20/09/2017 10h42

Diretoria de Saúde da Assembleia inicia campanha Contra o Glaucoma

Andressa Valadares/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
Diretoria de Saúde da Assembleia inicia campanha Contra o Glaucoma

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa, com apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), iniciou, nesta quarta-feira (20), a campanha Contra o Glaucoma. Os atendimentos serão realizados ate sexta-feira (22), com a realização de consultas oftalmológicas, exames e diagnóstico da doença.

O glaucoma atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo, a perda é sutil e pode não ser percebida pelo paciente. Mas, se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente, que pode progredir para cegueira.

A campanha está sendo realizada em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa do Glaucoma, desenvolvido através de convênio com o Hospital do Olho.

“Hoje nós estamos aqui na Assembleia dando essa assistência, em parceria com a Casa, atendendo a todos os funcionários e também seus parentes. Essa grande parceria é a oportunidade de chegarmos mais próximo dessas pessoas, para que tenham a oportunidade de fazer seus exames”, afirmou Zélia Moreno, coordenadora do programa no Hospital do Olho.

Estão sendo realizados consultas e exames de tonometria, campimetria e fundoscopia. Segundo Quitéria Farias, diretora de Saúde da AL, a expectativa é que sejam atendidos em torno de 500 servidores até o último dia da campanha. “Nós sabemos que o glaucoma não tem cura, mas podemos faze um diagnóstico precoce e, a partir daí, iniciar um tratamento para diminuir as complicações futuras”, destacou.

Para o servidor Márcio Diniz, a campanha é importante para que os servidores estejam cientes da saúde ocular. "É louvável a atitude da Casa em se preocupar com a saúde do servidor e proporcionar campanhas como essa", disse.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA