20/09/2017 13h29

Nina Melo faz  alerta sobre as queimadas e cobra ações do governo do Estado

Nice Moraes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Nina Melo faz  alerta sobre as queimadas e cobra ações do governo do Estado

Em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (20), a deputada Nina Melo (PMDB) chamou a atenção para as queimadas que estão ocorrendo nas regiões do Alto e Médio Sertão. Ela citou pesquisa que apontou Grajaú como a 10ª cidade e primeira no Nordeste, em número de queimadas. 

“O número vem crescendo ano após ano, portanto, nós precisamos tomar atitudes quanto a isso. O prefeito Mercial Arruda tem feito a sua parte, colocado homens treinados junto ao Ibama, ao Prevfogo para combater essas queimadas, mas nós precisamos de mais. O ministro do Meio Ambiente, deputado Zequinha Sarney, também tem feito a sua parte mandando brigadistas para toda a região que continua sendo queimada. O fogo continua se alastrando e deixando sinais de destruição”, acentuou Nina Melo.

A deputada salientou ainda que na semana passada fez um requerimento solicitando ao governador Flávio Dino e ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, para que sejam adotadas medidas legais e administrativas para instalação de unidade operacional do Corpo de Bombeiros na cidade de Grajaú.  

“Eu fiz essa solicitação tanto ao coronel quanto ao governador do Estado pedindo que não entrem em brigas partidárias, mas que olhem para Grajaú com a grandiosidade que aquela cidade tem e representa para o nosso estado. Grandiosidade não só territorial, mas principalmente pela bravura do seu povo que é sertanejo, que é um povo que sucumbe a esse sol quente, que não tem medo da aridez do solo e que continua diuturnamente investindo em suas lavouras, na agricultura e na pecuária”, disse ela, 

Ela ressaltou que não só a cidade de Grajaú está sofrendo com essas queimadas, mas todas as cidades ao redor, como:  Formosa da Serra Negra, Arame e Sítio Novo. “Nós precisamos olhar para essas cidades com um olhar cuidadoso para que amanhã não aconteça o que aconteceu no ano passado em Caxias, onde dezenas de pessoas perderam suas casas, algumas perderam suas vidas”.

Ao finalizar, Nina Melo afirmou que hoje fez  um requerimento pedindo informações ao secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, sobre a implementação e execução do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. “Esse plano precisa ser colocado em prática, urgentemente. A nossa população precisa ser conscientizada e precisamos, acima de tudo, prevenir que essas queimadas aumentem, porque já está em número abusivo. É um assunto que deve ser debatido e ser encarado com muita responsabilidade pelo governo do Estado, o IBAMA.  O Governo Federal, por meio do ministro Sarney Filho, já está fazendo a sua parte, eu espero que o Governo do Estado do Maranhão também faça a sua, orientando, educando, prevenindo essas queimadas, e também investindo para a contenção desse mal que assola a nós todos nordestinos e, principalmente, a nós sertanejos”. 

Conscientização

Em apartes, os deputados Vinícius Louro (PV), e Graça Paz (PSL, elogiaram o discurso de Nina Melo.   “Eu acho que, acima de tudo, temos que fazer uma política de conscientização, conscientizar o povo. Por quê? Porque essas queimadas podem ser controladas. Nós sabemos que onde há essas terras desapropriadas, onde existem os assentamentos, existem as roças e muitas pessoas fazem da sua roça uma queimada e é feita de forma desavisada, não existe nenhum tipo de estrutura paliativa para que ali mesmo possa ser contido o fogo”, alertou Vinícius Louro.

“É muito triste o pequeno produtor se ver impotente porque ele não tem uma mangueira para apagar o fogo, não tem para onde correr e ver a sua produção pequena ou grande sendo destruída pelo fogo que destrói realmente tudo e deixa essa terra árida e com um bom tempo para voltar a dar o produto que ele perdeu nessa queimada. Eu espero que o governador ouça esse seu apelo e possa fazer alguma coisa para pelo menos diminuir o sofrimento desse povo que está passando por essa situação”, afirmou Graça Paz. 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA