06/12/2017 11h39

Deputados participam da entrega de viaturas e equipamentos para o Sistema Penitenciário do MA

Andressa Valadares/ Agência Assembleia

icone-whatsapp
Deputados participam da entrega de viaturas e equipamentos para o Sistema Penitenciário do MA

Os deputados Rafael Leitoa (PDT) e Júnior Verde (PRB) participaram, nesta quarta-feira (6), da entrega de viaturas e equipamentos para o reaparelhamento do Sistema Penitenciário do Maranhão. Com os novos veículos sobe chega a 115 o número de viaturas adquiridas pelo Governo do Estado para a gestão prisional.

Na cerimônia, que aconteceu no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino entregou 22 viaturas, entre as quais duas caminhonetes para o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop); uma para o Núcleo de Escolta e Custódia (NEC); e 19 furgões para os demais serviços da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Também foram entregues armas, munições, kits anti-tumulto, algemas, tornozeleiras, aparelho bloqueador de celular e espirradeiras de agente lacrimogênio e pimenta. As aquisições foram financiadas com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funben).

“Esse controle da questão penitenciária é fundamental para o equilíbrio da segurança pública. Nós sabemos que eles são deslocados para audiências, e essas viaturas são de alto porte, tanto para a contenção quanto para o transporte de presos. Portanto, é mais um reforço que o governo Flávio Dino gera para a segurança pública”, frisou o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.

O deputado Júnior Verde, presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, destacou a importância das aquisições para a melhoria e eficiência do sistema de segurança pública do Maranhão. “Os agentes penitenciários precisam estar bem equipados, até porque é para resguardar a própria sociedade. Esses armamentos e as novas viaturas vão fortalecer a segurança pública do Maranhão”, assinalou.

O deputado Rafael Leitoa destacou os avanços que têm ocorrido na gestão prisional, reflexo dos investimentos feitos pelo Governo do Estado. “A segurança pública é um setor em que o governador Flávio Dino tem investido bastante. Estamos há quase dois anos sem rebelião nos presídios maranhenses, diferente do cenário de 2013, onde o Maranhão era destaque como terror do sistema penitenciário. Esse investimento vem incrementar ainda mais o sistema penitenciário e, com certeza, é uma política essencial para o estado”, afirmou.

O governador Flávio Dino ressaltou a parceria feita com o Governo Federal, que propiciou o repasse de recursos do Funpen para a aquisição de veículos e equipamentos para o uso dos agentes penitenciários. “Com isso, mostramos uma política consistente, que tem garantido que, além da ampliação de vagas, nós tenhamos um sistema penitenciário mais seguro e mais humanizado”, completou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA