19/10/2017 15h21

Assembleia concede medalha Manoel Bequimão ao empresário José de Ribamar Barbosa Belo

Assecom/ Dep. Max Barros

Na manhã desta quinta-feira (19), o empresário José Ribamar Barbosa Belo foi agraciado pela Assembleia Legislativa do Maranhão com a medalha Manoel Bequimão, maior honraria conferida pelo Poder Legislativo Estadual a uma personalidade que contribuiu para o desenvolvimento econômico, político e social do Maranhão.

A medalha entregue por solicitação do deputado Max Barros (PRP), atendendo a uma proposição do ex-deputado estadual Lourival Mendes, aprovada por unanimidade por todos os deputados estaduais, como prova de reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao Estado, pelo Sr. José Ribamar Barbosa Belo.

A cerimônia, que foi bastante concorrida e contou com a presença de autoridades locais e muitos representantes da classe empresarial, foi presidida pelo deputado Eduardo Braide (PMN).

DISCURSOS

O deputado Max Barros (PRP), em sua fala, destacou toda a trajetória do empresário, desde a vida pessoal, relembrando acontecimentos desde a época da juventude, casamento e família, até mesmo sua vida profissional.

Barros destacou a capacidade de liderança e competência profissional do empresário José de Ribamar Barbosa Belo, que além de atuar no setor de construção de estradas, também expandiu os negócios nos setores imobiliário, turístico e de combustíveis, depois de uma brilhante passagem pelo setor público, enquanto presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Maranhão (DER).

Em um discurso emocionado, o homenageado fez referência aos familiares e amigos presentes e agradeceu ao deputado Max Barros a honraria recebida. “Eu recebo com uma gratificação enorme, satisfação gigantesca, e achando que alguma coisa foi feita para merecê-la. Eu acho que até fiz pouco pelo Maranhão e ainda pretendo fazer mais”.

CURRÍCULO

José de Ribamar Barbosa Belo é presidente da Termac – Terraplenagem, Mecanização Agrícola e Comércio Limitada; da JB – Distribuidora de Combustíveis Limitada e da JBM – Empreendimentos Turísticos S.A. e militou no associativismo empresarial quando ocupou a vice-Presidência e a Presidência da Associação Comercial do Maranhão em várias gestões.

Também se destacou quando foi Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/MA em duas gestões e Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão em vários mandatos consecutivos.

Foi representante da FIEMA no Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria em Brasília e São Paulo. Fundador e Presidente do Sindicato da Indústria de Construção Pesada do Estado do Maranhão-SINCOPEM. Membro do Conselho do Instituto de Cidadania Empresarial- MA, do Conselho do Educandário Santo Antônio, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Conselho do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos e Membro da Comissão Gestora para o Plano de Preservação do Centro Histórico de São Luís – IPHAN. Foi também Coordenador Geral da 18ª RPU – Reunião de Pavimentação Urbana da ABPV.

Iniciou a carreira profissional enquanto gestor público no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Maranhão-DER/MA, acumulando vasta experiência no setor construtivo rodoviário, participando no órgão da implantação de muitas das estradas maranhenses, o que lhe conferiu um status de referência no setor.

Na iniciativa privada participou da construção e manutenção das malhas rodoviárias importantes do estado e de São Luís. Na área metropolitana, destacam-se as rodovias MA-201, 202,203 e 204.

José de Ribamar Barbosa Belo realizou a duplicação da Avenida dos Holandeses, a pavimentação da rua General Artur Carvalho e do acesso ao Parque do Folclore. E ainda, da recuperação e melhoramento das principais rodovias do estado e de muitas estradas vicinais.

Na sua carteira de cientes constam o governo do Estado, prefeituras municipais e empresas como Alumar, Frigotil, Cervamar, Centro Elétrico, Hospital UDI, Dalcar Veículos, Bunge Fertilizantes e Aluminex, entre outras.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA