23/06/2017 08h52

Animação toma conta de mais uma edição do Arraial da Assembleia Legislativa

Andressa Valadares/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
Animação toma conta de mais uma edição do Arraial da Assembleia Legislativa

Sob o colorido das bandeiras, brincadeiras juninas, música e muita animação marcaram o Arraial da Assembleia Legislativa, que encheu de brilho e sotaques a noite desta quinta-feira (22), na Associação da Caixa Econômica Federal. O evento, que foi aberto ao público, reuniu as melhores atrações do São João do Maranhão, além de uma variedade de comidas típicas. A festa é organizada todos anos pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).

A abertura da festa ficou por conta das apresentações dos alunos do 1°, 2°, 3° e 4° ano da Creche-Escola Sementinha, que mais uma vez abrilhantaram a noite com danças típicas do período junino. A turma do 1º ano trouxe a Dança da Peneira e do Abano e a do 2º ano o arrasta pé do Forró. Já o 3º ano apresentou a Dança Country e a turma do 4º ano o Carimbó.

De acordo com Bruna Abreu, diretora da Sementinha, todas as apresentações foram resultado de um longo período de ensaios e de trabalho pedagógico em sala de aula sobre a temática do festejo junino. "O mês de junho é um mês muito festivo no estado e a escola não poderia ficar fora disso. Durante todo esse mês estudamos os festejos folclóricos, a nossa cultura e aqui culmina todo esse estudo realizado com as danças características desse período. Os meninos vieram pra cá, sobretudo, para se divertir", afirmou.

Logo após a apresentação dos alunos da Sementinha, foi a vez da Quadrilha Junina Flor do Sertão, que esquentou o terreiro para a entrada das brincadeiras folclóricas. A primeira a se apresentar foi o Cacuriá de Dona Teté. Logo depois, os grupos de bumba-boi também encantaram o público. Quando as matracas do Boi de Maracanã entoaram no arraial, os brincantes não resistiram e caíram na festa. 

Para deixar o arraial ainda mais bonito e colorido, também foram montadas barracas para comercialização de comidas típicas do período junino e artesanato. Andrea Rezende, vice-presidente do Gedema, ressaltou o empenho do grupo e de toda a equipe em promover um arraial que garantisse a diversão do público.

"Agradecer o empenho de toda a Assembleia para garantir essa festa maravilhosa, com uma programação cultural diversificada e com a participação dos alunos da Sementinha", assinalou.

O encerramento da noite ficou por conta da Companhia Barrica e do Boi de Sonhos, que encheram o terreiro de cores e ritmos. Vários parlamentares e autoridades também marcaram presença na festança. "É uma confraternização não só dos servidores, mas de toda a família neste grande arraial da Assembleia Legislativa", destacou o presidente em exercício da AL, deputado Othelino Neto (PCdoB).

O deputado Edilázio Júnior (PV) frisou a importância desse momento de confraternização com os servidores e com a cultura popular do Maranhão. Já o deputado Bira do Pindaré (PSB) elogiou a iniciativa do Legislativo em promover essa homenagem à cultura maranhense. "O São João é a maior festa popular do Maranhão e certamente a Assembleia faz um grande gesto ao prestigiar os servidores da Casa com o melhor da cultura local", disse. Os deputados Stênio Rezende (DEM), Eduardo Braide (PMN), Fábio Braga (SD) e Roberto Costa (PMDB) também prestigiaram o evento.

Para o público, que reuniu não só os servidores do Legislativo, a festa não poderia ter sido melhor. "O nosso São João é muito bonito e rico e nada melhor do que reunir as melhores brincadeiras em um espaço com segurança e comodidade", elogiou a enfermeira Antônia de Assis.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA