, palestras, seminários e apresentações artísticas, assim como a divulgação de trabalhos realizados pelos alunos e educadores, bem como pesquisadores associados e membros da comunidade, sobre o álcool, o tabaco e outras drogas lícitas e ilícitas, abordando o consumo, a dependência e os malefícios que causam.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE, o número de jovens dependentes de drogas está crescendo assustadoramente atingindo adolescentes independente da classe social ou nível de escolaridade. Nesse contexto, segundo o presidente Erisson Sousa Lindoso da Remadd instituição que propôs ao deputado a criação da proposta, o governo do estado tem ampliado ações no enfrentamento as drogas e cuidado de dependentes químicos criando o fórum estadual de políticas sobre drogas no estado.

Para o autor do projeto de lei, o deputado Cabo Campos, existem estudos que comprovam que campanhas educacionais antidrogas, têm surtido bons resultados, principalmente junto ao público primário, que nunca fez uso de entorpecentes.

“Queremos atuar de maneira preventiva no nosso Estado, através de palestras, debates, depoimentos, entre outros que possam servir para o combate de drogas lícitas e ilícitas, afinal entendemos que as drogas lícitas muitas vezes são o caminho para as ilícitas. De um lado, teremos uma ação concentrada nos jovens, paralelamente ao currículo escolar, a quem a atenção precoce pretende evitar seu ingresso no mundo nefasto do vício, da doença e da violência que o uso de tais substâncias traz. De outro, a população como um todo, que também poderá gozar de orientação e conscientização, já que a questão tem espectro social largo, atingindo qualquer cidadão independentemente de sua condição econômica, capacidade e orientação, afastando-o do mercado de trabalho, do convívio social e familiar”, explicou o deputado.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA