27/04/2017 13h40

Procuradoria da Mulher da AL realiza painel em homenagem às mulheres

Marcelo Vieira / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Procuradoria da Mulher da AL realiza painel em homenagem às mulheres

Em homenagem ao Dia Nacional da Mulher, que se comemora no dia 30 próximo, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira (27), no Plenarinho, um painel para debater temas importantes como a violência contra a mulher e a participação da mulher no mercado de trabalho.

 

Durante o painel, a Procuradoria da Mulher propôs a criação de um Observatório Estadual de Políticas Públicas para a Mulher.  

 

Participaram do Painel o Conselho Estadual da Mulher, Fórum Estadual da Mulher, Delegacia Especializada, Promotoria da Mulher, Polícia Militar, Partidos e demais representatividade femininas.  

 

Segundo a consultora legislativa Luzenice Macedo, todo o protagonismo presente no painel compreendeu a importância da proposta e devem colaborar para construção de um modelo estadual de observatório que venha garantir políticas públicas efetivas.

 

A delegada Kasumi Tanaka da Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Estado   destacou a importância do evento como espaço de discussão de garantias e deveres e de construção de políticas públicas para as mulheres do Maranhão. “ É importante que essas datas venham a esta Casa Legislativa para que esses temas que foram abordados como violência, acesso a informação, equidade no mercado de trabalho, políticas públicas sejam analisados, discutidos e a partir daí desperte a consciência e a necessidade da priorização dos interesses das demandas das mulheres e assim criar políticas públicas fortalecidas para que de fato a mulher possa ser protagonista de suas próprias vidas enquanto cidadã”. 

 

A deputada Valéria Macedo, procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, disse que que o objetivo do Painel é reunir todas as representatividades femininas e a sociedade civil para discutir temas relevantes para as mulheres, implementar políticas públicas voltas para as mulheres, bem como refletir sobre a situação atual da mulher maranhense nos diversos aspectos, econômico, político e social.

 

Ela destacou a violência contra a mulher como umas das questões ainda preocupantes, uma vez que apesar da criação da Lei Maria da Penha, ainda é grande o índice de violência contra a mulher. “ A questão da violência ainda muito forte. Apesar dos avanços no combate a essa violência, como a criação da lei Maria da Penha, ampliação das delegacias especializadas, continua crescendo os casos de violência contra a mulher e também o descaso como muitos casos são tratados pelas autoridades”. 

 

A deputada Francisca Primo ressaltou a importância da criação do observatório como instrumento de acesso a informação. Segundo ela, quando presidiu a CPI da violência contra a mulher, encontrou muita dificuldade em ter a cesso a informação. E em muitos casos a informação não chega ao assessor e apenas a própria deputada ou o deputado é quem consegue alguma informação.

 

Durante o Painel ficou decido que no dia 17 de maio será realizado um novo encontro, na Assembleia, sob coordenação da Procuradoria da Mulher, onde será discutido a construção de um modelo de trabalho do observatório. 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA