20/04/2018 16h52

"Além da geração de renda, é preciso se preocupar com questões ambientais”, diz deputado Fábio Braga sobre atuação da Suzano no Maranhão

Assecom / Dep. Fábio Braga

icone-whatsapp
"Além da geração de renda, é preciso se preocupar com questões ambientais”, diz deputado Fábio Braga sobre atuação da Suzano no Maranhão

Na quinta-feira (19), o deputado Fábio Braga (SD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para expor considerações sobre a atuação da Suzano Papel e Celulose na unidade de Imperatriz. Segundo o deputado, apesar da empresa ser importante para a geração de renda e crescimento econômico da região, é preciso que haja preocupação com a questão ambiental.

“Nós temos de ficar atentos a essas questões ambientais. A empresa Suzano apresentou um plano e um projeto socioambiental de proteção e fortalecimento produtivo e da questão da preservação ambiental, e sabemos da importância de seus investimentos para a geração de emprego e geração de impostos no Maranhão”, destacou o deputado Fábio Braga, que participou de uma reunião com representantes da Suzano, onde foi explanado o projeto socioambiental de proteção e fortalecimento produtivo e a preservação ambiental por parte da empresa.

Fábio Braga também pontuou sobre a preservação das estradas que dão acesso à empresa, uma vez que há um desgaste maior dessas áreas e mais riscos de acidentes, por conta da constante circulação de caminhões. “A circulação desses caminhões prejudique a trafegabilidade em alguns trechos de estradas até Imperatriz, ocasionando sempre problemas para as comunidades que vivem, residem e precisam se deslocar na região”, frisou o deputado.

Durante a reunião, que também contou com a presença do presidente da AL, deputado Othelino Neto (PcdoB), além dos deputados Edivaldo Holanda (PTC), Max Barros (MDB), Edilázio Júnior (PV), Francisca Primo (PCdoB), Léo Cunha (PSC), Marco Aurélio (PCdoB), do suplente Sérgio Vieira (PEN) e de vários outros deputados, os representantes da Suzano foram questionados sobre a atuação da fábrica e seus investimentos em programas sociais.

“Os representantes da Suzano têm que ter preocupação em saber que os investimentos feitos nas regiões de Imperatriz e do Baixo Parnaíba, nas cidades de Urbano Santos, São Benedito e Chapadinha, podem ser melhorados a partir do momento que sejam observados princípios básicos para que proteja o meio ambiente e as comunidades que vivem em torno das fábricas e das plantações”, acentuou Fábio Braga.

Investimentos

Em menos de três anos, a Suzano inaugurou uma fábrica na cidade de Imperatriz, com investimentos da ordem de três bilhões de dólares, incluindo centros e fábricas, com a produção de unidades florestais na região para abastecer essas fábricas. Fábio Braga enfatizou que as explanações feitas pelos representantes da empresa mostram que a fábrica é uma das mais modernas do mundo, gerando emprego e renda para a região de Imperatriz e Açailândia.

Apesar disso, Fábio Braga afirmou que, para a atuação da Suzano ser melhor para todos, é preciso haver uma preocupação com as comunidades que vivem naquela região. “Com esse investimento, a Suzano tenta compensar com programas sociais que, desde 2010, têm sido implantados principalmente nas regiões de Imperatriz e do Baixo Parnaíba. Mas, apesar de todo esse investimento, geração de emprego para mais de 7 mil pessoas e pagamento de impostos, a Suzano precisa investir mais em cuidar não só do meio ambiente, como das pessoas que vivem naquela região, protegendo as florestas e a comunidade”, finalizou.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA