13/03/2018 20h31

Gedema realiza palestra educativa para servidoras da Assembleia Legislativa

Nice Moraes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Gedema realiza palestra educativa para servidoras da Assembleia Legislativa

Com a palestra ‘Aprendendo a gostar de você, acabando com a baixa autoestima’, ministrada pelo psicólogo Júlio César Maciel, o Grupo de Esposas de Deputados Estaduais do Maranhão (Gedema), presidido pela enfermeira Ana Paula Lobato, e a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa deram prosseguimento à programação especial voltada para as servidoras do Legislativo Estadual.

A abertura do evento, ocorrido na tarde desta terça-feira (13), no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação, foi feita pela presidente do Gedema, que deu boas-vindas e falou da programação que está sendo  desenvolvida em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Também contou com as palestras da esteticista Liliane Belo e da médica ginecologista, Dra. Abgail de Oliveira Sousa.

Ana Paula Lobato destacou a ampla programação, que teve início na manhã de hoje, com a Oficina de Automaquiagem, seguindo à tarde com as palestras. Ela, também, ressaltou que a Carreta da Mulher está presente na Casa para fazer consultas e exames preventivos. “Escolhemos esse tema 'Apreendendo a gostar de você', justamente pra gente aprender a se conhecer, a se respeitar e a gostar do jeito que somos”, reiterou a presidente.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), disse que o Gedema está de parabéns por esta programação voltada à mulher. “Teremos uma programação vasta. É um momento de interação e toda equipe do Gedema está de parabéns por esta iniciativa”, afirmou.

Presenças 

Também estiveram presentes no evento os deputados Glauberth Cutrim (PDT) e Roberto Costa (MDB); o diretor de Comunicação, Edwin Jinkings ; a diretora adjunta de Comunicação, Sílvia Tereza;  o diretor de Saúde, Dionilo Costa Júnior; o presidente da CPL, André Maia; o diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro; a subdiretora de Desenvolvimento Social, Luciana Lago; a diretora de Desenvolvimento Social, Silvana Leal; Bruna Abreu, diretora da Creche Escola Sementinha; Rafael Lago, subdiretor de Saúde da Assembleia; Valney Pereira, diretor geral; Tarcísio Almeida Araújo, procurador geral da Assembleia; Antino Noleto, diretor de Administração,  e Vitalina Araújo, diretora de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa.

Autoestima

O psicólogo Júlio César Maciel, na oportunidade, ressaltou a importância da autoestima da mulher. “É importante dizer que a mulher, por sua própria natureza, tem uma fortaleza dentro de si. A proposta de hoje é resgatar, é sensibilizar e, mais uma vez, lembrar que não existe ninguém mais forte do que as mulheres. Por isso nessa palestra valorizamos aquilo que nós temos de melhor e a Assembleia Legislativa  tem várias mulheres e, que durante toda a sua história,  elas fizeram a diferença. Na verdade, o tempo passa e elas sempre ficam;  fazendo a Assembleia acontecer  nessa Casa do povo”, acentuou o psicólogo.

A dra. Abgail de Oliveira durante a sua palestra destacou a importância daquele debate, tendo em vista que “quando um grupo de mulheres, como o Gedema se proporciona a fazer um debate voltado para os funcionários, é algo que deve servir de exemplo para outras pessoas que têm essa oportunidade.

“Sem dúvida alguma é um grande serviço que está sendo desenvolvido pelo Gedema. Amanhã, daremos o ponta pé inicial na Carreta da Mulher, quando estaremos coletando preventivos e encaminhado as mulheres, se for o caso, para exames mais aprofundados. Também estaremos alertando sobre como fazer a prevenção do câncer de colo do útero”, disse ela, mostrando um gráfico com os números de casos de câncer de colo do útero, registrados no Maranhão.

“Hoje, a gente vê que muitas mulheres confundem cuidados pessoais, estéticos, com o amor próprio, com a autoestima. Quando você está bem, o interior e o exterior fica melhor ainda. A baixa e autoestima hoje em dia está influenciando muito as mulheres no dia a dia. Isso faz com que a auto estima dela fique lá em baixo, por isso, estamos aqui para dar um empurrãozinho nessa vontade de querer se cuidar”, disse a esteticista Liliane Belo.

“Este evento é importante para termos um tempo para nós mesmos, porque somos mães e trabalhadoras e às vezes esquecemos de ser mulher”, enfatizou Alzenira Costa Lima, servidora da Assembleia. 

A palestra também foi elogiada pela servidora Vania Paz. “ É importante, porque a autoestima é um dos principais  recursos para você viver bem. Essa ação do Gedema é mais que positiva”, afirmou.

Sorteios

Ao final das palestras foram sorteados brindes e oferecido um coffee break para as servidoras. As várias ações que fazem parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, tiveram início hoje e seguem até o próximo dia 20.

Ações

Hoje aconteceu na sede do Gedema a Oficina de Automaquiagem, para as servidoras da Casa, com as consultoras Gina Gusmão, Letícia Pestana e Michelle Oliveira. Nos dias 14, 15 e 16, a Carreta da Mulher vai realizar consultas, exames laboratoriais e preventivos, exame clínico da mama e ultrassonografia. Os atendimentos acontecerão das 8h às 18h.

No dia 20 será ministrada outra palestra, também no Auditório Neiva Moreira, desta vez com um tema voltado para a preparação para a Páscoa. Ao final, haverá sorteios de brindes e coffee break.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA