08/11/2017 10h47

Comissão de Assuntos Municipais inicia discussão sobre licitação do serviço de ferryboat

Aurina Carneiro / Agência Assembleia

A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional iniciou, na manhã desta quarta-feira (8), a discussão sobre o processo licitatório para a melhoria do serviço que opera ferryboat na Baia de São Marcos. O presidente da Comissão, deputado Bira do Pindaré (PSB), destacou a importância da discussão sobre a licitação que será realizada para elevar a qualidade deste tipo de transporte, que atende sobretudo às populações residentes em municípios da Baixada Maranhense.

“Reconhecemos que houve avanços, mas são necessárias outras melhorias para garantir o bom atendimento à população”, salientou o deputado Bira do Pindaré.

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana do Maranhão (MOB), Lawrence Melo Pereira, não pôde comparecer, em razão de um imprevisto. Ainda assim, a reunião contou com a presença do presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, dos deputados Júnior Verde (PRB) e Cabo Campos (DEM) e de representantes da Federação dos Trabalhadores do Transporte Aquaviário e do Sindicato do Transporte Alternativo do Maranhão.

Durante a reunião, realizada na Sala das Comissões, o deputado Bira do Pindaré explicou que há uma licitação em curso na Agência de Mobilidade Urbana, que deve ensejar uma discussão adequada, no sentido de incorporar sugestões oriundas de vistorias já realizadas tanto no Terminal do Cujupe quanto no Terminal da Ponta da Espera.

“É fundamental que a gente possa dar um salto de qualidade no que diz respeito a esse serviço, que é tão importante para São Luís, tão importante para a Baixada e para todo o estado do Maranhão. É a nossa ligação mais próxima com a Baixada, é exatamente esse caminho que nós temos, pelas águas da Baía de São Marcos, que nos permite acessar a Baixada com uma celeridade maior”, frisou.

Bira do Pindaré acrescentou que a vistoria, realizada a partir de uma proposição do deputado Junior Verde, resultou em um relatório do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon).

“O serviço já avançou em muitos pontos, mas ainda precisa de melhorias e isso só será possível por meio de licitação. É por isso que nós temos que debater com o presidente da Agência de Mobilidade Urbana sobre as melhorias que são apontadas nesse relatório para que seja incorporado ao termo de referência e, assim, seja garantida uma boa licitação para contratar boas empresas que prestem bons serviços à população do nosso estado”, acrescentou o deputado Bira do Pindaré.

Ele defende mais melhorias e adequações para os terminais e embarcações, e destacou que é preciso modernizar o sistema para oferecer um serviço com acesso facilitado e ágil. A ideia do deputado é que serviços como a venda de passagem, por exemplo, possa ser feito também pela internet.

O presidente do Procon, Duarte Júnior, fez uma explanações sobre a sistemática de fiscalizações realizadas pelo órgão e também defendeu a importância da licitação do serviço de ferryboat.  Ao final da reunião, ficou decidido que haverá um novo debate na Comissão de Assuntos Municipais, provavelmente até o final deste mês de novembro, para assegurar a presença do presidente da MOB, Lawrence Melo Pereira, que não pôde comparecer à reunião desta quarta-feira.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA