20/04/2018 17h21

“O movimento estudantil ainda luta pela democracia”, diz Zé Inácio, durante seminário estudantil do Coletivo ParaTodos

Assecom / Dep. Zé Inácio

icone-whatsapp
“O movimento estudantil ainda luta pela democracia”, diz Zé Inácio, durante seminário estudantil do Coletivo ParaTodos

O deputado Zé Inácio (PT) participou, nesta sexta-feira (20), da abertura do I Seminário de Diretores de Entidades Estudantis do Coletivo ParaTodos – Construindo um novo Brasil, realizado na Assembleia Legislativa. 

No encontro, foram discutidos o processo de construção, resistência e luta do movimento estudantil no Maranhão e as perspectivas para a educação ante a crise institucional, política e econômica que o Brasil enfrenta.

O deputado fez um regaste das lutas históricas dos jovens no Maranhão. “O movimento estudantil está passando por uma fase que já vivenciamos na ditadura militar. Da mesma forma, vocês estão lutando pela democracia neste momento de crise, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e em meio ao retrocesso implementado no governo de Michel Temer, que submeteu a educação ao teto dos gastos públicos por um período de 20 anos. Fora isso, há a questão da prisão política do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva”, elencou.

Zé Inácio mencionou as ações no âmbito do legislativo em prol da juventude, entre eles, o projeto que defende a ampliação do Bilhete Único Metropolitano na região metropolitana de São Luís e a garantia da meia entrada a estudantes em ferry-boats. Destacou ainda a indicação, às universidades UFMA, Uema, IFMAs, e Uemasul, visando à adoção da disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no país”.

"Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa garante o nome social das pessoas trans e visa o reconhecimento e a ampliação dos direitos da população LGBT. E ainda estamos debatendo com os estudantes a construção do projeto de lei para criação do 'Dia Estadual do Grêmio Estudantil Livre', em homenagem à luta dos estudantes secundaristas maranhenses", destacou o deputado. 

O evento acontece até este sábado e a mesa de abertura contou com a participação dos estudantes Bruno Cacau (coordenador do Coletivo para Todos), Camila Pedrosa (diretora nacional de Escolas Técnicas da União Brasileira de Estudantes Secundaristas - Ubes) e Arthur Mendes (diretor de Desportos Universitário da União Estadual dos Estudantes do Maranhão-UEE Livre).

Entre os convidados, Cleinaldo Bil (presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão - Sintsep), Raimundo Monteiro (dirigente do Partido dos Trabalhadores-PT) e Raimundo Pereira (diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Maranhão - Sindsep).

O evento foi prestigiado por estudantes dos municípios de Codó, São João dos Patos, Barreirinhas, Caxias, Timon, Rosário e Coelho Neto. E também por representes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Luís (AMES), União Estadual dos Estudantes do Maranhão (UEE Livre) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA