07/12/2017 12h51

Com o apoio de Bira do Pindaré, seminário discute os direitos das pessoas com deficiência

Andressa Valadares / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Com o apoio de Bira do Pindaré, seminário discute os direitos das pessoas com deficiência

A garantia de direitos à pessoa com deficiência e a importância da família nesse contexto estiveram em discussão no seminário “Pessoa com Deficiência e Família”, promovido pela Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) nesta quinta-feira (7). O evento aconteceu no Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, e contou com o apoio do deputado Bira do Pindaré (PSB). Na ocasião também foi lançado o projeto Superando Barreiras: em Defesa da Criança e do Adolescente com Deficiência, também de iniciativa da DPE-MA.

O seminário foi organizado pelo Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd) da DPE, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro. A defensora pública do Estado de São Paulo, Renata Flores Tibyriçá, proferiu a palestra sobre o tema do seminário. Alunos do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana também fizeram uma apresentação cultural, misturando ritmos característicos da cultural maranhense, como o bumba meu boi, o cacuriá e o tambor de crioula.

“Vamos trabalhar a questão da pessoa com deficiência dentro desse contexto familiar. O quanto a deficiência impacta na família, as dificuldades que existem, tanto do ponto de vista da saúde, quanto do diagnóstico. A questão da educação, de buscar a independência e autonomia da pessoa com deficiência, para que a gente possa garantir efetivamente uma inclusão social”, explicou a defensora.

Isabelle Passinho, vice-presidente Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD), disse que as famílias têm um papel importante na emancipação das pessoas com deficiência. “Precisamos que cada uma das famílias tenha consciência da sua importância para a pessoa com deficiência”, afirmou.

O deputado Bira do Pindaré elogiou a iniciativa da Defensoria Pública em propor o debate com as pessoas que realmente enfrentam essa luta no dia a dia. “É uma oportunidade para que possam compreender melhor a Legislação e as melhoras formas de prestar atendimento para a afirmação dos seus direitos. É um caminho construtivo, em que a Defensoria Pública cumpre um papel estratégico nessa questão”, assinalou o parlamentar.

Na oportunidade, a DPE também lançou o projeto Superando Barreiras, que tem como objetivo estruturar a Defensoria Pública para o atendimento da pessoa com deficiência. O defensor público-geral do Maranhão, Werther de Moraes Lima, destacou mudanças recentes que aconteceram nas legislações que tratam da acessibilidade e, por isso, a necessidade de socialização dessas informações.

“A ideia é informar não só a pessoa com deficiência, mas também a sua família e o público em geral. Já fizemos a contratação de mais pessoas para estruturar o nosso Ciapd, que terá melhor condições de atendimento”, garantiu.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA