01/12/2017 21h56

Procuradoria da Mulher da Assembleia realiza I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão

Ribamar Santana/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
Procuradoria da Mulher da Assembleia realiza I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão

A Procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Valéria Macedo (PDT), abriu, na tarde desta quinta-feira (01), no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, o I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão. O evento teve como objetivo discutir sobre a implantação das Procuradorias Municipais nas Câmaras de Vereadores no sentido de reforçar a representação da mulher, dar voz a mulher e fazer com que as políticas públicas a favor das mulheres cheguem as mulheres em seus municípios.

Antes da abertura oficial do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão, o grupo de teatro Lamparina apresentou a peça Flores e Lutas - Mulheres Guerreiras, na qual representaram as personagens Maria Bonita, Carmen Miranda, Maria Firmina dos Reis, Chiquinha Gonzaga e Maria José Aragão, simbolizando, cada uma, a luta das mulheres por seus direitos em diferentes lugares e momentos da história brasileira.

“Estamos convocando as mulheres a discutir políticas. A Procuradoria da Mulher da Assembleia em parceria com as Câmaras Municipais vai buscar implantar as Procuradorias Municipais nas Câmaras de Vereadores. ”, afirmou Valéria Macedo em seu pronunciamento.

IMPORTÂNCIA DO I ENCONTRO DE PREFEITAS E VERADORAS DO MARANHÃO

“Mais de 52% da população brasileira é de mulheres. Iniciativas como essas são de grande importância para defender políticas públicas para as mulheres como, por exemplo, a de combate ao câncer de mama, que mata muitas mulheres. É fundamental que as prefeitas, vereadoras, deputadas e senadoras se unam para defender os interesses das mulheres. O tempo passou, mas a discriminação das mulheres continua a mesma”, declarou o presidente nacional do Partido democrático Brasileiro (PDT).

“Parabenizo todas as participantes por construírem esse momento de debate sobre a política de gênero e, principalmente, a deputada Valéria Macedo pelo grande trabalho que realiza como procuradora da Mulher na Assembleia”, disse do presidente estadual do PDT no Maranhão, deputado Weverton Rocha.

PROCURADORIAS DAS MULHERES NOS MUNICÍPIOS

A deputada Ana do Gás parabenizou a iniciativa da Procuradora da Mulher na Assembleia e reconheceu como de fundamental importância a implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vereadores. “Só temos a somar porque precisamos muito de uma participação cada dia maior das mulheres na política. Nós precisamos tomar o partido, em especial de nós, mulheres, lutar por esse espaço e fazer valer a nossa voz”, argumentou.

Francisca Primo afirmou que a implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vareadores é de fundamental importância para fazer avançar a participação da mulher na política. “Esse encontro representa um grande passo das mulheres maranhense no sentido de ampliar seu espaço de participação na política e de garantir políticas públicas capazes de atender às necessidades das mulheres”, acrescentou.

A prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Bandeira Bezerra Figueiredo, conhecida como Maria da Luz e a primeira mulher a governar o município, o qual conta com cinco vereadoras de um total de onze vagas na Câmara Municipal, falou sobre a importância do evento. “É de grande importância porque a participação da mulher na política está num crescendo. Antes éramos bem poucas. Já colocaram as quotas de mulheres, mas o mais importante é a motivação das mulheres em participar da vida política. A implantação das procuradorias nos municípios é uma das formas de melhor atender as mulheres, considero um grande avanço”.

A vereadora do município de Ribamar Fiquene, Rose Flan Amarante (PC do B), também enfatizou a importância do evento. “Acho que é de grande importância participar porque a cada dia a mulher tem seguir em frente em sua luta por direitos iguais na nossa sociedade. Parabenizo a deputada Valéria Macedo pela iniciativa”.

Para Thais Campos, presidente estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM), o I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão vem no sentido de mostrar que as mulheres podem ampliar seu espaço de participação na vida política. “Ao contrário do que muitos dizem de que as mulheres não gostam da política, as mulheres gostam sim da política e apesar de todas as dificuldades que enfrentam, cada vez mais ampliam sua participação na política”.

A secretaria de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes, falou sobre a importância do evento. “A participação da mulher ainda é muito pequena embora sejamos maioria na população e no eleitorado. Infelizmente, na hora de votar, escolhemos candidatos homens. E isso precisa mudar. E encontros como esse contribuem muito para conscientizar as mulheres a lutar por uma maior participação na política. A proposta de implantar Procuradorias da Mulher nos municípios é um importante instrumento de luta”.

PALESTRAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE IMPLANTAR AS PROCURADORIAS DA MULHER

A presidente da Ação da Mulher Trabalhista e vice-presidente nacional do PDT, Miguelina Vechio, proferiu palestra abordando o tema “a construção de política públicas com um olhar de equidade de gênero”. Segundo Miguelina, as mulheres precisam mudar a lógica de pensar a política para que, de fato, consiga ampliar seu espaço de poder na sociedade. “Temos uma sub-representação na política. As mulheres têm que buscar o poder e não apenas a política. E isso só é possível se a gente se mudar. Mudar a nossa forma de ver a outra. Se colocar no lugar da outra, se unir e se organizar”, defendeu.

Por sua vez, a coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli Rabelo, proferiu conferência sobre “A implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais”. Introduziu a temática enfatizando os conceitos de cultura, sororidade e emancipação, cuja compreensão considera fundamental para a conscientização das mulheres na luta em defesa dos seus direitos.

Cada participante recebeu uma cartilha elaborada pela Procuradoria da Mulher no Senado orientando passo a passo como implantar a Procuradoria da Mulher nos municípios.

MESA DE ABERTURA

Compuseram a mesa oficial de abertura do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão a Procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Valéria Macedo (PDT); a deputada Francisca Primo (PC do B): a deputada Ana do Gás (PC do B); a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; a presidente da Ação da Mulher Trabalhista Nacional, Miguelina Vechio; a coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli Rabelo; vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT); representando as prefeitas, a prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Bandeira Bezerra Figueiredo; representando as vereadoras; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, coronel Augusta Andrade; a presidente da Câmara de Vereadores do município de Senador La Roque, Maricélia Menezes; o presidente nacional do PTD, Carlos Lupi; o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís;  os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Deoclides Macedo (PDT); e Ivaldo Rodrigues, secretário de produção da Pref. de São Luís

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA