19/04/2018 11h11

Jota Pinto pede ajuda à Secretaria de Segurança para coibir ameaças dos índios Gamela na Baixada

Nice Moraes/Agência Assembleia

icone-whatsapp

O deputado Jota Pinto (PEN), na sessão desta quinta-feira (19), ao destacar uma possível ameaça de invasão dos índios da tribo Gamela, nos municípios de Matinha e Viana, na Baixada Maranhense, pediu ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, que adote providências urgentes, no sentido de inibir a ação dos índios, cuja tribo fica localizada na região Baía, em Viana.

Jota Pinto lembrou que no ano passado houve um conflito onde houve muitos feridos, por isso, os pequenos produtores rurais, fazendeiros e os moradores daquelas cidades estão preocupados com ameaça de invasão dos índios em algumas propriedades. “Todos estão muito apreensivos e chamo atenção aqui do setor de Segurança para que tome as providências para que não ocorra novo conflito. Ano passado houve um conflito em que alguns índios e fazendeiros saíram feridos e há essa ameaça novamente de invasão”, acentuou Jota Pinto, enfatizando que a FUNAI ficou de definir a delimitação da  área que faz parte da tribo Gamela, mas até hoje, isso não ocorreu.

“A informação que tive agora é que, até hoje, não ficou definida a delimitação dessa área que faz parte da tribo Gamela. É uma preocupação grande, porque todos os fazendeiros já estão aguardando a chegada dos índios e é melhor tomar uma medida preventiva para que não haja derramamento de sangue e até mortes naquela região. É um conflito que vem se arrastando desde o ano passado e é uma situação que o povo que mora  nos municípios de Viana e Matinha está apreensivo”, disse o deputado.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA