11/10/2017 14h20

AL se associa à UNALE nas Campanhas Doe Lenço e Outubro Rosa em Combate ao Câncer de Mama

Ribamar Santana/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
AL se associa à UNALE nas Campanhas Doe Lenço e Outubro Rosa em Combate ao Câncer de Mama

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, neste mês de outubro, está se associando às Campanhas Nacionais de Combate ao Câncer de Mama, intituladas de Doe Lenço e Outubro Rosa, desenvolvida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A campanha será desenvolvida de 16 a 27 de outubro nas 27 Casas Legislativas.

Desde 2015, a UNALE tem incentivado campanhas nacionais e internacionais, de cunho social, com o objetivo de dar voz às demandas da sociedade e incentivar a criação de políticas públicas para atendê-las. Neste mês, a coordenação das secretarias está realizando ações em apoio ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

CAMPANHA “DOE LENÇOS”

Um kit com materiais que auxiliarão o Parlamento na divulgação das campanhas foi enviado a todas as Casas Legislativas pela UNALE e, simultaneamente a Campanha de Combate ao Câncer de Mama – Outubro Rosa, será iniciada a ação “Doe Lenços”. Esta atividade será encabeçada pelas Secretaria de Saúde e Mulher, que implantará pontos de arrecadação de lenços em todas as 27 Casas Legislativas.

As doações serão entregues a instituições, indicadas pela Comissão de Saúde de cada estado, nos 30 e 31 de outubro. A campanha será também desenvolvida nas Casas por meio de iluminação especial dos prédios, dinâmicas com os servidores, distribuição de material informativo, dentre outras.

PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA DO MARANHÃO NO OUTUBRO ROSA

A Assembleia Legislativa do Maranhão tem se destacado no apoio às ações de Combate ao Câncer de Mama com a aprovação de uma Emenda Constitucional, de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN), que criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. “Uma das prioridades na aplicação dos recursos desse fundo é a aquisição de mamógrafos, instrumento de fundamental importância na prevenção e tratamento dessa doença que acomete milhares de mulheres”, esclareceu.

Eduardo Braide destinou uma de suas primeiras emendas parlamentares, em 2011, para o Hospital Aldenora Belo adquirir um mamógrafo e este ano, para contribuir com a campanha Outubro Rosa, destinou uma nova emenda para essa mesma unidade de saúde comprar um mamógrafo digital.

“Foi adquirido o mamógrafo da primeira emenda, que até hoje está em funcionamento e ajudando a salvar muitas vidas de mulheres maranhenses. Quanto ao mamógrafo digital, estamos só aguardando a liberação por parte da secretaria de Estado da Saúde”, acrescentou.

A deputada Valéria Macedo (PDT), que é a Procuradora da Mulher, disse que as campanhas Outubro Rosa e “Doe Lenço”, de apoio ao Combate do Câncer de Mama, articuladas pela UNALE, são de fundamental importância e vão contar com a participação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Essas ações nos sensibilizam muito e podem dar uma grande contribuição para a política de prevenção e tratamento do câncer de mama. A doação do lenço é um ato de solidariedade marcante de apoio às mulheres acometidas por essa doença”, ressaltou.

Valéria Macedo parabenizou a Assembleia pela sensibilidade em apoiar e participar dessas campanhas, inclusive com a promoção de um evento coordenado pela Procuradoria da Assembleia que marcará a campanha Outubro Rosa deste ano. “Será dia 18 de outubro, às 8h30, no Plenarinho, com a realização de palestras e exibição de vídeos. Estamos contando com o apoio de todos os colegas parlamentares e convidamos todos, principalmente as mulheres, para marcar presença e participar desse momento significativo da campanha Outubro Rosa”, destacou.

DADOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), publicados a cada dois anos, são aguardados para o biênio 2016/2017, 596 mil novos casos de câncer no Brasil. Sendo esta a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório. Destes, 51% dos casos acometerão mulheres, sendo 57.960 diagnósticos apenas de mama.

“Especialistas lembram que existem vários tipos de câncer de mama, com diferentes tempos de evolução e mais comum entre mulheres acima de 35 anos. Lutar contra essa doença é possível e o objetivo da nossa Secretaria é reforçar ações de prevenção que aumentam as chances de cura”, ressalta a presidente da Secretaria de Mulheres da UNALE”, deputada Celise Laviola (PMDB-MG).

Vale lembrar, que o câncer de mama também, afeta homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. De acordo com o levantamento mais atual do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, das 14.786 pessoas que morreram por causa do câncer de mama em 2014, 161 eram do sexo masculino.

De modo geral, não é de melhoras a perspectiva quanto ao câncer de mama, pois segundo o INCA, a incidência no mundo cresceu 20% na última década e espera-se para 2030, 276 milhões de novos casos. Dos 20 milhões aguardados até 2025, 80% acometerão a população de paíes em desenvolvimento, como o Brasil.

OUTUBRO ROSA NAS ASSEMBLEIAS

Enquanto não há uma lei federal para instituir a campanha, várias Casas Legislativas já aprovaram leis que estabelecem a comemoração em seus calendários ou que estão diretamente vinculadas ao tema como, por exemplo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, Lei Estadual da autoria da deputada Cidinha Campos (PDT), determina que todos os hospitais públicos do estado tenham equipamentos para realizar a mamografia e a ultrassonografia – exames preventivos que auxiliam na descoberta precoce do câncer de mama.

AUTOEXAME DAS MAMAS

O material de divulgação da campanha distribuído pela UNALE, indica todos os passos a serem seguidos para o autoexame das mamas, que deve ser feito, nas mulheres, uma vez por mês, logo após a menstruação. As mulheres acima do 50 anos, orienta-se que consultem com um ginecologista e façam mamografia, anualmente.

Durante o autoexame é importante avaliar alterações no tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências, rugosidades, ferida, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA