13/04/2018 14h52

Vinícius Louro agradece apoio do Governo do Estado para desabrigados de Trizidela e Pedreiras

Nice Moraes / Agência Assembleia

O deputado Vinícius Louro (PR) participou de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (13), onde agradeceu a presença e o apoio que o governador Flávio Dino vem dando às cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. Após a reunião, a comitiva fez uma visita in loco ao bairro Matadouro, em Pedreiras, e ao Centro de Apoio aos Desabrigados, em Trizidela do Vale, para conversar com as famílias atingidas pelas enchentes. De acordo com dados da Defesa Cívil, até hoje pela manhã, o número de desabrigados em Pedreiras era de 906 e, em Trizidela do Vale, 1.133 pessoas.

A reunião de trabalho, em Pedreiras, contou com as presenças do Chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago; dos secretários de estado, Clayton Noleto, da Infraestrutura e, Simplício Araújo, da Indústria e Comércio; dos prefeitos Antônio França, de Pedreiras; Fred Maia, de Trizidela do Vale; de Nina Rodrigues, Rodrigues Neto, além de secretários municipais, vereadores e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto. Também presentes, lideranças políticas e comunitárias.

Vinícius Louro agradeceu a presença do governador e falou sobre as dificuldades que as famílias ribeirinhas estão passando. "Hoje, nós estamos passando por momentos de dificuldades. Agradeço a sua presença aqui, pois desde o primeiro momento o senhor vem ajudando. Agradeço, de coração pelo que o senhor tem feito pós essas duas cidades" , disse o deputado, ressaltando que várias famílias se recusam a sair de suas casas.

“Precisamos fazer uma ação de conscientização para que essas famílias saiam de suas casas para os abrigos para não correrem mais riscos" , acentuou Vinícius Louro, pedindo ao governador que libere recursos para os prefeitos alugarem carros de mudanças para as famílias alagadas.

Além disso, Vinícius Louro pediu ao governador que libere emendas de sua autoria para ajudar Pedreiras e Trizidela do Vale.

Ajuda

Durante a reunião, Flávio Dino afirmou que tem acompanhado diariamente a situação e anunciou as medidas que têm sido adotadas para ajudar as famílias desabrigadas.

“Estou hoje aqui para ver o que ainda podemos fazer para ajudar as cidades e os cidadãos. O nosso foco inicial são as famílias e, em segundo lugar, a reconstrução das cidades atingidas pelos alagamentos", disse o governador, informando que vai encaminhar,ainda hoje, para a Assembleia Legislativa, uma Medida Provisória, para que seja votada em regime de urgência, permitindo que o Cheque Minha Casa seja estendido às famílias atingidas, principalmente, as que perderam seus móveis e casas. Informou também que o valor dos cheques vai variar de acordo com o dano que a família sofreu

Agradecimentos

Os prefeitos Fred Maia e Antônio França agradeceram o apoio do governador e reafirmaram que a situação é de calamidade. "Eu tenho certeza que o governador vai continuar ajudando Pedreiras', disse Antônio França, agradecendo os apoios de Vinícius Louro, dos deputados federais Juscelino Filho e Weverton Rocha, além dos secretários do Estado e demais lideranças.

Fred Maia também destacou o momento crítico e disse que a sua preocupação, no momento, é com a abertura da comporta da barragem do Rio Flores, principalmente, com a sangria natural da barragem. Ele enfatizou ainda que prevenir, remediar e cuidar das pessoas.

“Tudo indica que até a próxima segunda-feira, a barragem vai sangrar normalmente. O que nós temos que fazer é a prevenção; abrir aos poucos a válvula de inspeção da barragem pois, a nossa maior preocupação é com o impacto econômico de Trizidela do Vale. Na hora que a barragem sangrar, a catástrofe será enorme. Peço ao governador que não mande dinheiro e sim obras. Estou aqui para ajudar no que for preciso".

Trabalho coordenado

De acordo com o coronel Célio Roberto, até o momento não existe a preocupação exacerbada com os prejuízos. Disse também que é importante liberar a válvula para diminuir a água da barragem. "O Denocs quer liberar a água aos poucos. O trabalho está sendo bem coordenado'”, enfatizou Célio  Roberto.

Solidariedade

O deputado Juscelino Filho parabenizou o trabalho que vem sendo feito pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e afirmou que a sua bancada federal está mobilizada. Já conversou com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Wilton, pedindo que a Defesa Nacional Sr faça presente no Maranhão para verificar a situação é ajudar as famílias atingidas pelas enchentes. " É importante a união de todos nesse momento para ajudar essas famílias", disse Juscelino Filho.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA