20/10/2017 10h44

Coral Raios de Sol do programa Sol Nascente participa do Festival Maranhense de Coros

Ribamar Santana/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
Coral Raios de Sol do programa Sol Nascente participa do Festival Maranhense de Coros

O Coral Raios de Sol, do programa Sol Nascente da Assembleia Legislativa do Maranhão, abriu o terceiro dia de apresentação da 37ª edição do Festival Maranhense de Coros (FEMACO), na noite desta quinta-feira (19), no Convento das Mercês. O evento é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (PROEXCE).

O festival reúne 39 grupos de cantos corais infantis, infanto-juvenis e adultos dos Estado do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. É aberto ao público e a programação se estende até domingo (22), às 19h, no Convento das Mercês e, ás 17h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, e na Igreja de São João Batista, na Rua 13 de maio, ambas no centro

VALORIZAÇÃO DO GRUPO DO PROGRAMA SOL NASCENTE

O programa Sol Nascente foi criado, em 2005, pela Assembleia Legislativa do Maranhão e é coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (GEDEMA), com o propósito de atender socialmente crianças e jovens por meio da arte. Iniciou seus trabalhos com oficinas de Banda, Dança e Canto Coral, no bairro da Ilhinha. Atualmente, atende mais de 100 crianças, na faixa etária de 9 a 16 anos, no Clube dos Servidores da Assembleia, no bairro do Maiobão.

A Diretora de Desenvolvimento Social da Assembleia, Silvana Leal, disse que a participação do Coral Raios de Sol, no FEMACO, é a valorização dos participantes do programa Sol Nascente. “Aqui, eles mostraram todo o conteúdo das oficinas que eles participam no programa Sol Nascente. É sempre muito prazeroso poder trazê-los aqui, neste evento, que é muito importante para o amadurecimento e crescimento cultural deles”, acrescentou.

“Esse momento é muito importante para essa garotada porque enriquece culturalmente cada um deles, os estimula e marca suas vidas. É uma oportunidade que vai marcá-los e fazê-los crescer muito mais no aprendizado da música, das artes”, afirmou a vice-presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (GEDEMA), Leide Souza.

“É sempre motivo de orgulho e satisfação estar aqui junto com essa garotada, vendo o coroamento do nosso trabalho e a realização dos sonhos de muitos deles. Estou muito feliz e certa de que eles fazer bonito, mais uma vez. Agradecemos o apoio que temos recebido”, declarou Cynthia Brito, coordenadora do programa Sol Nascente.

PARTICIPAÇÃO DO CORAL RAIOS DE SOL

Sob a regência do maestro Herbeth Pestana, o Coral Raios de Sol, composto por 40 integrantes (meninos e meninas), apresentou quatro músicas e foi muito aplaudido pelo público presente. “Hoje é o resultado de todo o nosso trabalho, das experiências musicais pelas quais eles passaram. Minha felicidade é imensa em saber que o pouco conhecimento que eu tenho apresentar o trabalho com essas crianças”, ressaltou Herbeth Ribeiro Pestana.

 “É uma emoção muito grande porque valoriza o trabalho do Coral Raios de Sol. É a segunda vez que participo. Na primeira vez que participei fomos muito aplaudidos. Espero que a gente faça o mesmo hoje”, declarou Guilherme Damião, 15 anos, aluno do Segundo Ano do Ensino Médio, do Centro Educacional Professor Robson Campos Martins.

Verônica Ferreira de Souza, 15 anos, disse que era muito emocionante poder se apresentar para o público do FEMACO, um público diferente. “Sinto-me muito emocionada. Estou muito feliz por estar tendo essa oportunidade. Vamos fazer bonito”, frisou.

Ao final da apresentação, o Coral Raios de Sol recebeu o troféu de participação das mãos da Pro-reitora de Extensão da UFMA, Dorlene de Aquino, e da coordenadora do FEMACO e diretora do DAC, Fernanda Santos Pinheiro, entregue ao regente Herbert Pestana.

AVALIAÇÃO

“A gente se reporta à infância da gente. Nós, que já temos essa idade, os cinquenta anos, a gente se reporta à juventude. É uma emoção indescritível. O Coral Raios de Sol está de parabéns pela apresentação brilhante que fez. Essa garotada mostrou que tem muito talento”, avaliou a professora Graça Oliveira.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA