17/11/2017 10h21

Deputado Vinicius Louro declara apoio para conselheiros tutelares

Assecom/ Dep. Vinicius Louro

icone-whatsapp
Deputado Vinicius Louro declara apoio para conselheiros tutelares

O deputado Vinicius Louro (PR) usou a tribuna na última terça-feira (14), durante sessão especial em homenagem aos Conselheiros Tutelares, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para declarar seu apoio à classe. A sessão reuniu conselheiros de todas as regiões do estado, em que discutiram as reivindicações da categoria e também foram homenageados pelo Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, comemorado no dia 18 de novembro.

O parlamentar declarou seu apoio a todos conselheiros, principalmente na área da sua atuação política, na Região do Médio Mearim, que compreende a comarca de Pedreiras. Contou sobre o trabalho que os conselheiros Ary Almeida, Antônio Magno, Marcelo Cruz, Cícera de Maria e toda a equipe vêm realizando, mesmo com toda dificuldade em relação à estrutura ofertada.

“Sabemos da importância dos conselheiros tutelares, profissionais que zelam pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham jovens e crianças, quando têm seus direitos violados, em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. São pessoas sensíveis a esta causa, mas muitos conselhos não têm uma sede própria, como o caso da comarca de Pedreiras, que é a principal reivindicação da classe”, destacou.  

O coordenador do Conselho Tutelar, Ary Almeida, da comarca de Pedreiras ressaltou a importância do apoio do deputado Vinicius Louro. “A nossa principal reivindicação é a sede própria do Conselho, que não temos na comarca de Pedreiras, que compreende Lima Campos, Trizidela do Vale e Pedreiras. O deputado Vinicius Louro é muito próximo da nossa categoria, conhece a nossa realidade. Então, é importante este apoio, vamos conversar com ele sobre essas reivindicações”, ressaltou.

O promotor da Infância e Juventude, Márcio Thadeu, ressaltou que o Conselho Tutelar é uma representação da sociedade, que exerce uma função pública de grande relevância e é a porta de entrada do sistema de garantia de direitos. Ele também parabenizou a Assembleia Legislativa, pelo reconhecimento à credibilidade e importância dos conselhos tutelares.

“São os conselheiros tutelares que atendem aquelas crianças vítimas de trabalho infantil, exploração sexual, maus tratos. São os conselheiros tutelares que podem aplicar medidas de proteção não só para essas crianças, mas também para os pais ou responsáveis, tem poder de requisição dos serviços públicos, entre outras atribuições”, elencou o promotor de Justiça.

Luiz Inucêncio Cantanhede, representante da Associação dos Conselheiros Tutelares do Maranhão, agradeceu o reconhecimento do Legislativo ao trabalho desenvolvido pelos conselheiros. “É uma homenagem justa e muito honrosa. É muito difícil o trabalho de conselheiro tutelar, principalmente por falta de condições de trabalho. É a luta do conselheiro tutelar que, muitas vezes, se faz  conquistar esses direitos para garantir de fato os direitos”, completou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA